Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

KADAFI CONTA COM CENTENAS DE QUILÔMETROS DE TÚNEIS SECRETOS PARA RESISTIR E ASSOMBRAR OS REBELDES. Ou será preso ou morto, mas dará muito trabalho aos seus adversários. Ele parece ter sete vidas.



KADAFI AINDA ASSOMBRARÁ OS REBELDES E A OTAN
A Líbia hoje, a despeito das interpretações contrárias, ainda não  é um pais governado pelos rebeldes. 

É um pais com dois governos, apesar de toda a confusão reinante: um parte reconhece ainda Muamar Kadafi, outra a liderança rebelde. 

Por isso a Líbia está em guerra civil. 

Kadafi, após 42 anos de poder absoluto, odiado por uns e idolatrado por outros,  conseguiu unir diferentes tribos e construir um pais relativamente moderno.

Embora seja ele mesmo a fonte de toda Lei, um tipo de deus para muitos libios, portanto um tirano na visão ocidental, Muamar Kadafi criou uma estrutura de formação que permitiu a ele algo semelhante ao que Hitler fez antes da Segunda Guerra: modelar gerações de libios para obedecê-lo como chefe supremo. 

Os garotos e garotas da Hitler Jugend juravam obediência cega ao Fuhrer, por quem lutaram até a morte na ruas de Berlim. Kadafi foi por esse caminho, trilhado, também pelo Chapolim de Caracas, Hugo Chávez e seus bolivarianos das milícias.

Kadafi também criou seu esquema de segurança. Utilizando soldados profissionais e mercenários, e acumulou muito ouro. Apesar do congelamento de bens e dinheiro libio na Europa e Estados Unidos, o ditador mantém grande estoque de ouro em esconderijos que, pelo visto, ainda não foram encontrados pelos rebeldes.

Assim, com o apoio de parte da população, mais fanatizada, e com recursos financeiros, Kadafi ainda poderá dar muito trabalho na resistência aos rebeldes. A Líbia poderá, agora, passar por um jogo de guerrilha ao contrário, em que os apoiadores de Kadafi é que poderão perturbar uma possível ordem imposta pelos rebeldes. Parece ser o que está acontecendo nas últimas horas em Trípoli. Forças pró Kadafi é que bombardeiam a cidade agora. 

Além disso, Kadafi desenvolveu um gigantesco sistema de túneis, dizem que um verdadeiro labirinto subterrâneo, de centenas de quilômetros, com entradas e saídas secretas e despistamentos que vão a quase 180 metros de profundidade em alguns lugares e ligam até cidades entre si. Ele poderá viver durante muitos meses ali. 

Essa pode ser a razão de Kadafi haver feito nas últimas horas um pronunciamento ao povo libio por meio de uma TV árabe dizendo que percorreu área de Trípoli e que não achou a cidade em risco.

Kadafi é um tirano cheio de truques, e teve 42 anos para encontrar um modo de enganar a morte. Depois que escapou dos ataques americanos na década de 80, quando perdeu um filho sob as bombas, deve ter aperfeiçoado seu sistema de túneis e criado bunkers que lhe valerão, agora, para tentar desestabilizar o futuro comando rebelde.

Pode ser que nada disso aconteça e ele, eventualmente morra durante um ataque aéreo da Otan, mas os túneis são muito profundos. Ou seja reconhecido nas ruas e feito prisioneiro ou morto por populares armados. Todavia, se escapar, Kadafi, embora seu regime pareça ter acabado, ainda dará muito trabalho à Otan e aos rebeldes.

Talvez os europeus esperassem uma reação mais ao estilo do ex-presidente, Mubarak, do Egito que acabou se rendendo muito depressa.

Mas se isso acontecesse Kadafi não seria a lenda que é.

Imagem de:
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário