Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de junho de 2011

CUBA: O SOCIALISMO REAL É UM FRACASSO. O Socialismo Utópico será sempre isso, utópico.

Esta notícia do jornal El Universal, da Venezuela, sobre fatos relatados no jornal comunista cubano Granma, dá uma amostra de como funciona a imprensa em ditaduras. Observem e analisem a absoluta falta de clareza das informações que, supõe-se, deveriam suprir os cidadãos com conteúdos informativos capazes de fazê-los compreender o que acontece em seu próprio país.
  
Segundo as matérias, "o presidente de Cuba, Raúl Castro Ruz, pediu aos membros do seu Conselho de Ministros que priorizem a busca de soluções para os complexos assuntos econômicos que o país enfrenta."   Isso e nada é a mesma coisa. Qualquer país tem complexos problemas econômicos. Quais seriam os de Cuba? Desemprego? Falta de produção? Salários baixos? Ausência de poder de consumo?  Excesso de importações? Muita corrupção? Mistérios. 

http://www.stefan-freyer.de/_freyeronline/Rainer/Cuba3.html
"O presidente reuniu-se por três dias com os ministros para analisar o processo de atualização do modelo econômico cubano, aprovado no VI Congresso do Partido Comunista realizado em abril."  O que significa atualização do modelo econômico cubano? 

Nada, de fato, pois Cuba vive no mais miserável socialismo possível, com o máximo de contenção de gastos, falta de gêneros básicos de consumo, nenhuma atividade agrícola, quase nada de indústria e nada pode tirá-la dessa situação se não partir para uma abertura econômica como a feita pela China há 30 anos! 

Cuba seguiu o modelo econômico fechado soviético e deu-se mal. Os problemas cubanos nada têm a ver com o famoso embargo americano, pois o embargo é quanto ao comércio de empresas americanas com Cuba. Ora, afinal, os comunistas não gostam do capitalismo. Para que estreitar relações? Que se virem.

Ocorre que uma economia socialista é inviável. A China partiu para uma mudança radical na economia porque os dirigentes perceberam que o tal planejamento central não funciona de modo algum. Em economia, a única coisa que funciona é levar em conta que "não existe almoço grátis".

Em suma, Cuba agora depende do petróleo da Venezuela e não exporta nada, pois nada produz. E nem importa, pois não tem dinheiro por falta de produção interna. Exporta palavras de ordem e ativismo ideológico.

No momento, milhares de jovens tem que se prostituir em Havana, junto aos turistas,  para poderem consumir o pão que o diabo amassou. O socialismo real é um fracasso total. O utópico será sempre isso, utópico. Entre um e outro, milhares de mortos no meio.

El Universal:
La Habana.- El presidente de Cuba, Raúl Castro Ruz, pidió a los miembros de su Consejo de Ministros que prioricen la búsqueda de soluciones a los "complejos asuntos económicos" que enfrenta el país, informó hoy la prensa oficial cubana.

Castro Ruz se reunió durante tres días con sus ministros para analizar "el proceso de actualización del modelo económico cubano", aprobado en el reciente VI Congreso del Partido Comunista (PCC), celebrado en abril pasado, reseñó DPA.

En la ocasión, el presidente de los consejos de Ministros y de Estado y primer secretrario del Comité Central del PCC, "refrendó que el éxito de tal empeño estará en la integralidad con que seamos capaces de enfrentar cada uno de los problemas", señaló el informe.

"En el encuentro -agregó-, el General de Ejército Raúl Castro Ruz, Presidente de los Consejos de Estado y de Ministros, reiteró la necesidad de priorizar la búsqueda de soluciones a los complejos asuntos económicos que tenemos por delante".

Según el informe, además de los ministros, asistieron como invitados a la reunión ampliada dirigentes del Partido, el Estado, la Asamblea Nacional del Poder Popular, la Confederación de Trabajadores de Cuba (CTC) y otras organizaciones de masas, como la Unión de Juventudes Comunistas (UJC) y los Consejos de la Administración Provincial.

La prensa cubana anticipó que el gobierno dará a conocer en los próximos días una "información detallada" sobre los "importantes temas analizados" en la reunión.

Nenhum comentário:

Postar um comentário