Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

TIMOCHENKO É O NOVO COMANDANTE DAS FARC. VIDA CURTA A TIMOCHENKO!


Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como Timoleón Jiménez, ou Timochenko, é o novo líder das Farc, a organização narcotraficante colombiana que luta para acabar com a democracia naquele pais. Logo após a morte de Alfonso Cano por um ataque fulminante do Exército colombiano a seu esconderijo, na região de Cauca, especialistas na questão colombiana, como Graça Salgueiro, do blog Notalatina, já haviam apontado seu nome como sendo um dos favoritos.

As Farc estavam entre Timochenko e Ivan Márquez. Ambos, segundo fontes militares colombianas dos serviços de segurança, estariam escondidos na Venezuela. Não é de agora que a Venezuela dá refúgio a terroristas. Tanto que a situação entre a Colômbia e o pais de Hugo Chávez (o Chapolim de Caracas) sofre altos e baixos devido à proteção dada a terroristas na Venezuela. 

O jornalista espanhol Antonio Salas, no livro “El Palestino”, após exaustiva investigação, mostra a ligação da terra de Chávez com diversos movimentos terroristas internacionais, facilitando, até, em determinadas regiões escondidas, a formação de campos de treinamento.

A Agencia Bolivariana de Notícias, entre outras, informou que "O camarada Timoleón Jiménez, com o voto unânime de seus companheiros do Secretariado (cúpula das Farc), foi designado no dia 5 de novembro o novo comandante das FARC-EP".  "Está garantida assim a continuidade do Plano Estratégico para a tomada do poder pelo povo", segundo o boletim dos terroristas.

Alfonso Cano, cujo nome verdadeiro era Guillermo León Sáenz Vargas, foi morto pelo Exército colombiano no dia 4 de novembro passado, em uma operação nas selvas do departamento de Cauca.

Cano era o substituto do chefe e fundador das Farc, Manuel Marulanda (Tirofijo), que morreu de ataque do coração em março de 2008. Timochenko era até o momento comandante do Bloco Magdalena Medio das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), com cerca de 800 guerrilheiros sob seu comando. Médico de profissão, é considerado um líder forte da ala militar e um especialista em inteligência.

As Farc são a mais antiga guerrilha da América Latina, com 47 anos de luta armada. No momento, tem entre 8.000 e 9.000 combatentes, segundo o ministério colombiano da Defesa. Há anos a Colômbia vive numa democracia, mas o grupo persiste em derrubar o governo em um pais de 45 milhões de habitantes. 

Ninguém mais agüenta essa violência na  Colômbia. Nos últimos anos o governo vem derrotando militarmente as Farc, matando seus lideres e estimulando a deserção, em troca de perdão pelos crimes. A população, atormentada por seqüestros, roubos, explosões, denuncia os terroristas e facilita a ação dos militares.

Atualmente, apoiada pelo grupo de paises que formam o Foro de São Paulo, dedica-se a matar colombianos do povo, criar o pânico entre a população civil, escravizar agricultores e manter campos de prisioneiros nas selvas colombianas, além, é claro de exportar cocaína para outros países, um deles o Brasil, no qual conta com colaboradores dedicados. 

Milhares de brasileiros morrem todos os anos graças à sustentação que grupos políticos institucionalizados (inclusive no Brasil) tem dado aos terroristas, como se eles fossem um tipo de partido. De fato, não passam de um bando de assassinos.

É como se no Brasil, de 2011, ainda houvessem focos de guerrilha como a do Araguaia combatendo os governos eleitos pelo povo em eleições democráticas. Não soaria absurdo? Pois é, o que acontece na Colômbia é um absurdo, porisso o Exército precisa aniquilar de vez os terroristas.

E resta uma questão: não se sabe, ainda, se Timochenko está ou não em solo colombiano. As Farc têm corredores de ligação, pela selva amazônica, com a Venezuela. Seria uma insanidade imaginar que um líder possa pretender dirigir as Farc da Venezuela, como se usasse controle remoto. Assim, acredito que Timochenko já esteja na Colômbia e logo emitirá sinais que serão captados pelos sistemas de vigilância das forças de segurança. 

Em tempo: o Exército apreendeu nove computadores e quase 40 pen-drives no acampamento destruído de Alfonso Cano. A cada vez os militares dispõem de mais informações sobre as Farc, seus acampamentos e quem as sustenta nos países vizinhos. Isso é o que mais me agrada.
      
  
BOGOTÁ / AGENCIA

Las FARC designaron a Rodrigo Londoño Echeverri, alias "Timochenko" o "Timoleón Jiménez", como el nuevo líder máximo tras la muerte en combate el pasado 4 de noviembre de su antecesor, "Alfonso Cano", anunció hoy esta guerrilla en un comunicado.
       La Agencia Bolivariana de Prensa (ABP), que suele divulgar comunicaciones de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia (FARC), dio a conocer un documento firmado por el Secretariado del Estado Mayor de la guerrilla con la confirmación del nombramiento de "Timochenko".

       "Queremos informarles que el camarada "Timoleón Jiménez", con el voto unánime de sus compañeros del Secretariado, fue designado el 5 de noviembre nuevo comandante de las FARC-EP", indica la nota fechada en las "montañas de Colombia".

       De este modo, prosigue el comunicado, "se garantiza la continuidad del plan estratégico hacia la toma del poder para el pueblo. La cohesión de sus mandos y combatientes, como decía "Manuel Marulanda Vélez" (fundador), sigue siendo uno de los más importantes logros de las FARC".

       Los autores hicieron referencia a las previsiones de los analistas una vez se conoció la muerte de Guillermo León Sáenz, alias de "Alfonso Cano", que auguraban el debilitamiento y próximo fin de la guerrilla.

       "Esos pobres analistas y políticos mediocres, aduladores del poder, que hoy hablan del derrumbe de las FARC ante la muerte del comandante, son tan ignorantes que ni siquiera merecen el gesto de nuestro desprecio", sostiene el documento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário