Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

MINISTRA IRINY LOPES ESTÁ PREOCUPADA COM AS MULHERES DO BRASIL. É o que se espera de uma autoridade, não é? Mas não precisa exagerar, pode ficar meio esquisito.

MINISTRA IRINY LOPES. 

A Hope, fabricante de lingerires fez uma campanha com Gisele Bundchen como modelo e a ministra Iriny Lopes (Assuntos da Mulher) implicou com a campanha. Parece que ela acha que a brincadeira feita pela personagem da campanha da Hope com o marido é um tipo de doença contagiosa. 

O programa Zorra Total tem um quadro muito engraçado que se passa num vagão de metrô em que Valéria (travesti) e Janete) uma moça, dialogam com muito humor, explorando situações imaginárias, embora realisticamente caricatas, mas cheias de malícia, como costuma acontecer na cultura brasileira.

VALÉRIA E JANETE - ZORRA TOTAL
O quadro preocupa muito a ministra porque ela acha que estimularia o assédio sexual nos vagões de metrô, trens e nos ônibus de transporte coletivo. Não ficou claro, para mim, se trata-se do assédio contra valérias ou janetes. Sou contra o assédio, de qualquer modo. Assédio é crime. Mas Zorra Total é um programa de humor!

E, pergunto, e o noticiário escandaloso de  Brasília em  que quase todos os dias políticos (deputados, dona Iriny) são absolvidos de forma indesculpável pelas comissões de Ética!, e em que, até recentemente, um ex-presidente chamava gente que foi depois chamada de  quadrilha pela Procuradoria-geral da República de simples "aloprados". E a farra com o dinheiro público, obras super-faturadas, obras que não saem do papel, temas de campanha. Isso não é mau exemplo? E mais grave?

Isso é o que deveria preocupar as nossas autoridades, sempre tão preocupadas em ensinar à população os bons modos, como se fossemos todos verdadeiros idiotas que precisam ser tutelados pelo estado.  

Já imaginaram se resolvessem se incomodar com os filmes de Schwarzenegger ou Rambo, ou Sam Peckinpah, ou Clint Eastwood, ou Zé do Caixão, devido à violência e ao possível comportamento mimético das crianças? Aí não passaria nem filmes de Velho Oeste. E Tropa de Elite, pode ou não? E Chapéuzinhoi Vermelho?

Nem bem nos recuperamos da pressa da ministra em sanear as diversões públicas e já lá vem outra chapuletada, agora contra a novela "Fina Estampa". Para Iriny o marido da personagem é muito violento. Também não gosto de violência, mas desde pequeno aprendi com meus pais que a arte imita a vida e a vida imita a arte. Nada daquilo aconteceu de verdade, e o povo não é tão tonto assim. 


E todo mundo sabia, no passado, que Odorico Paraguaçú não estimulou a corrupção no País, mas, antes, era o retrato acabado do coronel, do político corrupto que havia na realidade brasileira. E ainda há. E tantos deles aliados hoje do Governo Federal. Senadores famosos e intocáveis, como Sarney.

Pelo que sei, a Globo tem um departamento que pesquisa problemas e sugere enfoques de Marketing Social para os autores encaixarem, se quiserem, nas novelas. E inúmeras novelas têm sido muito mais eficazes que certas campanhas tontas do governo ao tratar de temos mais delicados.

Ficção, ministra. Novela é ficção. Nunca devemos matar o mensageiro.   

FOTO IRINY (Cristiano Mariz/ Abril)

Nenhum comentário:

Postar um comentário