Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MASSACRE DO CINEMA. JAMES HOLMES, THE JOKER, E O MR. HYDE QUE PODE HAVER EM CADA UM DE NÓS. A principal questão nessa tragédia não é a posse de armas, mas a loucura e a revelação da maldade. Holmes, acreditando ser o Coringa, matou 12 pessoas e feriu 58 em um cinema do Colorado, na estréia de “O Retorno do Cavaleiro das Trevas”, de Batman. .

"MY MIND IS BURNING"

“A cada dia me desinteresso mais em estudar a mente e seus mistérios. Nunca  compreenderei seu funcionamento”, deve ter pensado James Eagan Holmes, de 24 anos de idade, após anos de estudo intenso e dedicado quando, em junho deste ano, pensou em parar o seu doutorado em neurociências.


Será que foi Holmes quem decidiu parar de estudar neurociências ou aquele  outro  ser que habita sua mente, o Coringa, The Joker, o inimigo mortal do Batman? Aliás, quando Holmes começou a se transformar no Coringa? Ninguém sabe, por enquanto.

Ninguém pode dizer que Holmes fez o que fez por conta da influência das histórias em quadrinho ou da violência de alguns filmes. Milhões de pessoas assistem a tais filmes, ninguém sai atirando nos outros ou imagina ser um personagem de ficção.

O que aconteceu na cabeça de James Holmes? O que aconteceu com ele? Talvez percebesse a chegada do Mal, pois mandou uma semana antes uma carta, que nunca foi aberta, a um professor de psiquiatria de sua universidade. Holmes tentou avisar aos outros sobre Joker.  

Culpar o cinema ou culpar as armas pelo massacre é como culpar o mensageiro após uma má notícia. Claro que a indústria das diversões tem baixo nível, mas esse é um outro problema, que não cabe discutir aqui agora.

A questão é, o que leva um sujeito inteligente, estudioso, respeitado em seu meio social, a ser envolvido por um personagem como o Coringa? Como Holmes começou a transformar-se no Joker?

Claro que isso não diminui o que aconteceu: Joker-Holmes matou 12 pessoas e feriu 58. Joker-Holmes comprou mais de seis mil munições e quatro armas, legalmente. Portanto, bem ou mal, agiu como James Holmes, pois The Joker não poderia comprar armas e munições. Mas era Joker manobrando a mente de Holmes? Joker pensava: hoje levarei Holmes até a loja para comprar uma Remington calibre 12?

AS ARMAS DE HOLMES-JOKER:
CALIBRE 12 REMINGTON; FUZIL AR-15 E DUAS
PISTOLAS
GLOCK

Vejam que essas questões são curiosas, intrigantes. Holmes e Joker moravam no mesmo corpo? Eram duas partes em uma mesma mente dividindo um quarto, um beliche, ou ora um reinava e depois se escondia ou fugia para reinar o outro? Eram dois lados de uma mesma moeda?

Ambos (Holmes-Joker) sabiam que precisavam tomar certo cuidado. Por isso Holmes foi ao cinema de Aurora, e só depois do filme começado saiu da sala e voltou como The Joker, com suas armas infernais.

A loucura, ou os problemas psicopatológicos, em seus vários aspectos, são uma das raízes da cultura. 


Dessas raízes fazem brotar obras de arte, do fundo de almas atormentados, como as de Nietszche, Dostoiewski ou Van Gogh, ou loucura total e absoluta, como no episódio do massacre promovido por Holmes-Joker.

Nunca saberemos, talvez. Quando o arqui-inimigo do Batman começou a tomar conta da cabeça de James Holmes? 


Quando James Holmes,  o Henry Jekyll, começou a se transformar em Edward Hyde, The Joker? 


De certo modo, a história de Holmes & Joker é a do Médico e o Monstro, Jekyll & Hyde. Sempre pode haver uma sombra perturbadora em cada ser humano.  

Assim sendo, com toda a discussão que possa haver sobre armas e filmes e TV, tais acontecimentos continuarão a nos assombrar, e a repetir-se. Hyde está escondido em cada um de nós? 

MÃE DE HOLMES FICOU ASSUSTADA COM O ACONTECIMENTO
ARLENE HOLMES

Arlene Holmes fala sobre o filho James Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário