Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CESARE BATTISTI: LA DOLCE VITA EN CANANEA, BRASILE. (A boa vida em Cananéia pode acabar logo). Se é que ele ainda esteja lá, não é? Procurador federal quer que ele seja extraditado para a Itália.


FOTO ISTO É POR RAFAEL HUPSEL.

Qualquer caiçara do Litoral sul de São Paulo, ou morador do Vale do Ribeira, na região de Iguape e Jacupiranga, reconheceria, de imediato, a paisagem de onde fala Cesare Battisti, enquanto goza da boa hospitalidade brasileira: Cananéia. 

Não foi  a revista Isto É ou o jornal Folha de São Paulo ou qualquer veículo da grande imprensa que "entregou" o esconderijo" de Battisti.


Só tolos esquerdistas diriam isso. Quem conhece a região, e todos os moradores a conhecem, não?, sabem que é Cananéia.

A paisagem de Cananéia, à frente a Ilha Comprida, junto aos barcos de pesca, se explica por si só. Qualquer morador da cidade reconheceria o boteco onde se toma uma cerveja gelada.


À esquerda de Cananéia, Iguape, diante de ambas a ilha Comprida, ao lado, mais ao sul, a Ilha do Cardoso. Lindo lugar para passeios. A velha e boa Cananéia, com fileiras e mais fileiras de casario colonial tombado e em abandono, desde o tempo da euforia da Pesca, nos anos 70 (lembram-se da Sudepe?).

Talvez a sua vida mansa acabe logo e ele seja deportado para a Itália como quer o procurador federal Helio Heringer, para quem Battisti está no Brasil ferindo o Tratado de Extradição. 
Enquanto isso não acontece, se é que ele já não o fez, aconselho um passeio de barco a motor de popa até a Vila de Ariri, quatro ou cinco horas ao sul, na divisa com o Estado do Paraná, quase diante de Ararapira, pelos canais à beira-mar. A velha e boa Ariri, implantada ali no começo do século XX para servir de marco do território paulista.

No caminho, um papinho e uns tragos na na Ilha do Cardoso. Vale a pena, Battisti! A paisagem é  maravilhosa. mesmo quando temos lembranças incômodas.

O Brasil não poderia acolher, segundo o procurador, um estrangeiro condenado por crimes comuns na Itália. É simples assim. Battisti tem quatro condenações por morte naquele país, por crimes comuns. Lula nunca poderia ter dado o asilo. O STF não decidiu que o que Lula decidisse estaria certo e eterno. O STF decidiu que Lula deveria decidir o destino de Battisti à luz da Lei. A Lei, no caso, é extradição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário