Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de junho de 2011

HUGO CHÁVEZ. Tudo é confuso porque ditaduras não lidam com a luz, apenas com a escuridão das masmorras.


Hugo Chávez está há mais de três semanas em algum lugar de Havana. Segundo informações oficiais de Caracas, está em recuperação e poderá voltar logo ao país. Segundo informações de Havana está tudo bem após a operação pela qual passou para controlar um abcesso na virilha. Segundo informações de jornais venezuelanos, americanos (da Florida) e da Espanha, Chávez está em estado crítico, talvez em coma, após uma complicação com, possivelmente, um câncer na próstata.

Como saber qual a verdade? Como Cuba e Venezuela são ditaduras, já excluo automaticamente qualquer informação como verdadeira. Ditaduras não lidam com a verdade, e a imprensa de ditaduras não é imprensa, é departamento de propaganda, portanto também não lida com a verdade.

Um dos princípios mais elementares sobre informação de interesse público é o que diz que. Quando não há informação sobre algo, surgem boatos. Não há vácuo de informação.

Ditaduras mentem e criam uma realidade na qual querem que todos acreditem. Mas a realidade é teimosa e se impõe. O que faria uma democracia no caso de um presidente doente? Prestaria informações em boletins médicos regulares, as instituições agiriam informadas, os substitutos legais seriam acionados e tudo, dentro de certos limites, continuariam seguindo normalmente.

Agora, no caso de Hugo Chávez, só mistério. O homem estava bem e, repentinamente, é internado, podendo estar em coma. As autoridades venezuelanas querem transformar a doença e,m algo nacional, tipo “a vitória de Chávez é a vitória da Venezuela”. 

Uma idiotice sem limites. Uma recuperação dele pode ser uma vitória do organismo dele, dos cuidados tomados em Havana, mais os avanços da medicina, e mais os olhos de Deus. (Vamos considerar que Deus também olha pelos ditadores). O povo da Venezuela nada tem com isso. No caso, é apenas uma vítima do doidão de Caracas.

Agora o presidente do Uruguai, José Mujica, forçando uma figura de linguagem, diz que Fidel “sequestrou” Chávez para o obrigar a ficar bem. Seria mais fácil imaginar que o sequestrou para forçar a Venezuela entregar em vez de 100 mil, 200 mil barris de petróleo a Cuba, essa ilha falida.

PARA MUJICA, FIDEL "SEQUESTROU" HUGO CHÁVEZ.
O problema de Chávez, que poderia ter sido tratado com a relativa clareza empregada no caso da presidente Dilma Rousseff, torna-se misterioso porque as ditaduras não sabem tratar as coisas sob a luz do dia, só com a escuridão das masmorras.

http://www.avizora.com/publicaciones/biografias/textos/textos_ch/images/images/0003_chavez_frias_hugo_castro_fidel_06.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário