Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

AMILTON ALEXANDRE, O BLOGUEIRO DO “TIJOLADAS" DO MOSQUITO” JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS. Lutou, como pode, por uma Santa Catarina melhor. Era odiado, temido e invejado, e fez as autoridades trabalharem para investigar denúncias e processar bandidos e corruptos. A luta o esgotou, por isso preferiu morrer. Minutos antes da morte conversava com um amigo padre, pelo computador. Amilton, o que você ganhou com o blog? Talvez ele tenha perdido a vida, mas entrou para a História.

AMILTON ALEXANDRE, O MOSQUITO, DO "TIJOLADAS DO MOSQUITO"

O temido e polêmico blogueiro Amilton Alexandre, o Mosquito, 52 anos, foi encontrado morto dentro de sua casa, por volta das 16 horas de terça-feira (13).
Foi sepultado hoje (quarta) em Florianópolis. O velho Moska ou Mosquito, apelido dos tempos de faculdade (era formado em administração, mas tinha o jornalismo na veias) era considerado o próprio capeta por políticos catarinenses.

Critico duro e ácido, distribuia verdadeiras tijoladas, pelo bem de sua terra natal. É certo que exagerou muitas vezes, foi processado, perseguido e sofreu várias ameaças de morte. Muitos jornalistas diplomados o desprezavam, mas o público percebia nele um batalhador pelas causas do Bem e da Justiça, embora fosse atrevido e avançasse o sinal vermelho do bom senso em alguns casos.

O Brasil, com toda a certeza, seria muito, mas muito melhor, se contasse com mais gente corajosa e destemida como Mosquito. Não ficaria pedra sobre pedra desses palácios da corrupção que foram erguidos nos últimos tempos por ladravazes do dinheiro público, oportunistas, consultores de araque, enganadores do povo.

Amilton foi encontrado, enforcado, em seu apartamento, em Palhoça, o que sugere suicídio, segundo a polícia, mas a possibilidade de homicídio ainda não está descartada, apesar de não haver qualquer sinal de arrombamento ou de violência.

Dentre os 25 Boletins de Ocorrência policial feitos pelo blogueiro, levantados agora pela polícia, alguns eram sobre ameaças de morte.

Nos seus certamente últimos momentos de vida, conversava com um padre, amigo seu, pelo do computador. Ele teria deixado de teclar, como se fosse um longo silêncio. Logo depois, apreensivo, o padre foi até a residência do blogueiro. Encontrou a porta semi-aberta e o amigo enforcado com um lençol, no corredor da escada. Mosquito morava só, há oito anos, no loteamento Pedra Branca, em Palhoça.

Outro amigo, o jornalista e blogueiro Sérgio Rubim, do Cangablog, "O secretário de segurança Walter Gruba determinou que uma equipe da diretoria de informação e inteligência do SSP se deslocasse até a casa de Amilton Alexandre. Por ser um personagem polêmico e visado, Gruba quer uma apuração detalhada sobre o caso."

O polêmico jornalista florianopolitano foi preso em 1979 por participar de protesto contra o general João Batista Figueiredo, último presidente da ditadura militar, e enquadrado na Lei de Segurança Nacional.

Formado em Administração de Empresas pela UFSC, foi líder estudantil. Seu blog "Tijoladas" lhe rendeu cerca de 30 processos por calúnia e difamação.

Izidoro Azevedo dos Santos (62 anos), advogado que defendeu Amilton em dois processos, levanta dúvida sobre o suicídio do blogueiro "terá mesmo o blogueiro se suicidado, ou sua morte terá sido obra dos incontáveis desafetos que cultivou, com suas enérgicas e contundentes denúncias de corrupção e lambanças políticas as mais variadas?"

Santos, que é conhecido como Herbert, conta que "Um deles (dos desafetos), numa audiência em que eu estava presente, chegou a afirmar, na frente da Juíza, que saíra de casa para matar o Amilton, mas fora dissuadido do seu intento pela família e por amigos."

Cuidadoso sobre essa ameaça, Herbert também postou em seu blog "Não posso afirmar que a morte do Mosquito tenha sido obra de gente ao serviço dele, citando a circunstância para lembrar o estado de exasperação em que chegaram os denunciados pelo blogueiro, com palavras contundentes e, não raro, consideradas infamantes, as quais engendraram inúmeros processos criminais e cíveis, contra os quais o acusado travava uma luta desigual, mesmo estando apoiado por simpatizantes."

Hoje, dia do enterro de Moska, Sérgio Rubim postou em seu blog "Ainda ontem li no twitter um jornalista dizendo que tudo que ele não fazia era jornalismo. Despeito! Talvez para esse jornalista, praticar jornalismo é fazer assessoria de imprensa e colunas elogiosas de autoridades. Está enganado. Mesmo com diploma de Administração, o Mosquito fazia jornalismo. Morreu em plena atividade da profissão."

Rubim disse Amilton Alexandre: “Já vinha há dias mandando sinais de que pretendia dar cabo da vida. Sozinho, sem dinheiro, com o seu blog fechado pela justiça, estava deprimido e parecia não encontrar saída para o fosso em que se meteu."

FIM DO TIJOLADAS

Amilton Alexandre encerrou seu blog, no dia 9 deste mês, com o seguinte texto:

"Quem tem acessado o blog nas últimas semanas notou um vem e vai de informações, postagens deletadas e até comentários sobre a coragem do blogueiro nas suas manifestações.

O blog foi construído com o objetivo de denunciar corrupção, tratar de assuntos ligados a cidadania e versar sobre os mais diversos temas da blogosfera.

Durante todo esse tempo, minha atividade foi manter o blog com informações e denúncias.

O blogueiro, apesar de muitas vezes advertido, carregou nas tintas contra os políticos. Passou dos limites em alguns casos. Claro, colheu processos e condenações, aos quais recorre.




Mas contribuiu para tentar sanear a política catarinense. Não foram poucos os assuntos tratados aqui  transformados em inquéritos no Ministério Público e ações civis públicas.

Quem achou que havia financiamento de grupos interessados em obter vantagens com o que era publicado aqui, se enganou.

Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo.

Como diz um amigo meu: O que você ganhou com o blog?

O ganho não foi pessoal, mas coletivo. Talvez um dia eu tenha a resposta para a minha parte.

Agora vou tentar me reestruturar numa atividade menos tensa. Preciso dar mais atenção a quem precisa: eu mesmo.

Passando pelo Cangablog vejo que o arsenal de maldades dos políticos não para. Vou deixar o Canga linkado aqui permanentemente. Devo dar alguns pitacos lá.

Aos meus leitores desejo bom Natal e um Ano Novo com saúde e paz."

Na última postagem no blog do Mosquito, que não está mais no ar, havia o seguinte texto de Jerônimo Gomes Rubim:

“E encerra suas atividades o polêmico blog Tijoladas do Mosquito. Por três anos, legislativo, judiciário, executivo e outras ôtoridades de SC tremeram nas bases com as denúncias e xingamentos do Mosquito.

"Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade." – George Orwell".”



Um comentário:

  1. Estou muito triste, isso é o suficiente para o mosquito saber sobre todo o meu sentimento!

    ResponderExcluir