Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

CORRUPÇÃO EM CUBA. Ou: como socializar as propinas e a roubalheira na fazendinha de Fidel Castro.


A nota de 3 pesos é curiosidade, o que vale mesmo é o dolar

O regime socialista cubano, aquele primor de reconstrução do ser humano, como convém a todo comunista acreditar, é uma balela. Como, segundo o economista austríaco, Ludwig von Mises, não existe almoço grátis, alguém tem que pagar a conta.

Segundo o diário El País, da Espanha, o Wikileaks divulgou boletins da Seção de Interesses dos Estados Unidos (que funciona em Havana) nada alentadores sobre o nível de corrupção na fazenda do Fidel Castro.

Entre os atos de corrupção, sempre segundo os documentos liberados pelos WikiLeaks, figuram as comissões ilegais cobradas por funcionários do governo em troca de favores e cujos montantes são depositados em contas abertas em seu nome ou de terceiros em bancos estrangeiros.

Empresários estrangeiros precisam liberar dez por cento do valor do contrato, o que é depositado em contas de altos funcionários do governo cubano, do Partido Comunista.
Nada disso é muitanovidade, a não ser para quem acreditava no mundo cor de rosa da propaganda cubana. Cuba tem falta de alimentos, não exporta nada e nem importa o que precisa. Vive da ajuda nada desinteressada de Chávez que fornece petróleo.

O governo está demitindo mais de 500 mil funcionários e deixando que as pessoas encontrem uma forma de sobreviver -seria ummodo de voltar à livre iniciativa e ao mercado? Parece que os chineses já encontraram esse caminho há uns 30 anos!

Como a economia cubana é absolutamente caótica, apesar da ilusão oficial de planejamento centralizado, as máfias formadas por altos funcionários imperam em todas as partes da ilha.
Além disso, há o mercado negro de produtos e de dólares, a prostituição das jovens cubanas no Malecón, o roubo de produção de charutos para a venda a turistas, etc. Todo mundo rouba e todo mundo finge que trabalha. Mas é impossível viver com menos de 30 dólares mensais.

Foi exatamente asssim que, ao acabar a União Soviética, nos poucos anos seguintes surgiram centenas de milionários na Rússia. Onde estava esse dinheiro todo? Nas contas ilegais das máfias russas. Assim que a cortina de ferro caiu, a Rússia começou a ganhar cada vez mais milionários, todos gente da alta hierarquia do partido Comunista que havia juntado milhões em decorrencia da corrupção.

Não sei se Fidel ou o irmão dele aproveitarão seus milhões no céu ou no inferno, mas muitos cubanos do sistema atual serão os novos milionários, assim que o regime entrar em colapso ou fraquejar demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário