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quarta-feira, 22 de junho de 2011

NAOMI CAMPBELL É HOMENAGEADA EM ANÚNCIO E BRIGA COM FABRICANTE DO CHOCOLATE CADBURY. É a visão politicamente correta tornando o mundo um lugar mais chato para viver.

A tradicional fabricante de chocolates Cadbury, da Inglaterra, envolveu-se, esta semana, em uma confusão meio esquisita com a linda modelo negra Naomi Campbell, devido a um anúncio de chocolate da marca. Foi publicado um anúncio nos veículos impressos com uma imagem de chocolate com a frase: “Chega para lá, Naomi, há uma nova diva na cidade”.

Evidentemente a Cadbury fazia uma homenagem a Naomi chamando-a de diva, mas avisando da chegada de uma nova diva, que iria disputar as atenções de todos, o tal chocolate. Um lance de publicidade, nada mais.


Mas, nestes tempos idiotas do modo de ver politicamente correto, a campanha foi injustamente taxada de racista. Até agora fico querendo entender o porquê.

Se a Cadbury tivesse escolhido uma modelo sueca branquela e feito um anúncio de um chocolate branco suiço da marca, isso seria racismo? Claro que não. Onde está o racismo?

A palavra racismo está ficando tão elástica e tão desgastada pelo excesso de uso que já começa a ficar enlouquecida.

E quando as palavras enlouquecem elas começam a ficar sem sentido. Se tudo é racismo, então nada mais é racismo.

Um velho e saudoso professor de Filosofia dizia na faculdade: “as palavras costumam enlouquecer”. E é isso que vejo nestes tempos de politicamente correto.

A Cadbury fez um anúncio elogiando a uma Naomi (nem tem o sobrenome no anúncio). Supõe-se que seja a Naomi Campbell porque é uma Naomi famosa.

O anúncio propõe que o chocolate é tão bom que ameaça Naomi. Exatamente por ela ser vista como alguém que ocupa o topo. Por ter sucesso. Isso não é depreciativo, de modo algum. A publicidade sempre teve liberdade, sempre usou da licença poética. Elogiar não é errado, nem é anti-ético e nem é crime.

Photo Anton Corbijn
Mas Naomi não gostou do anúncio. Chamou de racista. Ela poderia ter dito que o anúncio é de mau gosto, por dizer que um chocolate disputa com ela um lugar ao sol.

Nem sei mesmo se isso é de mau gosto.  É até uma reverência e um reconhecimento ao reinado de Naomi nas passarelas.

Um reconhecimento ao seu triunfo como modelo. O chocolate luta para ser tão bom como chocolate como ela é como modelo. Isso não é uma ofensa, ao contrário.


Ela poderia ter dito que o anuncio é meio machista, se se pensar que chocolate pode ser comido. Mas parece não ter sido essa a intenção da Cadbury.

Seria forçar muito a barra pensar assim. Aliás, o chocolate nem mostra uma muher no anúncio, só usa a palavra Naomi.

Mas, racista, nunca. Racismo é comparar uma raça com outra e achar que uma é melhor ou superior. Racismo é crime. Apenas isso é racismo. E é crime.

A Cadbury usou um chocolate com cor de chocolate e Naomi é negra. A fabricante quis dizer que ambos disputam um lugar na atenção do público. Se Naomi não fosse famosa, invejada, e de sucesso, ninguém a usaria como comparação.

Pressionada pelos bate-bumbos dos movimentos defensores dos politicamente corretos, sempre enfezados com o mundo, a fabricante britânica de doces pediu desculpas à modelo Naomi Campbell que havia ameaçado processar a companhia.

Talvez pudesse processar alegando que a marca de chocolate tirou algum proveito comercial da sua fama da modelo, mas nunca por racismo. Seria algo absolutamente idiota e sem propósito.

Em carta ao jornal "The Independent", Campbell afirmou estar bastante surpresa com o anúncio. "É indignante ser descrito como chocolate, não só por mim mas por todas as mulheres negras e as pessoas negras como raça. Não acho graça." 

De fato, ela não foi descrita como chocolate. O chocolate é que se propôs a ser famoso como ela é famosa.

A Cadbury, comprada pela Kraft ano passado, acabou retirando o anúncio de circulação e publicou um pedido de desculpas em seu site.

"Não era nossa intenção que a campanha ofendesse Naomi, sua família, ou qualquer outra pessoa, e sentimos muito que isso tenha ocorrido.

Confirmamos que os anúncios já não estarão em circulação e não os usaremos em publicidades futuras", afirma a nota.

Mais uma empresa que se rendeàs pressões indevidas do politicamente correto, visão que está tornando o mundo intolerante, insuportável e muito chato.

Fotos naomi campbell
http://sombrasearvoresaltas.blogspot.com/2011/05/naomi-campbell-no-palco-com-o-u2.html
Fotos cadbury

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