Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

FINN MARTIN, O HOMEM QUE VOOU PARA A MORTE. O grande e temerário saxofonista sueco, de 49 anos, que gostava de performances vertiginosas, despencou das alturas e estatelou-se no chão em Leipzig, na Alemanha. A polícia investiga como o nó da corda se desfez e ele caiu diante de seu público horrorizado.

FINN MARTIN, VERTIGO EM PARIS

No seu site, ainda no ar, há no capítulo Vertigo (sobre um espetáculo que era possível contratar) frases sobre a sensação de descer caminhando sobre uma parede, preso apenas por uma corda: “A lone saxofone. Smoothly, almost dancing, a man descends in free weightless walk”.. “Feel the extasy of depth”… Sentir o êxtase da altura...

O ser humano é uma das criaturas mais estranhas da face da Terra. Ele é capaz de muitas coisas, mais que qualquer outro ser vivo, mas parece nunca estar satisfeito.

Qual bicho se arrisca a descer um despenhadeiro preso por uma corda, pela sensação, pela vertigem? Não basta tocar sax e fascinar multidões, é preciso mais, é preciso descer das alturas tocando sax, no silêncio da noite, preso por uma corda, fazendo uma coreografia que imitava andar sobre a parede.



Qual bicho não se contenta em voar e ainda faz piruetas malucas, em campeonatos aéreos, desenhando nos céus com fumaça?

O ser humano é dado a buscar fortes emoções, adrenalina, impressões. "Ilinx", vertigem, a vertigem da altura, a vertigem da profundidade, a vertigem da velocidade. Essa busca acabou matando Finn Martin, o performer.




Grande saxofonista sueco, no estilo de um Gato Barbieri, com seu chapéu sempre escondendo parte do rosto, Martin era polivalente, fazendo diversos tipos de espetáculos. Muito respeitado como profissional.

Finn Martin já havia feito o show “Vertigo” muitas vezes. Em uma dela desceu de um prédio, em Paris, de mais de 150 metros de altura, sempre pendurado por uma corda, solando seu sax.

Pois agora nem era tão alto, pouco mais de 20 metros de altura. Quase nada para quem procurar a vertigem. Pois segundo investigadores talvez tenha sido essa a causa de sua morte. Altura baixa. Alguns escaladores e alpinistas comentaram que a baixa altura do prédio pode ter dado a Finn a sensação de tranquilidade, e ele, ou alguém de sua equipe acabou negligenciando alguma medida de segurança.

De fato, ainda não se sabe o que ocorreu. Finn surgiu diante do público em frente ao hotel Speck Hof  lá no alto do velho edifício. Silêncio. Quando ele iniciou a descida pela vertical um breve apagão de luz e um forte impacto frações de segundo depois. Finn Martin era um homem morto.

Morreu na hora, batendo contra a calçada, diante de seus admiradores.

A polícia de Leipzig não sabe ainda o que aconteceu. Uma falha? Suicídio? Qual o motivo do breve apagão? Como o nó se desfez? Por que não havia uma segunda corda de segurança? Talvez nunca saibamos sobre isso.

O fato é que Finn Martin, que procurou a vertigem, a encontrou diante do Speck Hof. E nós perdemos um grande artista.

ESTE É O SITE DE FINN MARTIN:
Imagens de Finn Martin: 

O SHOW VERTIGO, À NOITE



FINN MARTIN E O JAZZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário