Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

DILMA BATE LULA EM PESQUISA. LULA PERDE DE DILMA EM PESQUISA. Qual das duas idéias deixará o ex-presidente mais ferido em sua imensa vaidade? O povo desencarnará Lula.

No meio da correria acabei publicando o título sem o texto. Desculpem. (21h02)

Aqui vai:


UMA DIFERENÇA ASSIM, Ó
(FOTO Elza Fiúza/22.09.2009/ABr)

 
A mim pouco importa que a pesquisa CNI/Ibope coloque Dilma à frente de Lula, em preferência popular, ao fim do primeiro ano de governo. Considero apenas um entulho.

Pelo que temos lido, as obras prometidas na campanha ou estão atrasadas ou nem começaram; as obras para a Copa parecem um desastre; o crack se expande; a violência cresce em muitas regiões e o contrabando de armas para a bandidagem continua. A corrupção está institucionalizada e merecendo, na próxima reforma ministerial um novo ministro: o da Corrupção. Ao menos assim as coisas seriam mais planejadas...

O que chama a atenção é que, para a percepção popular, Dilma seja considerada melhor, de certa forma, pois a pesquisa, no geral, não é tão favorável assim como indica uma primeira leitura. Prevalece a narrativa superficial da TV.

É que Dilma fala menos que Lula. Ele, na sede de governar o universo, controlar tudo o que acontece no globo, com aquela expressão malandra de fim de tarde em botequim de porta de sindicato, a voz rouca e modulada, já havia enchido o saco de todo mundo.

Dilma parece sizuda. Sizudez lembra sabedoria, talvez, no imaginário popular. Também é preciso considerar que o povo vê TV. Internet (jornalismo) e jornais impressos são coisa diferenciada. A TV pesa demais na formação de imagem. E Dilma é favorecida pelas emissoras. O jornalismo combativo anda raquítico no País.

Ela passou pela crise dos ministérios como se tivesse feito uma faxina. Na verdade ela foi pressionada por algumas reportagens de poucos veículos. Como Lula era mais ousado em defender suspeitos, e ela fala menos, e trocou ministros, ficou parecendo que ela é melhor. Só impressão.
  
CNI/Ibope

Na comparação entre os governos Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, a avaliação de "ótimo ou bom" de Dilma é a melhor da série histórica do final do primeiro ano de mandato, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje.

Dilma registrou 56% (mesmo índice alcançado em março), enquanto Lula tinha 41% e Fernando Henrique, 43%. No começo do primeiro ano de mandato, avaliado em março, Dilma também tinha 56%. Já Lula estava 51% e FHC, com 41%.

A pesquisa mostra que a avaliação positiva do governo da presidente voltou a subir entre setembro e dezembro. O índice de pessoas que consideram a gestão como ótima/boa passou de 51% para 56%. A aprovação pessoal da presidente ficou praticamente estável --passou de 71% para 72%. Essa é a quarta pesquisa CNI divulgada neste ano.

A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dia 2 e 5 de dezembro. (Da Folha Poder)

Um comentário:

  1. ORA, MEU QUERIDO GUTENBERG, ESTAS PESQUISAS SÃO FALSIFICADAS - RSSSSS O GRANDE CHEFE - IL GRANDE CAPO LULA JÁ SABIA DO RESULTADO. RISOSSSS

    ResponderExcluir