Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MINISTRO RECONHECE FALHAS DA DEFESA CIVIL NACIONAL.

(Da REUTERS)

"Queremos uma Defesa Civil em nível nacional que esteja à altura do país que somos, a quinta ou sexta economia do mundo. É evidente que temos que ter um outro poder de resposta", declarou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a jornalistas.

O ministro citou problemas no repasse de recursos para a prevenção de tragédias.
"Queremos acabar com a crítica recorrente que a Defesa Civil é lenta, tardia e quando o dinheiro chega, a tragédia já passou. Isso é verdade... e procede", afirmou.

"Outra crítica é que os recursos são mal aplicados... tomei a decisão de me reunir com o TCU (Tribunal de Contas da União) e solicitei a eles que iniciem já uma ação de monitoramento na liberação e acompanhamento de recursos da Defesa Civil... é evidente que ela precisa ser reestruturada."

Bezerra disse que depois da tragédia no Rio recebeu muitas críticas com relação à atuação da Defesa Civil Nacional e passou a ouvir demandas e sugestões da sociedade civil.

O Conselho Nacional de Defesa Civil vai se reunir na próxima semana ou na outra, afirmou o ministro, para receber contribuições da sociedade e universidades "para termos instrumentos para dar as respostas necessárias em ocorrências como essa no futuro".

COMENTO:

É bom lembrar que o Brasil foi duramente criticado pelo jornal francês Le Monde, esta semana, exatamente com os mesmos argumentos: O Brasil é uma grande economia mas não sabe lidar nem com a única forma de desastre natural que existe no País.

E o jornal ainda considerou: imaginem se o País tivesse que conviver com tsunâmis, terremotos, maremotos, vulcões.

Até agora a razão está com o Le Monde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário