Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de abril de 2012

FERNANDO GABEIRA EXPLICA A INTENÇÃO DA LUTA ARMADA NO BRASIL. Ou, a ditadura comunista era a meta dos terroristas que hoje se apresentam como democratas dos anos de chumbo.

No vídeo o político Fernando Gabeira, ex-militante da luta armada e ex-terrorista, explica o que queriam, de fato, os movimentos que pegaram em armas para derrubar a ditadura militar. Os jovens de hoje falam em ditadura como se a tivessem vivenciado, nada mais enganador e falso.

Não fazem nem a menor idéia de quantas pessoa morreram no Brasil no período inteiro da ditadura, imaginando milhões de pessoas!

Espantam-se ao saber que, durante todos aqueles anos, morreram menos de 500 pessoas, sendo que 119 foram vitimas dos próprios terroristas, na maioria civis inocentes que nada tinham com a luta política.

Mentindo para os mais jovens os ex-terroristas não ajudarão a construir um país decente e nem democrático. Não deveria ter morrido ninguém, mas essa é outra história. 

Nunca apreciei muito o Gabeira, mas uma coisa devo confessar, admiro sua honestidade intelectual,  coisa rara entre os que lutaram para derrubar a ditadura e implantar o comunismo no Brasil. 




FERNANDO GABEIRA POR WIKIPEDIA:

“...É também conhecido por ter participado da luta armada contra o Regime militar no Brasil (1964–1985), como militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro, que tentava instaurar o socialismo* no Brasil. Na época, trabalhava como repórter do Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro.

Participou do sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick às vésperas do 7 de setembro de 1969. O episódio é narrado em seu livro O que é isso, companheiro?, de 1979. O sequestro ocorreu como forma de pressionar o regime militar a libertar quinze presos políticos, ligados a organizações clandestinas da esquerda política.

De fato, tais presos foram libertos e banidos do país, mas os envolvidos no sequestro foram presos algum tempo depois. O próprio Gabeira foi preso em 1970 na cidade de São Paulo. Resistiu à prisão e tentou fugir em direção a um matagal que existia por perto. Vários tiros foram disparados e um deles atingiu suas costas, perfurando rim, estômago e fígado.

Preso, foi liberto em junho do mesmo ano, tendo sido trocado com outros 39 presos pelo embaixador alemão Ehrenfried von Holleben, que também havia sido sequestrado. O grupo foi banido do país e embarcado para a Argélia.

Fernando Gabeira esteve exilado entre 1970 e 1979. Em dez anos, esteve em vários países, entre eles Chile, Suécia e Itália. Na Suécia, onde viveu a maior parte de seu exílio, estudou Antropologia na Universidade de Estocolmo e exerceu da profissão de reporter até a função de condutor de metrô, em Estocolmo.

Voltou ao Brasil, em 1979, com a Lei da Anistia. Passou, então, a atuar como jornalista e escritor, defendendo o fim do regime militar. Após 1985, apoiou a causa dos direitos das minorias e do meio ambiente...”

* onde se lê socialismo, conforme o texto de Wikipedia, é bom que se entenda ditadura do proletariado, do tipo existente na ex-URSS, Cuba ou Coréia do Norte.

A palavra socialismo, isolada de uma explicação, pode confundir os leitores mais jovens e incautos, que imaginam uma espécie de aura romântica em torno dessa palavra. 

Existiam socialistas democráticos no Brasil que não apoiavam a luta armada, sim, é verdade, mas os grupos armados (como o de Dilma Rousseff e Fernando Gabeira) lutavam contra a ditadura militar para implantar outra. Mataram dezenas de pessoas, explodiram bombas, assaltaram, roubaram, e justiçaram (eliminaram brutalmente algus de seus próprios companheiros). Nem sempre a violência terrorista era voltada contra as força armadas ou a polícia. Muitos cidadãos, civis, inocentes, foram vitimados em atentados a bomba e abatidos a tiros.
Essa é a verdade dos fatos, conforme explicou Fernando Gabeira no vídeo... 
E talvez seja essa a parte da verdade, da verdade integral do período, que os ex-terroristas, muitos deles hoje no governo do País, queiram esconder a todo custo.

Isso não é ético, moralmente correto e justo.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário