Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

VIAJANDO NO GOOGLE EARTH.Ou: a suposta viagem do suposto Cid Gomes.

Ford 1908 (http://stories-etc.com/1908.htm)
Memória
Meu pai, um tremendo gozador, contava que um sujeito que ele conhecia, que tinha um cartório em Amparo (SP), era tão muquirana, mas tão pão duro, que reunia os netos na garagem, lotava o Ford, e dizia para a molecada: "para onde vamos hoje?". 

E as crianças, escoladas,  diziam, para tal lugar. Como ele não queria gastar uma única gota de gasolina mandava a molecada imaginar a estrada, a paisagem, as casas, e os animais à beira do caminho. E ficava fazendo, com a boca, o som de um motor em funcionamento: Vrummmmmmmmmm. Vrummmmmmmmmmmm.
E não tirava o querido Ford da garagem.
A molecada tinha que viajar na imaginação.

Imaginando
Não sei porquê, mas isso me fez lembrar das explicações do governador do Ceará, Cid Gomes, para a suposta viagem que ele teria supostamente feito, com sua suposta família (isto é só para combinar com o resto!), em um suposto jatinho, emprestado por um suposto amigo (suposto, pois amigos assim podem criar problemas), suposto dono de uma suposta empresa de supostos calçados, aos supostos Estados Unidos e ao suposto Caribe.

Acho que o parágrafo anterior ficou muito bom, pois esta é a maneira mais moderna, o mais supostamente possível, dos jornalistas contarem uma suposta história hoje em dia, quando eles têm suposto medo das pessoas supostamente envolvidas nos supostos fatos, muitos não supostos, mas criminosos mesmo.

Fatos
O jornalista Felipe Patury conta, na coluna Holofote, de Veja, historinha que envolve o governador Ciro Gomes:

Dê férias ao seu governador 
A Grendene mantém uma profícua relação com o governador do Ceará, Cid Gomes. Os benefícios fiscais que a fabricante de calçados recebe naquele estado, onde mantém três unidades, foram renovados por mais quinze anos, em 2009. No ano passado, a Grendene doou 1,2 milhão de reais à campanha de reeleição de Cid. Agora, a empresa fez uma cortesia pessoal ao governador. Alexandre Grandene cedeu um jato Falcon 7X a Cid, para que ele e sua família desfrutassem de férias nos Estados Unidos e no Caribe entre os dias 20 e 27 de janeiro. Ninguém quis comentar o mimo.

Segundo informou a Folha Online, a oposição protocolou (terça-feira), na Assembléia Legislativa do Ceará, pedido de explicações sobre uma viagem de férias do governador Cid Gomes (PSB) supostamente feita em um jato particular emprestado pelo empresário Alexandre Grendene.

Grendene é um dos fundadores da fabricante de calçados, que tem benefícios fiscais no Estado. A Procuradoria-Geral de Justiça também vai analisar a informação, divulgada pela revista “Veja”, de que Cid e sua família teriam usado o jato particular do empresário para ir aos Estados Unidos e ao Caribe entre os dias 20 e 27 de janeiro.

Outro lado
Informa a Folha Online que a reportagem questionou o governo do Estado sobre o uso do avião e os benefícios fiscais, mas ficou sem resposta. Cid não se manifestou sobre o assunto. A Grendene informou que a empresa não possui jatos no Nordeste e que, se houve empréstimo, foi do avião particular do empresário.
A fabricante de calçados gaúcha começou a transferir sua produção para o Ceará em 1990, devido à concessão de benefícios fiscais. A parte administrativa ainda funciona no Rio Grande do Sul. Hoje, a Grendene possui nove unidades no Ceará. A maior parte delas fica em Sobral, cidade governada duas vezes por Cid. A primeira fábrica no município foi inaugurada em 1993, quando o governador era Ciro Gomes, hoje no PSB, informa a Folha Online.

O governador, quando foi encontrado pela Imprensa respondeu que nem foi e nem não foi; isto é, não confirmaria o uso ou não uso do jato de Grendene. Que resposta mais estranha.
Ou viajou, ou não viajou.
Se viajou de jato, o jato foi emprestado ou não foi emprestado.

Governar deve ser mesmo estressante e, talvez, em razão disso, o governador tenha ficado confuso.
Mas, ele teria ou não sido visto nos Estados Unidos? E no Caribe?

O que um governador não pode, de modo algum, é dizer que ninguém tem nada com a vida particular dele, caso tenha viajado. Ainda mais num avião emprestado.  

Para o jornalista Reinaldo Azevedo, conforme seu blog, o que aconteceu foi improbidade administrativa e isso é muito sério, podendo chegar a cassação de mandato:

"O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), foi mimoseado com o “empréstimo” do jatinho do empresário Alexandre Grandene para passar férias nos EUA (veja abaixo). Grandene tem três fábricas no Ceará, onde goza de incentivo fiscal.
O nome disso é improbidade administrativa. A Lei 8429 é claríssima a respeito:

Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no artigo 1º desta Lei, e notadamente:
I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;
E qual é a pena? A lei estabelece:I - na hipótese do artigo 9º, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direito e políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos.

Viajando no Google Earth!

Lendo tudo isso na Imprensa, e pensando cá com os meus botões, chego à conclusão de que encontrei uma ótima solução para o governador Cid Gomes engambelar a Imprensa que, convenhamos, anda mesmo meio marcha lenta e sem vontade de investigar autoridades.

Ele pode contar que reuniu a família em casa, ligou o computador, clicou no Google Earth, e colocou destino: Estados Unidos!

E disse pra molecada: Vamos lá, pessoal, imaginem que estamos voando no jatinho da Grendene, enquanto o Google já estava rodando o globo para chegar à terra de Tio Sam.
Daí, só imaginação.

Ficaram pairando sobre Miami, olhando as praias e o tamanho da cidade. Depois rumaram para Nova York, até que, cansados da terra de Obama, sobrevoaram o Caribe. Mas tudo de Google Earth. Sem usar favores especiais, sem risco de cassação.

Talvez até tenham passado sobre Cuba, aquele paraíso socialista (Cid é do PSB), mas Cuba, com seus requintes, não estaria no roteiro de um socialista tão fino, nem por imaginação...

O Google Earth foi a melhor invenção para salvar os políticos, esses pobres coitados perseguidos pela Imprensa (quando algum jornalista resolve mesmo trabalhar, é claro) que não podem nem viajar em jatinhos emprestados por empresários.

Convenhamos, viajar no Google Earth é bem melhor do que ficar em uma garagem quente, sofrendo no Fordinho parado de um pão duro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário