Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O PÃO E O CIRCO DA COPA E OLIMPÍADA TERÃO GASTOS IMENSOS E SEM CONTROLE. A imprensa deslumbrada esqueceu tudo sobre o Pão e Circo da ditadura.

O Pão e o Circo da Copa custarão cada vez mais o nosso suor.
Um dos maiores absurdos que já vi, em termos de obras públicas, foi a MP que autoriza o andamento das obras ligadas à Capa e à Olimpíada sem a menor transparência e prestação de contas. O Tribunal de Contas da União foi transformado num tipo de penduricalho. Um simples adereço da República.

Os mais novos talvez não saibam, mas espero que os mais velhos não tenham perdido a memória. Uma das grande dificuldades no Brasil sempre foi a prestação de contas públicas, a falta de transparência e o potencial corruptivo de tudo isso. Nos tempos da ditadura os oposicionistas, ora situação, criticavam o "Pão e Circo" dos generais. Mudou alguma coisa? Agora somos democraticamente sacaneados? 

Durante anos as oposições pediram transparência, rigor nas análises, leilões de editais livres de vícios, mais cuidado com a manipulação do dinheiro público. Especialmente o PT. Uma vez no poder, parece que aquilo que era importante passa a ser meramente decorativo, acessório, não mais fundamental.

Lula cansou de criticar o TCU, afirmando que atrapalha o andamento das obras, etc. Antes não achava isso, pelo que se lê nas matérias mais antigas. O TCU virou obstáculo, a Lei da Responsabilidade Fiscal (que foi muito pedida pela oposição) virou obstáculo, o site da transparência governamental já não é tão transparente.

Parece que é mais fácil jogar pedras e criticar. Estando no governo os opositores esquecem tudo o que disseram e "aperfeiçoam" as sacanagens que criticavam. Aqui é assim: o sujeito vira deputado e já que aprovar emenda para distribuir bondades, com o dinheiro do Tesouro. Mas o Tesouro parece um saco sem fundo. Consequência: contas públicas no negativo.

Quando não é o Tesouro, os geniais inventam de subir impostos e taxas. Ninguém aguenta mais. Estimular a produção ninguém sabe, ou quer. A indústria brasileira está se desmontando diante de tanta irresponsabilidade.

Fazer obras que custarão bilhões alegando a pressa, a pressão do calendário é uma verdadeira barbaridade. Tem que fazer no prazo e dentro da Lei. O Panamericano do Rio já custou demais aos cofres da Nação. estamos jogando dinheiro fora, aos vizinhos pobres e mal intencionados, a maus pagadores da África, e a empresas que acham melhor fazer a contabilidade por debaixo do pano.

Uma vergonha mesmo. Caros leitores e eleitores (alheios) levem isso em conta na hora de votar. Quem admitiu essa farra com o nosso dinheiro? Tudo isso baseado em um ufanismo de quinta categoria. Ufanismo não paga imposto, não gera emprego e ainda, neste caso, vai dar prejuízo ao contribuínte.  

http://www.sponholz.arq.br/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário