Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

CHÁVEZ TEM 50% DE CHANCES DE SOBREVIVER NOS PRÓXIMOS 18 MESES. (informação do artigo do ex-embaixador Roger Noriega no jornal El Nuevo Herald, de Miami. Noriega alerta: "que a oposição se prepare!".



Ou Hugo Chávez é um grande ator, ou um louco absoluto. Bem, posso estar exagerando. Talvez ele seja apenas um ator medíocre, meio para o canastrão, e não tão louco quanto parece. Todavia, não me parece um sujeito normal.

Somente um sujeito meio teatral poderia fazer discursos imensos em praça pública, cantar ou falar horas na TV para enganar o seu próprio povo. Quem em uma verdadeira democracia precisa dessas palhaçadas?

Somente um sujeito meio louco imaginaria uma história de doença para se retirar e depois voltar ao palco, com a cena dominada. Sabemos da grande crise pela qual passa a Venezuela, e um draminha para unir o povo seria muito bom. Teatral todos sabemos que o Chapolin de Caracas é.

Uma das regras da política nessas crises é: “consigam um inimigo externo” . lembram-se da Guerra das Malvinas, com a qual os generais argentinos tentaram esticar aquela ditadura? 

Como Chávez já espinafrou meio mundo, agora. Na hora da crise, precisou dar um jeito, fazer uma mágica para sair de cena e voltar aplaudido.

O seu câncer até pode ser verdadeiro (temos razões para duvidar, diante do modo como a coisa é tratada como segredo de estado), mas que é providencial, isso é.

Com problemas internos no pais, acumulados diante da incompetência do bolivarianismo (o nome especial que inventou para a sua própria ditadura), Chávez foi tratar-se em Cuba.
Por não foi ao Brasil, onde há imensos recursos e moderna medicina? Porque Cuba é uma ditadura e isso lhe convém. Em ditaduras ninguém fica bisbilhotando muito porque vai parar na prisão, ou coisa pior. Os cubanos sabem muito bem  disso.

Uma vez em Cuba, nunca vi sujeito mais inquieto, para um doente meio terminal de câncer como afirmam alguns médicos. Nada entendo disso, talvez um psicólogo possa dizer que ele está em choque, em estado de euforia pela resistência à morte, que queira esconder o medo de morrer, etc... Chávez é notório bravateiro, como nosso ex-Lula da Silva, assim, continua querendo aparecer. Usa o Twitter todos os dias, parece frenético. E não me parece tão magro e esculhambado de aparência como comentam alguns. Mas quem sou eu?...

Entretanto,  nessa segunda ida a Cuba, tendo passado muitas tarefas para seus clones, êpa, digo, substitutos, acho que talvez aja alguma verdade na sua doença. E por quais razões teria permitido soltar o seu adversário e preso político Alejandro Pena Esclusa?

Esclusa tinha mesmo que estar solto, nunca fez nada demais alem de criticar duramente o governo. Mas isso não é crime. Claro, ditadores e potenciais ditadores não gostam de criticas e dizem que é traição, invenção da mídia, coisa dos ricos, já conhecemos essas historinhas também no Brasil, não é?

Porque teria feito isso? Qual a razão da viagem a cuba, do afastamento do Governo?
Talvez esteja mesmo bem doente e  tenha ficado um pouco mais humilde, com medo do confronto com Deus, ou com o diabo...

Todavia, o ex-embaixador Roger Noriega diz hoje no El Nuevo Herald, jornal americano da colônia de língua espanhola na Florida, que o câncer de Chávez é sério. E que ele teria apenas 50% de chances de sobrevivência nos próximos 18 meses.

Segundo ele, na Venezuela há forte preocupação em continuar com o “bolivarianismo” caso o ditador morra.  Como manter a estabilidade do regime? Quem poderá assumir o papel de Chávez? Pensariam, até, em  adiantar a eleição para pegar a oposição despreparada. Atualmente a data das eleições é dezembro de 2012.

No artigo publicado no jornal da Florida Noriega manda um recado para que a oposição se prepare para mudanças na política venezuelana. É um momento delicado,mas se Chávez perde a luta contra o câncer muitos lemas e slogans revolucionários baseados na figura dele perdem a força.

Segundo Noriega, seria um bom momento para opositores e democratas se unirem para tirar a Venezuela do atoleiro do chavismo bolivariano.

Esperemos.

(Parêntesis)

Os socialistas são curiosos. Tomam o poder e, depois que lá chegam,
criam verdadeiros regimes centrados em uma pessoa só e chamam a isso de democracia. Quando o líder “democrático” fica doente ou se afasta passa o poder para o filho (Coréia do Norte), irmão mais novo (Cuba), irmão mais velho (Venezuela). Adan, irmão de Chávez, é bem cotado. Isso é socialismo ou monarquia absolutista? Bem, na verdade é uma pergunta tola, pois me parece que o socialismo sempre funciona assim mesmo. É apenas um regime totalitário.

O povo é o que menos importa.

informações:
imagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário