Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

LIBERDADE SEM VALOR

Parece que os nascidos após o fim da ditadura militar brasileira não conseguem avaliar o que é ser livre. Caso contrário, como  entender que milhares de pessoas com menos de vinte anos de idade ainda caiam na conversa mole do controle da mídia ou das limitações à imprensa?
Numa sociedade aberta, na qual convivam as mais diferentes visões de mundo, não pode haver lugar para qualquer tipo de censura.
Se alguém ao utilizar a liberdade de expressão ou a de imprensa cometer um crime, para isso existem as leis. Que seja processado.
Em diferentes países há modos de a sociedade mostrar preocupação ou desaprovação com conteúdos de matérias jornalísticas ou programas de rádio e televisão, mas naqueles onde um único grupo pretende ser juiz exclusivo do certo e do errado aí temos ou teremos um regime autoritário ou totalitário.
O que se pretende, no Brasil, é mascarar processos de controle da informação administrados pelo governo, partidos ou Estado como se isso fosse compatível com a liberdade, o estado de direito e a democracia.
Para não haver dúvidas sobre qual o correto papel da imprensa numa democracia basta ler o precioso livro "Jornalismo Político", de Franklin Martins, publicado em 2005 pela editora Contexto.
Ali o experiente jornalista mostra, sem sombra de dúvidas, o que deve ser feito quando se pretende um bom jornalismo que, de fato, contemple o interesse público.
Todavia, após haver sido guindado à posição de ministro, aquele experiente jornalista parece não andar lendo o próprio livro com a devida atenção.

2 comentários:

  1. Em resumo, aquilo que Ortega Y Gasset chamava de senhoritos satisfechos

    ResponderExcluir
  2. Associando dilma com chavez vou fazer um pouco de terrorismo.
    Os videos monstram o que acontece quando um governo socialista, popular, esquerdista , nacionalista , ou "para o brasil seguir mudando" ,ou qualquer o nome da criatura toma o poder.

    Vc vai pensar e exagero isso nunca vai acontecer , eo que querem que vc pense ,ja aconteceu diversas vezes na historia da humanidade.não quero pagar(votar) pra ver.

    http://bit.ly/9qBd18

    A venezuela era exportador de alimentos , no video acima eo estado "roubando"de um comerciante com intuito de "dar a coletividade produtos de primeira necessidade".

    http://bit.ly/9ZYyBw

    Veja o grau de intervencionismo que chegaram.

    http://bit.ly/dwVWXd

    o governo declara neste video que a culpa do desabastecimento e dos expeculadores

    http://bit.ly/c1LVzG

    "Acaparamiento para desestabilizar el proceso revolucionario"a culpa não e do governo

    http://bit.ly/9pyOQv

    Aqui a culpa e da midia do "pig"tb

    "Aquí están las empresas recuperadas soberanas"

    http://bit.ly/ddphos

    expropiaciones "nos somos gente trabalhadora ......"

    http://bit.ly/b1FLaB

    denuncie o expeculador que nós interditamos(intervirmo)qualuqer negocio de qualquer tamanho.

    http://bit.ly/bDqH3C

    "Estamos Obstinados - Chavez Eres Una Mierda Largate"

    http://bit.ly/acRqyo

    "Mientras más expropiaciones más importaciones"

    ResponderExcluir