Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

DOENTE, HUGO CHÁVEZ GOVERNA A VENEZUELA DE HAVANA. Ninguém sabe o que, de fato, aconteceu. Talvez Fidel o tenha chamado a Cuba para um estágio.

No mês de abril Hugo Chávez viria ao Brasil visitar, pela primeira vez, a presidente Dilma Rousseff. Não veio.

A desculpa oficial foi que ele teve um sério problema no joelho e fez uma operação. No início de junho esteve em Brasília, de muletas e disse a Palocci: "Fuerza!".

Mas Palocci não ouviu, ou Chávez perdeu seus poderes quando operou o joelho. Palocci caiu alguns dias depois. E Chávez foi embora, passando antes em Cuba. E em Cuba ficou.

No segundo dia da visita à fazendinha dos irmãos Castro sentiu-se mal e teve que ser operado às pressas. Segundo informações de Caracas, teve um abcesso na virilha e foi necessário operar. Outras informações diziam que foi um abcesso no abdome. No abdome ou na virilha, de qualquer modo foi algo inflamado que teve que passar por uma intervenção cirúrgica.

Ontem (17) durante o dia, a Venezuela inteira comentava um estranho texto colocado no Twitter por uma jornalista venezuelana, de caráter enigmático: "por que os cadetes ensaiam para um funeral?". Cadetes de academia, uma elite militar, geralmente fazem parte de cerimônias oficiais de gala. Enterros de autoridades fazem parte disso. Voltará Chávez para a Venezuela embalsamado?

Aquela história da operação no joelho e repouso já foi meio estranha.  Se ele caiu e se machucou, a operação no joelho pode não ter sido bem realizada. Um coágulo pode ter complicado as coisas dias depois. Ou Chávez em algo mais grave no abdome.

Como foi paraquedista, poderia ter uma hérnia que estourou. Nunca se sabe. Transformaram o joelho e a virilha de Chávez em segredo de Estado, mais ou menos como querem fazer por aqui com as despesas da Copa e das Olimpíadas.

O fato é que é muito estranho o homem ter sido internado às pressas em Havana. Só se ele e Fidel combinaram tudo isso para fazer propaganda da medicina cubana. A medicina preventiva de quarteirão, que é a única coisa que parece funcionar por lá. Mas, segundo fontes de Havana, ele está sendo observado por Raulzito e Fidel.

FIDEL TOMA CONTA DE CHÁVEZ  QUE TOMA
CONTA DA VENEZUELA, EM HAVANA.

Os hospitais cubanos não devem ter nada de equipamentos, dada a penúria do país.

 Assim, ou a internação é para um estágio em Cuba, para aprender como tratar a oposição, ou ele está refém dos irmãos Castro terá que pagar com bilhões de litros de petróleo o resgate do bobão do Caribe, ou a coisa é tão grave que não teve como voltar a Caracas para ser atendido na Venezuela.

Chávez tem alguma coisa. Pode, até, ter sofrido um atentado, e vieram com a historinha do joelho, etc. Como vamos saber, se tudo parece segredo? Então nos sentimos livres para imaginar.

Na Venezuela a oposição está apreensiva e quer que o vice assuma, pois Chávez está há mais de dez dias fora do país. Como isso fere a Constituição, ele conseguiu que o Congresso desse uma autorização para que pudesse governar de Havana.  Convenhamos que não é algo muito comum. Mas como estamos todos nas terras do Foro de São Paulo, tudo é possível. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário