Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de junho de 2011

JUAN M. SANTOS ATACA A LIBERDADE DE IMPRENSA. Sendo da família dona de El Tiempo, maior jornal da Colômbia, soa estranho. Ou não quer concorrência, ou que fazer de El Tiempo um diário oficial.

JUAN MANUEL SANTOS
(Photograph: Leonardo Munoz/EPA)
Desde que assumiu o governo da Colômbia, em sucessão a Álvaro Uribe, Santos tem surpreendido. Mas surpreendido por suas atitudes estranhas, ou contraditórias. Ele foi o ministro da Defesa da Colômbia sob o comando de Uribe, e o governo conseguiu impor seguidas e significativas derrotas aos narcotraficantes das FARC.

As Farc chegaram ao ponto de perder milhares de militantes que fugiram, aceitaram a anistia, e dinheiro para deixarem a vida de banditismo para trás. 

No entanto, Santos mal assumiu e já chamou Chávez de amigo,  hostiliza Uribe, marcha na direção de um nacionalismo que já levou a Colômbia a ceder espaço demais para as Farc, em outros tempos, a um custo altíssimo de vidas.

ALVARO URIBE
jornalismob.wordpress.com/ 2008/07/page/2/
Para muita gente Santos não parece ser muito sério ou claro em suas ações. 


As Farc voltaram a atacar e tentam chegar às zonas urbanas, para praticar atentados, de onde tinham sido expulsas pelo Exército. 


Os bandidos estão encurralados em áreas de floresta, próximas ao Equador e Venezuela (aliadas das Farc no Foro de São Paulo).

Além do mais, a família Santos é proprietária do maior e mais importante diário colombiano, El Tiempo. Qual a razão de criticar jornalistas independentes e a liberdade de imprensa?

Teria Santos tomado algum atalho bolivariano? Já não chega Lobo, em Honduras e outros presidentes imbecilizados que giram em torno de Hugo Chávez como se ele fosse o Rei Sol?   


Analistas do processo político colombiano dizem que uma das coisas que Santos mais teme é a oposição de Álvaro Uribe. Talvez Uribe assombre Santos com a possibilidade de um dia voltar ao  Poder.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário