Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de setembro de 2011

MORTE DE JIMMY LEEWARD. ALTERAÇÕES NO AVIÃO PODEM TER PROVOCADO O ACIDENTE. O velho caça foi transformado num bólido tipo F1. Talvez demais para a estrutura do "Gallopping Ghost".

Aviões utilizados para corridas, como o Mustang P51 de Leeward, que caiu no circuito de Reno, podem ser bastante alterados estruturalmente, para ganhar mais potência e velocidade.

O "Gallopping Gohst", um caça da Segunda Guerra Mundial, estava com três metros a menos de asas e com alterações nos ailerons, além de contar com um gigantesco motor de 3.600HP de 12 cilindros!

Fotos de Tom O´Brien feitas pouco antes da queda mostram o compensador de profundidade rachado e se soltando. Isso pode ter provocado a queda do avião, segundo os especialistas. Para alguns. as transformações radicais feitas no avião de Leeward podem ter sido demais para o velho avião.

Nas corridas de velocidade, em ovais aéreos, é exercida muita pressão na estrutura, devido à força centrífuga, e isso pode ter provocado o acidente que custou dez vidas.

Alguns pilotos e técnicos envolvidos no circuito contaram que Leeward havia dito, em junho deste ano, que ainda não havia testado seu avião até o limite. Os pilotos contam que um avião, quando, em altíssima velocidade sofre um problema como o que Leeward pode ter sofrido, ele literalmente pula, "vooa", se desgarrando e ficando difícil de controlar.

Além disso, a altíssima pressão das curvas sobre o piloto podem tê-lo feito perder os sentidos, pois a sua cabeça não aparece no cock-pit, na altura normal. Se ele desfaleceu, não percebeu a queda. Mas as investigações ainda tentarão responder algumas questões em aberto.   





Video reproduzido do jornal alemão Bild.

Nenhum comentário:

Postar um comentário