Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PASSEATA CONTRA CHÁVEZ REÚNE CENTENAS DE MILHARES EM CARACAS. Henrique Capriles, candidato único da Oposição, diz que é preciso unir os venezuelanos, separados por Hugo Chávez. A democracia ainda respira, apesar do esforço do ditador em esmagar a vontade do povo.

   

Enquanto no Brasil a Parada Gay conseguiu reunir pouco mais de 250 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, muito abaixo dos 4 milhões propagandeados pelos organizadores, na Venezuela, debaixo de uma ditadura feroz que esmaga os direitos da cidadania, a oposição e a imprensa, centenas de milhares foram às ruas para protestar.  

Henrique Capriles, de 39 anos, oficializou sua candidatura no domingo diante de uma multidão. Ele reiterou sua principal proposta: unir a Venezuela, que, segundo ele, foi dividida por Chávez. "Temos um governo que nos dividiu. Capriles vai unir a Venezuela e os venezuelanos. Também serei presidente dos vermelhos (cor que identifica o chavismo)", afirmou minutos antes de formalizar a candidatura presidencial ao Conselho Nacional Eleitoral.

Apoiado por setores políticos empresariais e por meios de comunicação privados, Capriles luta por livrar-se do rótulo de conservador. Autodenominando-se "progressista" e de "centro-esquerda", Capriles afirma se inspirar no "modelo Lula" e promete dar continuidade aos programas sociais do governo Chávez, principal pilar da área social da chamada revolução bolivariana.

Nesta segunda-feira, dia 11, encerra-se o prazo para as inscrições de candidatos, quando Hugo Chávez fará a sua inscrição, em meio a denúncias da obrigação dos funcionários públicos a participar do ato.

A campanha eleitoral na Venezuela promete, pela primeira vez, ser altamente disputada, com a oposição unida e muito organizada. O pleito está marcado para o dia 7 de outubro deste ano.

Já o coronel ditador Hugo Chávez continua em tratamento médico em função de um câncer muito agressivo e já passou por três cirurgias em Cuba. 

Cumpre repouso absoluto e tem feito apenas rápidas aparições na mídia. Segundo informações da imprensa venezuelana e da Florida ele mal consegue andar. 

Até hoje não se sabe oficialmente o tipo de câncer e a gravidade da moléstia, já que isso é guardado em segredo absoluto pelo governo chavista. Médicos venezuelanos e de Miami informam que é um câncer que atingiu os ossos na região da pélvis.

Como a Venezuela vive sob um regime autoritário e que persegue opositores, mantendo inclusive prisioneiros políticos, o clima é de incerteza total, pois há a possibilidade de fraude.

VEJA MAIS FOTOS NO SITE  25Segundos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário