Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FRAN E CHARLENE. JOVENS, BELAS E PERIGOSAS. A polícia diz que são de quadrilha feminina que arrombou mais de cem residências em Santa Catarina.

Aparece de tudo no mundo do crime. E o mundo do crime faz parte da História, desde sempre. Mas as comunicações rápidas de hoje em dia vão despejando tantas notícias sobre crimes que ficamos meio atordoados, perdemos as contas e ficamos sem rumo. Parece que estamos cercados de bandidos. Bem, isso não é verdade, a maioria das pessoas não tem nada a ver com o mundo do crime. Mas o noticiário é tão forte e intenso que parece que a próxima vítima será cada um de nós. Agora. A vida ou a morte.

E há notícias bizarras, ou fora do comum. Meninas arrombadoras? Uma gangue de garotas do crime? É o que parece que a Polícia Civil de Santa Catarina descobriu na região do litoral.

Imagine o leitor se ligasse a TV e visse a notícia de que sua filha ou sua irmã de 24 anos acabou de ser presa por roubo de residências, ao invés de estar estudando. Que choque! Pois é, você cria seus filhos com tanto sacrifício, amor e atenção e eles acabam criando surpresas inesperadas.

O que levaria uma garota de 24 anos a chefiar uma quadrilha feminina de assaltantes? Um pouco de adrenalina? Um vazio existencial? Falta de atenção em casa? Falta de caráter? Personalidade psicopática? 

Se fosse uma jovem da periferia, pobre, sem estudos diriam os adeptos do "pobrismo": "é a miséria que leva a isso. As pessoas vêem coisas na TV e não podem comprar. Então começam a roubar"... E o "pobrismo" é um tipo de teoria sociológica vagabunda que vai desculpando os crimes, os erros e as mazelas, especialmente dos pobres, porque eles são vítimas do sistema capitalista cruel, blá, blá, blá.

"FRAN". "FRIA E INTELIGENTE"
E se o delinquente for de classe média, com acesso a estudos e bens materiais? E se for filho de ricos? Como explicar? 

Tudo culpa da "mídia" que glorifica os crimes e os criminosos, que cultua bandidos, e que propaga milhares de imagens de violência, banalizando-a? 

Muita conversa mole. E onde ficaram os bons princípios, os valores com os quais os pais ricos ou pobres educavam seus filhos? 

Onde estão esses valores nas escolas que mais fazem doutrinação ideológica que educam? Onde estão os valores cristãos, com os quais foram formados? 

A correria da vida moderna acabou com tudo? Ninguém almoça junto em casa, e nem se fala 15 minutos por dia? Cada um tem uma TV ou um computador em seu quarto e irmãos nem se falam mais? É assim a nossa vida moderna? Que caca.

O que faz uma garota, filha de gente bem de finanças ou economicamente, como a jovem Franciany Senff enveredar pelo mundo do crime? A polícia a acusa de chefiar uma quadrilha que entra em imóveis fechados, casas comerciais ou residenciais, especialmente as casas de veraneio para roubar. O que teria levado a "Fran", como a chamam e é conhecida no mundo do crime? 

CHARLENE, FICHA LIMPA.
Ela havia acabado de sair da prisão por um outro crime e já foi presa novamente. Junto com ela a polícia deteve a jovem  Charlene Bittencourt, de 21 anos, sem passagem pela polícia.  A quadrilha já praticou mais de cem furtos.   

O delegado Luiz Cláudio Rosa diz que Franciany Senff foi presa em flagrante, no domingo (3), após ter furtado uma loja no município de Governador Celso Ramos (49 km de Florianópolis).

A suposta quadrilha levou quase tudo do estabelecimento. Como outros furtos com as mesmas características estavam sendo investigados na região, a polícia acredita que o grupo possa ser autor de todos os crimes.

"Elas faziam uma limpa, levavam tudo, até aqueles quadro de peixes que as pessoas têm em casa de praia. A mãe de outra menina que estava com ela (Charlene) trouxe para nós até bichinhos de pelúcia furtados", disse o delegado Luiz Cláudio. 

Rosa afirmou que Senff é filha de um médico e da dona de um laboratório de análises hidroquímicas e sempre usa carros novos. A mulher, que já havia sido presa por furto antes, está na Penitenciária Feminina de Florianópolis.

Segundo a imprensa publicou, o delegado não soube informar o nome do advogado da suspeita. Durante o depoimento, segundo ele, ela afirmou que só vai falar em juízo. Além de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, há suspeita de outros cem arrombamentos na região, incluindo Palhoça, Garopaba, Araranguá, Balneário Rincão, São José e Florianópolis.

Os investigadores descobriram que Fran estava em liberdade condicional. Segundo o responsável pela DP do município, Luiz Cláudio Rosa, desde 2009 há ocorrências desse tipo de crime envolvendo Fran.

Na noite de segunda-feira, a jovem preferiu ficar em silêncio sobre o caso. Mas Charlene, moradora de Governador Celso Ramos, confessou o crime. Depois da prisão da filha, a mãe de Charlene foi a delegacia para entregar objetos furtados que estavam escondidos atrás da residência da família. Para a polícia, Fraciany disse que morava no bairro Santa Mônica, na Capital. Ela foi encaminhada ao Presídio Feminino de Florianópolis.

O delegado não esconde a surpresa com a frieza aparente de Franciany, que pertence a uma família de classe alta de Florianópolis. "Ela é fria e extremamente inteligente", disse, "ela se nega a dizer em qual pousada ou local está morando, e por isso não localizamos mais objetos dos arrombamentos e roubos."

Charlene, moradora de Governador Celso Ramos não possuía passagens pela polícia. "Ela mora a 200 metros da delegacia", revelou o delegado.

O grupo liderado pelas jovens invadiria casas de veraneio enquanto os proprietários estavam na praia ou no meio de semana, quando elas estavam desocupadas. A principal característica era que a quadrilha realizava uma "limpa", ou seja, levavam todos os objetos das residências. As jovens são audaciosas, "pois chegaram a ser vizinhas de um delegado de polícia em um prédio", disse. "O policial teve sua casa arrombada e todos os pertences levados."

Quatro integrantes do grupo foram presas no feriado de Corpus Christi, com armas e objetos roubados, mas acabou liberado dias depois. "É difícil. Eles foram soltos antes mesmo que eu enviasse o flagrante ao Judiciário", afirma Rosa. "Como Franciany estava em liberdade condicional, esperamos que isso não ocorra."

Bem, muitos crimes foram cometidos. Talvez a maioria venha a ser atribuída à quadrilha das garotas. A pergunta é por que elas se meteram nessa vida? O desejo de aventura? Desatenção em casa ou atenção e mimos demais? Desestruturação familiar? Falta de senso de responsabilidade? Pobreza? E pobreza justificaria isso? Ou, como muita gente não admite até hoje, especialmente em países como o Brasil, tomados pelas explicações sociológicas para tudo, má formação do caráter. 

Vou arriscar algo que poderá aparecer durante as investigações. Há droga. Há droga nessa história. Provavelmente essas garotas, quando pre-adolescentes, ou adolescentes, foram levadas por outros colegas, em seus colégios, ao uso da maconha, do álcool. Depois a coisa vai crescendo a a necessidade aumenta. 

Não sei. As informações tratam apenas dos crimes atribuídos a elas, não suas supostas motivações. Mas quando pessoas começam a fazer coisas inesperadas, ou é traço de caráter ou é isso somado ao poder destruidor das drogas. 

E há muitos idiotas querendo fazer marchas pela liberação da maconha, e até outras drogas. As que temos já provocam danos demais. Nada de bom vem das drogas. 

Não sei se as garotas acusadas são culpadas por tudo o que poderá a elas ser atribuído pelas investigações. Mas não tenham dúvidas, desde o começo dos tempos há gente ruim, que age contra a lei e contra o outro. Lembram da história de Caim e Abel? É da natureza humana. Praticar a maldade de forma constante não é para quem quer, é para quem pode. Os humanos fazem coisas surpreendentes, para o bem e para o mal. É a loteria da vida. 

Informações coletadas na imprensa diária e sites.
Fotos divulgação PCSC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário