Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ROLAND BARTHES E O MENSALÃO. O INCERTO OLHAR DE LULA EM DIREÇÃO AO FUTURO. VEJO OS OLHOS DE QUEM PODE TER VISTO O MENSALÃO DE PERTO. Vejo olhos que expressam apreensão, insegurança e medo. Segundo o publicitário já condenado pelo STF, Marcos Valério declarou a Veja, o chefe do Mensalão foi Lula, com o auxílio dos petistas José Dirceu, e Delúbio Soares.



A fotografia do ex-presidente Lula e sua esposa, dona Marisa, que está circulando pela Internet em redes sociais, parece bastante reveladora. Claro que Lula parece ter perdido um pouco o vigor após o câncer que o vitimou, mas o ex-presidente tem sido  sempre um estoque de olhares matreiros e espertos.

Lula é um mestre em trejeitos, em fazer cara de esperto, como fazem contadores de “causos” em botequins de porta de sindicato. Quando começaram a sair as primeiras matérias sobre o Mensalão, após denúncia de Roberto Jefferson, Lula também andou por um tempo com uma expressão mais retraída. Chegou a desculpar-se com os brasileiros pelo mau comportamento de alguns “cumpanhêros”. Talvez tenha imaginado, até, a possibilidade – que havia mesmo – do impeachment.

Mas, como no Brasil a oposição é uma piada, inexistente, não se pode chamar o PSDB de oposição, não é mesmo? E direita conservadora organizada politicamente não há, então Lula voltou a ganhar confiança e, com o tempo teve a coragem de dizer que o Mensalão era uma invenção da imprensa e da oposição.

Voltou aos seus trejeitos e caras de esperto, cheio de movimentos com os olhos e forte gesticulação. Uma coisa é verdade, Lula é excelente comunicador.

Essa foto que circula mostra um casal tenso. O olhar de dona Marisa não expressa qualquer alegria. Antes, uma certa surpresa.

Lula está nitidamente incomodado, olhando meio de lado, com a cabeça recuada, como em defesa de algo. Acabou a cara de euforia e aquela certa malandragem do olhar. Lula está sério e acuado. Talvez não imaginasse tais desdobramentos do processo no STF.

A foto do olhar de Lula é interessante. Me faz lembrar a primeira página do livro
“Câmara Clara” de Roland Barthes, em que há um retrato de um sobrinho de Napoleão. Olhando para o retrato Barthes escreve: “vejo os olhos que viram o imperador”. É interessante pensar que os olhos de alguém viram isto ou aquilo e você os examina e, de algum modo, absorve aquela experiência.

As coisas parecem não estar indo muito conforme os planos. Pode ser que o PT tenha alguns condenados a mais. O Mensalão, provado pelo STF, não poderá gerar seus desdobramentos políticos. Ter a certeza de uma maioria absoluta tornaria o poder absoluto. Estaríamos falando de uma ditadura, aos moldes de Chávez e seu bolivarianismo, ou aquela que Cristina Kirchner está ensaiando na Argentina.  

Vejo os olhos de Lula. Vejo os olhos de um homem apreensivo.



IMAGEM DE LULA PISCANDO:
http://www.colunadonene.com.br/2012/05/lula-para-nossa-alegria.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário