Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

JÔ SOARES, A BÍBLIA E A MACONHA. CRISTÃOS AGEM COMO COMO FUNDAMENTALISTAS ISLÂMICOS FANÁTICOS E COBRAM DESCULPAS POR PIADA SOBRE A BÍBLIA. A Bíblia não é fetiche e nem amuleto.

A idiotia politicamente correta tem pressa. Muita pressa. Ela se espalha rápido como uma praga medieval. Mas uma praga medieval era uma doença, e a medicina nada sabia sobre bactérias e vírus. Mas hoje sabemos muito sobre isso, e o suficiente para saber que o politicamente correto, o relativismo cultural e o multiculturalismo são os vírus e bactérias que contaminam a cultura ocidental neste início de Século.
É lamentável como as coisas são vistas por um prisma obtuso. Hoje em dia querem matar o mensageiro quando a notícia é ruim, como se isso fosse resolver o problema.
É bem possível, dada a péssima qualidade do ensino oferecido pelo Estado e escolas privadas, que um sujeito aqui no Brasil fique indignado com a notícia de que na Holanda um fanático maluco islâmico matou um cineasta que fez um filme crítico sobre o Islã e, ao mesmo tempo, condene Jô Soares por haver feito uma piada falando do papel bíblia, como está acontecendo neste momento.
Leio no noticiário que corre a Internet um abaixo-assinado que já coletou umas 13 mil assinaturas que exige que Jô Soares e Moraes Moreira se desculpem por uma história ou piada que Jô teria contado em seu programa no dia 17 de novembro passado. Moraes Moreira disse que a Bíblia tem "mil e uma utilidades".
Os cristãos costumam criticar os islâmicos porque os islâmicos não admitem imagens e nem piadas com o profeta Maomé ou Alá, ou com o próprio Corão, considerado a própria voz de Alá. Muitos artistas foram punidos, alguns com a morte, por causa disso. O mais famoso foi o escritor Salman Rushdie que escreveu Versos Satânicos, em que trata superficialmente de Maomé e, mesmo sendo inglês, teve a sua cabeça colocada a prêmio pelo próprio governo fanático do Irã nos tempos do aiatolá Khomeini.
A Bíblia Sagrada não tem, para o cristão, o mesmo significado que o Corão para o Islã. Nunca teve. A bíblia não é um fetiche e nem amuleto. Claro que as pessoas devem respeitar a religião dos outros. Mas o senso de humor é fundamental. Todas as culturas tirânicas e todos os governos totalitários começam por perseguir os humoristas.
O riso é um tremendo ácido. Sabe disso quem leu, por exemplo, Best Sellers Proibidos, de Robert Darnton, ou leu O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Só como exemplos. Ou pode estudar o teatro grego.
Um bandido pode, sim, rechear bíblias para contrabandear cocaína, por exemplo. Já aconteceu. Uma Bíblia, por ser um livro grande e pesado (Há edições grandes e pesadas) pode ser usada para dar uma boa pancada na cabeça de alguém, aliás, como qualquer outro livro grande e pesado como um bom dicionário.
As bíblias impressas com aquele papel fininho, super leve, de textura suave, chamado papel bíblia, eram sim depenadas por maconheiros para enrolar cigarros de maconha. Nunca fiz isso, mas sei que era não muito raro. Isso não ofende aos Evangelhos ou ao Velho Testamento, nem a Cristo, apenas expõe quem quem destrói livros.

Só mostra que quem fez isso era um duro que não podia comprar papel para enrolar seu cigarro de maconha de forma decente.  Uma bíblia é tão sagrada como qualquer livro. Ou os que assinam abaixo-assinados acham certo queimar outros livros em praças públicas como faziam os nazistas, ou fizeram professores aqui mesmo, em SP, numa das greves contra o Estado? Devemos respeitar livros pelo fato de serem livros, representam a cultura, o ensinamento. Mas nem todos os livros tem o mesmo conteúdo não é?
Então, se Jô não se ajoelhar e não se desculpar à polícia religiosa vão fazer o quê? Queimar dúzias de livros de Jô? 
Estou cansado de ver motoristas indisciplinados, deseducados, arrogantes, metidos a besta, dando fechadas a torto e a direito, furando sinais vermelhos, desrespeitando a faixa de pedestres, mas com um plastiquinho colado no vidro traseiro: "Propriedade de Cristo". Desde que coloque o tal adesivo pode cometer barbaridades?
Isso pode?
Talvez no banco de trás esteja largada uma bíblia...       

Nenhum comentário:

Postar um comentário