Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

USANDO A LEI CONTRA A LEI. Ou: como fraudar a Constituição.

No texto em que comenta a votação do Salário Mínimo pela Câmara, o jornalista Reinaldo Azevedo percebe e aponta algo extremamente grave a respeito de um método para GOLPEAR A CONSTITUIÇÂO. Mais cedo do que imaginamos o nome de Brasília poderá ser Caracas. 

"Para mudar a Constituição, são necessários três quintos dos parlamentares em duas votações em cada Casa.

Só pode ser feito por meio de emenda constitucional. O PT descobriu um caminho para mudar a Carta usando um simples projeto de lei, por maioria simples. É UM GOLPE NA CONSTITUIÇÃO!


(http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-base-dar-votos-ao-governo-e-normal-entregar-a-honra-do-congresso-ao-planalto-e-uma-vergonha-ou-eles-fraudaram-a-constituicao/)
Atenção! Nem estou entrando no mérito do conteúdo, e posso fazê-lo, sim: trato de uma questão formal, legal e constitucional.
Essa é uma prática consagrada por Hugo Chávez, na Venezuela: usa a lei contra a lei, usa a Constituição contra a Constituição.
E que se faça aqui o reconhecimento: deve-se ao deputado Roberto Freire (PPS-SP) ter apontado o absurdo!
Reitero: a questão do salário mínimo, em si, é o de menos. O governo está testando um método. Se Câmara e Senado condescenderem com a fraude constitucional e se o Supremo também aceitar, Dilma pode governar o Brasil por decreto se quiser. Como na ditadura."
Por Reinaldo Azevedo





Um comentário:

  1. Caro Gutenberg.

    Esteja à vontade, faça de conta que a casa é sua, reproduza textos, fotos o que quiser, afinal, quase todos os artigos que publico são de terceiros, portanto...

    Parabéns e boa sorte com o "laudaamassada". Conheço sim o "Dextra", muito bom.

    Um abraço,

    Boot

    ResponderExcluir