Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

HUGO CHÁVEZ ENFRENTA O BISTURI EM HAVANA, OUTRA VEZ. Após passar um semestre dizendo estar curado, apesar da cada vez pior aparência, inchado por esteróides, o coronel bolivariano assume que tem que enfrentar um câncer agressivo.


HUGO CHÁVEZ SE DESPEDE



No sábado, possivelmente, segundo informações publicadas na imprensa internacional, Hugo Chávez deverá ser operado, outra vez em Havana, para a retirada do que ele chamou há alguns dias de “lesão de dois centímetros”. A tal lesão apareceu, segundo os médicos lhe disseram, no mesmo local de onde lhe extraíram um tumor, em julho de 2011, também em Havana.

Chávez embarcaria a Cuba para a cirurgia na tarde desta sexta-feira.

Comentaristas internacionais da Venezuela e de Miami dizem que Chávez, talvez por estar obcecado com as eleições, nas quais disputará o terceiro mandato de seis anos, descuidou-se do tratamento medico recomendado. Ao invés de submeter-se a todas as sessões de quimioterapia ou radioterapia recomendadas pelos médicos, evitou o descanso e manteve o ritmo frenético de sua agenda. Pode ser que, por um traço de seu temperamento, acreditasse estar curado ou que acreditar nisso, por si só, trouxesse a cura.  

Ocorre que sua aparência vem piorando há tempos, e suas intermináveis falas na TV venezuelana têm diminuído. As fotografias de sua participação em solenidades também mostravam um rosto cada vez mais com a famosa “cara de bolacha Maria”.

Fernando Lugo, o presidente do Paraguai, esteve doente, tratou-se no Brasil, parece curado. Dilma Rousseff, da mesma forma. Lula também teve câncer que, parece, segundo os médicos, ter sido eliminado.

Todos foram alvo da curiosidade e da atenção pública, tiveram boletins médicos divulgados pela imprensa e o processo de tratamento correu normalmente. Claro que, no caso de Dilma e Lula, houve um certo tratamento político da doença, por parte dos governistas, como se disso decorresse uma certa santidade.

No caso de Hugo Chávez a coisa parece ser diferente. Embora, como o nosso ex-presidente, ele também pense ter recriado a Venezuela ou que tenha uma  espécie de missão divina, talvez por conta da formação militar, não aceite a imagem fragilizada de alguém com câncer. “Como uma doença idiota ousa interromper a minha sublime missão?”, poderia dizer. Mais claro: puro medo de morrer.

O curioso é que os bolivarianos chavistas, lá na Venezuela, ou no Brasil (onde existem muitos), passaram a negar a possibilidade da doença não estar controlada e a acusar a imprensa por falsas notícias sobre Hugo Chávez.

Uma das coisa primarias em relação ao processo de circulação de informações é que não existem vácuos, tudo é preenchido ou por boatos ou por informações. Claro que jornais tem que evitar os boatos e tratar de checar as informações, mas se existem barreiras como as montadas em torno da saúde de Chávez, os aparentes boatos ou imprecisões podem ser indicativos fortes de algo mais. Diriam os antigos, onde há fumaça há fogo.

O jornalista do Globo, Merval Pereira, publicou por estes dias uma nota em seu blog em que informava que Chávez recusou tratamento no Brasil por não poder controlar o processo de divulgação de informações. Por isso foi se arriscar em Cuba, pois lá os irmãos Castro dominam tudo e podem evitar que circulem informações. Em Cuba não há imprensa, apenas veículos oficiais de propaganda.

Pelo que parece, Hugo Chávez tem imenso temor de sofrer algum atentado, em um hospital ou durante o próprio tratamento. Chegou a declarar que ouviu de Fidel Castro o conselho para evitar tomar injeções! Claro, Fidel Castro, tão próximo de Moscou e da KGB conhece muito bem os métodos ortodoxos e os pouco ortodoxos para matar inimigos e dissidentes.

Esta semana, no mesmo dia em que Chávez, após repercussão internacional sobre que estaria muito doente, talvez com metástase, resolveu dizer que o câncer havia voltado, ministros de seu governo e blogueiros vermelhos afirmavam que tudo era mentira!

Talvez agora, com a viagem a Cuba de seu mestre e guru, para enfrentar o bisturi, conforme ele mesmo, acreditem e parem de ser idiotas. A própria imprensa parece tratar com muito cuidado o assunto, talvez para não desagradá-lo, ou alimentar o mito de que é um tipo de super-homem.

DE ONDE TIRARAM O PRIMEIRO TUMOR?

O senhor, leitor, leitora, conseguem responder de onde, afinal, tiraram o tumor de Hugo Chávez? Lugo teve um câncer linfático, como o de Dilma, Lula na garganta, até Cristina Kirchner tratou do assunto de modo aberto, embora não tivesse um câncer.

O de Hugo Chávez parece um segredo de Estado. Supõe-se que seja no intestino, no cólon, embora a versão oficial seja a de um câncer na região pélvica. Teria sido em partes pudendas? Isso afetaria a imagem do destemido coronel? 

Mas o homem parece ter dificuldade em lidar com o fato. Após Dilma Rousseff assumir a presidência Chávez faria uma visita a Brasília em abril, que foi adiada por conta de uma anunciada queda e um problema no joelho que havia infeccionado. Visitou o Brasil de muletas, andando vagarosamente. Há suspeitas de que tudo fosse uma historinha para esconder o real problema. Mancava não por conta do joelho, mas por causa de complicações com o câncer.

Partindo do Brasil chegou a Cuba e foi imediatamente internado para uma cirurgia. Em julho teve que abandonar a Venezuela às pressas para outra intervenção em Havana. Segundo especulações na mídia internacional a primeira operação poderia ter tido uma barbeiragem, obrigando a outra cirurgia.

Desde então Chávez parece ter interrompido ou negligenciado o tratamento e passou a dizer estar curado, apesar dos sinais em contrário. Agora está em Cuba para outra intervenção. Não seria melhor que, desde o começo, ele tivesse tratado de tudo com maior transparência? Talvez se tivesse sido tratado no Brasil, desde o início, não estivesse na situação de agora.

Quanto à cobertura da imprensa nacional sobre o assunto...bem, uma vergonha, parece que as redações andam cheias de focas sem preparo técnico ou veteranos mal intencionados. 

REPRODUÇÃO DE:
(Reprodução de:http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2324741&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário