Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JAPAN AND THE TSUNAMI. O JAPÃO E O TSUNAMI. Os japoneses reconstroem o país, devastado pela Natureza. A onda monstruosa de mais de 30 metros.

OBSERVEM O TOPO DO PRÉDIO E O TOPO DA ONDA UNIDOS POR UMA LINHA VERMELHA
ESSA DEVE TER SIDO UMA DAS MAIORES ONDAS DE QUE JÁ SE TEVE NOTÍCIA.


Por estes dias notei que o texto que publiquei no dia 17 de março deste ano, com o título "Japan is bigger than earthquackes and tsunamis" voltou a ser lido e apareceu entre as postagens mais populares. Observo, neste fazer diário do blog, que alguns textos surgem e desaparecem da listagem, por alguma razão que ainda não compreendi. 

Ainda não consigo explicar as razões e os humores do público. Mas creio que, no caso do Japão, e seu drama, o texto voltou justamente por isso, pelo drama vivido por aquela heróica população. 


Sei que muitos descendentes de japoneses que foram para lá em busca de um futuro melhor, apesar da vida dura de trabalho, acabaram voltando para o Brasil após o desastre, pois ficou difícil enfrentar as consequências da economia nos últimos anos, além da tragédia dos terremotos e tsunami.

Muita gente volta, até, iludida pela propaganda enganosa que se faz sobre a maravilha em que se encontra o Brasil, com a sua dívida pública sempre crescente, e a educação do povo cada vez pior. 


Além da velha demagogia política que engana os incautos e diz que tudo é "de graça". Não há almoço grátis. Tudo sai do trabalho suado dos brasileiros. Nunca tivemos tamanha corrupção e tamanha impunidade.

É um verdadeiro salve-se quem puder. Os europeus pensam que aqui só há selva e índios e feras. Quanto às selvas estão absolutamente certos. Cada um por si. Os corruptos brotam em Brasília como orelha de pau podre. Bem, mas isso é tópico para outro texto. E o exemplo sempre vem de cima, e do centro.

Sobre o Japão e o texto que voltou à lista, estive observando bem a foto que publiquei em março.

Só de olhar me dá arrepios. Reparem que a altura da onde é gigantesca, à direita, chegando ao nível de um edifício de 15 andares. Isso significa que, quando em formação, a onda chegou a atingir quase 50 metros de altura.


Uma coisa absolutamente irresistível, com uma capacidade de deslocamento inimaginável. Alguns especialistas dizem que algumas ondas chegaram à terra com trinta metros de altura!

Olho para a foto e vejo na avenida veículos trafegando, com seus motoristas incautos, sem saber de nada, vivendo a vida, trabalhando. Repentinamente foram varridos do mapa. Talvez a maioria tenha morrido. 

Essa foto que, de algum modo indica, é uma medida da violência da Natureza em potencial, é realmente assustadora. 

O perigo está, se avolumando, as pessoas não percebem o que virá, mas o fotógrafo teve a felicidade de registrar o momento. Certamente uma felicidade paradoxal, arrasada pela destruição provocada, mas um momento único. Um verdadeiro documento da fúria da Mãe Natureza.

Na ocasião o registro era de que a imagem seria de um lugar chamado Minamisanriku, um local de pesca. Mas nunca consegui checar isso, pois há uns edifícios de uns 15 andares, e me pareceu de uma cidade maior. 

Algum leitor tem condição de esclarecer isso? 
Agradeço.
Gutenberg J.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário