Pesquisar este blog

sábado, 30 de junho de 2012

POR QUE FERNANDO LUGO ACEITOU A DESTITUIÇÃO SEM RESISTIR? Porque esperava voltar ao poder, apoiado por militares. Mas o golpe, que teria apoio de Hugo Chávez, não aconteceu.

Parte 1. 

TRES PATETAS MANIPULADOS POR CHÁVEZ?
Alguns países, como Honduras e o Paraguai, por conta ou dos golpes ao longo do tempo, ou de ditadores como o caso de Alfredo Stroessner, aprenderam que seria melhor fazer uma Constituição segura, que impedisse as reeleições e as manipulações para a reeleição. Reeleições manipuladas, como no caso da Venezuela, por exemplo, transformam um presidente em um ditador, como Hugo Chávez. Uma vez no Poder, não quer sair mais.

Assim foi que Fernando Lugo, membro do Foro de São Paulo (instituição comunista supranacional fundada por Fidel Castro e Luis Inácio da Silva no início dos anos 90) ficou imaginando como permanecer no poder indefinidamente. Zelaya tentou golpear, agitou o povo, quis fazer um plebiscito ilegal e foi destituído constitucionalmente, que fique bem claro. Basta ler a Constituição de Honduras.

Como bom agitador esquerdista, possuidor de dupla moral, ex-bispo, pai de uns tantos filhos - mesmo enquanto era bispo - Fernando Lugo começou a permitir a bagunça promovida pelos sem-terra no Paraguai, uma onda de invasões e violência no campo. Muitos dos prejudicados são os brasiguaios, excelentes produtores de soja e outros produtos agrícolas, que ajudam muito a economia paraguaia.

LUGO E COLLOR

Lugo, assim como Fernando Collor de Mello, foi eleito sem contar com maioria no Congresso. Isso dificulta governar, é claro, mas foi o que ele quis. Collor caiu por corrupção, mas muito mais por falta de sustentação no Congresso. 


Se Collor tivesse o apoio que tem o atual governo, ou Lula no tempo do Mensalão, também não teria caído. Essa é a verdade. Lula não foi impedido no Mensalão porque tinha maioria no Congresso e faltou peito à oposição e à imprensa para cobrar aplicação das leis e moralização.

Desse modo, as tensões aumentando, Lugo não fez nada do que prometeu e ainda deixou o País em pior situação. Com o ataque armado dos sem-terra em Caraguaty, um verdadeiro massacre em que sete policiais desarmados foram mortos com tiros na cabeça e ainda foram mortos 11 camponeses, a coisa chegou ao limite.

Lugo, pelo que se sabe agora, conforme a imprensa paraguaia, não tomou medidas drásticas e rápidas, dando tempo a que os sem-terra fugissem da polícia, que foi mandada mais tarde.

O Congresso resolver cassá-lo, e isso foi feito, dentro da Lei. Leiam a Constituição Paraguaia.

Parte 2.

Não haveria parte dois se a realidade em tempos de Hugo Chávez não fosse mais complicada. O Paraguai não tem uma esquerda forte. Assim, contar com a cadeia de comando dos militares é importante. Isso foi verdade no Brasil, desde os anos 20. A esquerda comunista sempre tentou infiltar-se nas forças armadas para tentar seus golpes. Está na História. 

Foi o que tentaram Chávez e Zelaya em Honduras. Chávez havia enviado cédulas e urnas para um plebiscito que fora considerado ilegal pelo Congresso, pela Justiça e pela Constituição. Zelaya queria ampliar seu mandato. Procurou chegar-se aos militares e mandou que eles ficassem com as urnas. Aí foi cassado.

Os militares, conforme as promessas de Chávez, poderiam ter imposto o plebiscito e teríamos um golpe... de Zelaya. A constituição hondurenha proíbe reeleição e que alguém se recandidate mais adiante. É vacinada contra tiranetes.

No Paraguai Lugo sabia que teria que deixar o governo, dada a falta de sustentação no Congresso. O aumento das tensões sociais cria, para os esquerdistas, a oportunidade de golpear. Mas o massacre de Caraguaty foi forte demais, e ficou claro que Lugo protegeu os bandidos. 

Quando Chávez percebeu que Lugo cairia, enviou seu braço direito a Assunção, Nicolas Maduro, para tentar convencer os militares de que Lugo precisava ficar, pois seria destituído. Mas as destituição legal de Lugo não seria golpe, era dentro de Lei, como a de Collor. 

Analisem com cuidado a necessidade de o governo do Brasil ter maioria no Congresso. Imaginem se apenas o PT apoiasse o governo. Sem mensalão, conforme a PGR. A coisa não teria mudado de figura há muito tempo?

Golpe seria o Exército Paraguaio dar um golpe em nome de manter Lugo no governo. Manter Lugo no governo contra uma decisão do Congresso, conforme a Constituição, é que seria o verdadeiro Golpe.
MANIPULADA
A pergunta é: Cristina Kirchner sabia das ações de Maduro e Chávez? Dilma Rousseff sabia de alguma coisa? O presidente uruguaio, José Mujica, foi informado de algo? Se sabiam, não há outra conclusão: teriam armado um golpe para manter Lugo no poder. 

Se não sabiam, foram usados como idiotas por Chávez que agora conseguiu colocar a Venezuela no Mercosul. A Venezuela não era aceita por ser uma ditadura mal disfarçada. Quem impedia, com voto contra era a democracia paraguaia!

Colocado o Paraguai fora do caminho, a Venezuela, nada democrática, assume um lugar, indevidamente no Mercosul.

Os senhores não estranharam quando Lugo foi deposto o fato de ele ter aceito tão pacificamente? E por que ele teria aceito tão calmamente seu destino no início? 

Porque ele sabia que haveria um golpe militar em seu apoio, que o manteria no poder. Mas isso não aconteceu conforme o acertado ou tentado com Maduro, e então ele começou a esbravejar e a falar em governo paralelo. 

Esses são os nossos esquerdistas. É o que temos. Fazer o quê? 

PS. Texto escrito com base nas informações recentes da reunião de Nicola Maduro com chefes militares em Assunção, conforme Veja.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/exclusivo-na-veja-online-chavez-tentou-promover-um-golpe-militar-no-paraguai-dados-os-eventos-de-hoje-contou-com-o-apoio-de-dilma-e-o-fim-da-picada/

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/os-tres-patetas-do-mercosul-invocaram-o-golpe-que-nao-houve-no-paraguai-para-a-execucao-de-um-golpe-de-verdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário