Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

PESQUISA COLOCA KEIKO FUJIMORI 6 PONTOS À FRENTE DE OLLANTA HUMALA, O CANDIDATO DA ESQUERDA. A modelo e apresentadora de programas de TV peruana, Sofia Franco, causou polêmica ao apoiar Keiko no Twitter. "Democracia é assim", disse.

A pesquisa nacional, realizada em centros urbanos e rurais, divulgada na noite de domingo indicou que a candidata conservadora Keiko Fujimori, da coligação Fuerza 2011, superou em 6 pontos percentuais o candidato da coligação Gana Perú, o ex-coronel, apoiado pela esquerda e Hugo Chávez, Ollanta Humala.

Segundo o instituto Datum, Keiko avançou bastante e agora está seis pontos além do ultranacionalista Ollanta Humala. Keiko chegou a 46% e Ollanta a 40,2%. Os votos brancos ficaram com 8,6% e o anulado somou 5,2%.  

Fujimori tem  grande votação nas cidades maiores, como Lima e Callao. Ollanta lidera em zonas mais rurais, como o centro, o sul e o oeste do país. A pesquisa  foi realizada de 10 a 12 de maio e entrevistou 5.019 pessoas. A margem de erro é mais ou menos 1,4, e o intervalo de confiança 95%.   



Sofia Franco, modelo e apresentadora de emissoras de TV e com programas de rádio, no Perú, é bastante popular no país. Ontem ela twitou seu apoio a Keiko Fujimori houve uma certa crítica, mas ela rebateu de pronto que o país é democrático, e pediu tolerância.



PROGRAMA JAIME BAYLY DE MOSTRA LIGAÇÃO DE OLLANTA HUMALA COM O "ANDAHUAYLASO", EM VÍDEO COM O IRMÃO ANTAURO HUMALA 

O Perú não gosta de lembrar os tempos do terrorismo do Sendero Luminoso (vencido por Alberto Fujimori) mas que tem ainda algumas centenas de guerrilheiros na selva peruanas, em regiões isoladas.

Isso não favorece muito a Ollanta Humala, pois além de suas ligações com Chávez, ainda quer que esqueçam que já disse achar Abimael Guzmán, um frio terrorista e fundador do Sendero, um tipo de “Robin Hood”, Durante esta campanha (a anterior perdeu devido ao apoio de Hugo Chávez) Ollanta quer manter uma imagem de não radical. Mas não está fácil de colar.

Ontem, o escritor e jornalista Jaime Bayly mostrou, em programa nacional, um vídeo em que outro militar, irmão de Ollanta, e preso por um atentado terrorista contra um posto policial há alguns anos (2005), episódio conhecido por “Andahuaylaso”, em que morreram quatro militares, chamado Antauro Humalla afirma que o mentor do episódio foi Ollanta. Na semana passada Ollanta havia negado envolvimento com o episódio.

“El testimonio de Antauro Humala, el día que dio el golpe en Andahuaylas, es un testimonio que no está trucado ni manipulado; en el que Antauro dice que la orden de dar ese golpe se la dio Ollanta humala”, afirmó el novelista en su programa de TV “Bayly”.

Segundo El Comercio,

PERDÓN A FAMILIARES DE POLICÍAS

En otro momento del programa, Bayly exigió a Ollanta Humala a pedirle perdón a los familiares y deudos de los policías caídos y al país por lo que llamó un “intento golpista” planeado junto a su hermano Antauro.

“Le ruego a Ollanta Humala que pida perdón por la autoría intelectual de este golpe en Andahuaylas. Le ruego en honor a la memoria de esos cuatro policías asesinados que se disculpe con los familiares de esos agentes de la ley que fueron abatidos cruel, vilmente en Andahuaylas y por cuya memoria yo exijo respeto. Por la memoria del capitán PNP Carlos Cahuana Pacheco, el teniente PNP Luis Álex Chávez Vásquez, el suboficial técnico de tercera Abelardo Cerrón Carbajal y el suboficial técnico de segunda Ricardo Rivera Fernández”, sostuvo Bayly.

Finalmente, reiteró que por el respeto a la memoria de estos policías asesinados y por sensibilidad con el dolor de estos familiares, “Ollanta Humala debe pedirle perdón al pueblo peruano”.

Parece que as coisas ainda podem piorar para Ollanta Humala nos próximos dias.





ANTAURO HUMALA (ATUALMENTE PRESO) FALA DE OLLANTA HUMALA, QUE SERIA O MENTOR DO ATENTADO




Fontes: Imprensa peruana e jornal El Comercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário