Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CLIMA DE PSICOSE. NORMAN BATES ESTEVE EM PERUÍBE. Suposto assassino ficou dez dias junto com o cadáver da mãe em apartamento

Quem nunca ficou arrepiado de pavor com o som metálico e afiado da faca sendo usada na cena do assassinato de Marion  (Janet Leigh), no Motel Bates, em Psicose?
Em preto e branco, o mestre Alfred Hitchcock criou uma das cenas mais famosas de um dos filmes obrigatórios na lista dos Top Ten de quem gosta de cinema. Ninguém se esquece do personagem sinistro Norman Bates (Anthony Perkins) naquelas cenas intermináveis.

Norman Bates, comandado imaginariamente pela sua mãe, a quem havia assassinado, e conservava embalsamada em um quarto, poderia ter ressurgido no Litoral Paulista, em Peruíbe, onde a Policia encontrou um sujeito aparentemente perturbado mental que estrangulou a própria mãe e a conservou por cerca de dez dias morta, dentro de um apartamento.

O crime foi descoberto porque, ao fim desse tempo, o cheiro escapou do imóvel e começou a ser percebido e a despertar a suspeita de vizinhos. Segundo matéria de A Tribuna, de Santos (Eduardo Velozo Fuccia) , os policiais foram até o imóvel, à rua Abílio Augusto Monteiro, no centro, e encontraram um cadáver em adiantado estado de decomposição.

Era a velha mãe de Waldemar Teixeira Poças Filho (60 anos), dona Carmelinda Santa Manara Poças (de 87 anos).  A polícia acredita que ele estrangulou a mãe e talvez tenha chegado a pensar em suicídio, pois os policiais encontraram uma corda preparada com um laço, como se fosse ser usada como uma forca. Eles imaginam que, após o crime ele tenha caído na realidade e se acovardado.

O delegado vai solicitar exame de sanidade mental, segundo o jornal, pois Waldemar, que já esteve internado por alcoolismo, diz não lembrar-se de nada, em relação à morte da mãe. O delegado Francisco Wenceslau disse que o homem contou que a mãe sempre fora violenta, mas não justificou a morte, de qualquer maneira.

Ao entrar na casa o delegado constatou que havia sangue em diversos lugares, o que pode ser decorrência de facadas, mas o estado de decomposição do corpo dificultará saber exatamente o que aconteceu. Carmelinda foi encontrada na sua cama, enrolada em um coberto, com um fio de nylon à volta do pescoço. 

Ninguém encontrou Marion. Nem se sabe se havia alguma.


PSICOSE 

Filme que completou 61 anos em março (quase a idade de Waldemar) fo dirigido pelomestre do suspense, A.Hitchcock e contou com Janet Leigh no papel de Marion (a assassinada) e Anthony Perkins, como Norman Bates.

Psycho (br: Psicose / pt: Psycho) é um filme estadunidense de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido por Alfred Hitchcock.[1]
A CASA DE BATES E A MÃE

Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).
No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 98% de aprovação.
Em 1998 o diretor Gus Van Sant fez um remake do filme, com Vince Vaughn e Anne Heche nos papéis de destaque. No elenco ainda contava com Julianne Moore no papel da detetive.
MARION

Psicose começa com a secretária Marion dando um desfalque de 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha. É uma tarde quente de sexta-feira e ela pede licença ao patrão para sair mais cedo, e leva consigo o pacote contendo o dinheiro, certa de que seu crime só seria percebido após o final de semana. Com pouco mais de dois dias para fugir, Marion sai dirigindo sem destino pelas estradas. Cansada, vai parar no Motel Bates, um lugar decadente, que quase fechou suas portas após o desvio da auto-estrada. Lá, é recepcionada por um simpático mas estranho e tímido rapaz, Norman Bates, totalmente dominado pela mãe. Após um bate-papo e um rápido sanduíche, acontece o inesperado: Marion é brutalmente esfaqueada enquanto toma banho, numa das cenas mais famosas de toda a história do cinema.

INDICAÇÕES

Globo de Ouro 1961 (EUA)
Venceu na categoria de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh).
Prêmio Edgar 1961 (Edgar Allan Poe Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.

CURIOSIDADES

Psicose foi filmado em preto e branco porque Hitchcock temia que a cena do chuveiro ficasse chocante demais, com o vermelho do sangue.
A tradicional aparição de Hitchcock, neste filme, acontece durante aproximadamente quatro minutos, do lado de fora do escritório em que Marion trabalha, e ele está usando um chapéu de cowboy.
Janet Leigh não estava nua na famosa cena do chuveiro: ela usava uma roupa colante à pele. Uma dublê de corpo também foi utilizada. 
O som das facadas, nesta mesma cena, na realidade é o som de um melão sendo esfaqueado.
O sangue desta mesma cena é, na verdade, calda de chocolate.
O chuveiro que se vê filmado de baixo para cima na realidade tinha dois metros de diâmetro, para que a câmera captasse os jatos d'água com maior intensidade.
A cena do chuveiro demorou sete dias para ser filmada, e utilizou 70 diferentes posições de câmera.
ALAN BATES
Hitchcock recebeu uma carta de um pai enfurecido, dizendo que sua filha, apavorada, recusava-se a entrar no chuveiro, após ver o filme. Hitchcock respondeu à carta, sugerindo ao pai que levasse a garota para uma lavagem a seco.

Psicose é o primeiro filme da história do cinema americano a focalizar um vaso sanitário dando descarga, o que era considerado de mau gosto, na época.
Houve três sequências: Psicose 2 foi lançada em 1983, Psicose 3 em 1986, e o capítulo final foi lançado em 1990. Houve também um especial chamado Bates Motel em 1987 e um remake em 1998. 


Assassino e canibal

O roteiro de Psicose, escrito por Joseph Stefano, é inspirado na vida de um certo Ed Gein, conhecido como o assassino canibal de Winsconsin. A principal personagem é a secretária Marion Crane (Janet Leigh), que rouba 40 mil dólares do patrão e foge. Vai parar num sórdido motel, onde se torna amiga do dono, Norman Bates (Anthony Perkins), uma pessoa com problemas psicológicos.
A fixação de Norman Bates pela mãe selaria o destino de Marion Crane. O papel do filho é representado pelo jovem Anthony Perkins, que viveu nesse filme o grande momento de sua carreira. O diretor deixa transparecer o desespero de Bates, preso aos seus próprios fantasmas, em meio ao clima de horror.
Hitchcock já havia dirigido algumas obras-primas antes de 1960. Mas Psicose é o seu filme mais assustador, cruel, sádico e pornográfico/voyeur. Foi produzido em preto e branco, com baixo orçamento e uma equipe de técnicos de televisão. A linguagem cinematográfica recorre sobretudo a sugestões visuais, a fim de provocar suspense no telespectador.

Suspense é dilatar o tempo

Na sequência do chuveiro, só depois de consumado o assassinato é que se mostra o sangue, escorrendo pelo ralo do chuveiro. "Suspense não é a manipulação de material violento, mas sim a dilatação de um período de tempo, a ênfase no que faz o coração bater mais depressa", esta é a famosa frase de Hitchcock, que define seu conceito de direção de cinema.
O cinema de Hoolywood popularizou, na década de 1990, a figura do assassino em série. Hoje os filmes contam histórias brutais e violentas, com toda a naturalidade e usando os modernos efeitos cinematográficos.
O fascínio de Psicose não reside no efeito ou na grandiosidade do gesto cinematográfico, mas sim na poesia, no que é dito apenas subliminarmente, sem grande alarde. Como, por exemplo, na cena final, quando Norman Bates, sozinho na cela de prisão, deixa transparecer a ambiguidade de sua personalidade, fragmentada entre seu ego e a sua mãe.
Uma obra prima! imortalizada com Janet leigh e Anthony Perkins (que ficaram estigmatizados pelo resto de suas vidas).

(http://danigarsi.blogspot.com/2010/03/filme-psicose-faz-50-anos.html)
Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário