Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

NÃO EXISTE JORNALISMO DO BEM. Mas jornalismo não é apenas ser do contra. PARTE 1


O jornalismo é uma atividade fascinante e única. Muita gente fala sobre jornalismo, mas poucos entendem, realmente, sua natureza.
Com o surgimento da Internet, e com a possibilidade de pessoas criarem blogs e sites, a confusão sobre jornalismo aumentou mais ainda. Os programas de televisão de entretenimento, com entrevistas, também colaboram com essa indefinição.
Jornalismo é uma atividade relacionada com a coleta e a difusão de informações, mas estas operações, somente, não configuram o jornalismo.
A propaganda também informa. Enciclopédias, filmes, novelas e romances, idem.
Diferentemente do que muitos pensam, o jornalismo não é a atividade do falar mal de alguém ou alguma coisa. Mas não se trata, com certeza, do seu contrário. Não existe essa história de jornalismo do bem.
O jornalismo está ligado a uma certa atitude filosófica, do querer saber como e porquê as coisas acontecem. Se tudo está andando nos trilhos ou se há alguma coisa errada que todos devam saber.
É claro que, durante a apuração de dados para uma matéria, os envolvidos acharão que é algo contra seus próprios interesses. Mas não se trata disso.
Quando alguém quer saber se uma escola custou realmente o que foi informado, ou se a construção ficou dentro dos padrões técnicos corretos, ou se a licitação para a obra foi bem feita, isso interessa a todos.
Afinal, alguém pagou a escola, e não foi o Poder Público, por si mesmo. O pagamento saiu dos impostos que todos pagam. E nunca são poucos.
O jornalismo, entretanto, não está limitado às questões da administração pública ou da política.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário