Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CUBANOS (os obedientes) NÃO PRECISARÃO MAIS DE PERMISSÃO PARA ENTRAR E SAIR DO PAÍS. Como a ditadura continua, alguns poderão sair, outros não. Isto é, não mudou grande coisa. Uma ditadura é sempre uma ditadura. A blogueira Yoani Sánchez fica presa, a escritora Wendy Guerra, queridinha dos comunistas, pode entrar e sair à vontade.

WENDY GUERRA ENTRA E SAI À VONTADE DE CUBA.
(FOTO DE DANIEL MORDZINSKI)

Todos os cubanos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que os outros. A imprensa dos paises democráticos está a cada dia descendo um degrau em estupidez e incapacidade de colocar as notícias em seu contexto, chamando as coisas pelo nome que têm.

Com uma pretensa neutralidade ou objetividade, jornais de todo o mundo noticiam que agora os cubanos poderão sair livremente de seu pais! Ora vejam só, agora os cubanos poderão fazer aquilo que nós sempre fizemos, assim como milhões de habitantes de inúmeros países. Entrar e sair do pais livremente, sem ter que pedir autorização para o governo. Que avanço! Estão trancados na ilha desde 1959!

Cuba, uma feroz ditadura, desde 1959, fechou-se ao mundo como um regime totalitário para, mais uma vez, como sempre acontece nas ditaduras totalitárias, produzir o novo homem e o novo mundo melhor. O resultado desse mundo melhor é que 1,5 milhões de cubanos vivem fora da ilha (fugiram nos primeiros anos após a revolução) transformada em um presídio para a sua própria população.

Cuba virou um tipo de jardim zoológico humano, com suas bizarrices, como os carros antigos americanos, dos anos 50, as prostitutas que desfilam seus corpos morenos pelo Malecón coletando os dólares dos turistas deslumbrados. E os turistas, que ficam quase restritos a praias realmente paradisíacas, são alimentados pela propaganda de um povo feliz. Mas eles são abordados na rua para vender dólares, relógio, calças Levis, ou entrar em uma loja exclusiva de turistas e comprar para o cidadão sabonetes, creme de barbear ou outras bugigangas inacessíveis aos simples mortais.  Como é singelo morar em Cuba, como eles conseguem fazer ali o que antes milhões no resto mundo faziam nos anos 50! Quase um museu ao ar livre.

RESTRIÇÕES


YOANI SÁNCHEZ
FICA DETIDA NA ILHA
Certamente, como continua sendo uma ditadura, controlada por uma elite de cerca de 300 mil cubanos ligados ao PCC (não se assustem, Partido Comunista Cubano), o governo da ilhota continuará a controlar seus habitantes, vigiados diuturnamente.

Quem leu o famoso Animal Farm (A Revolução dos Bichos), de George Orwell, saberá entender perfeitamente a primeira frase deste texto: “Todos os são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais do que os outros”. 

Em Cuba, essa ficção do sucesso da revolução comunista, a lei se aplica perfeitamente. E agora, com essa tal permissão para entrada e saída do pais sem controle do governo, a lei é aplicada mais uma vez.

Vejamos: segundo o publicado no diário oficial cubano, o Granma, nem todos
poderão usufruir de tal benefício. Exemplo: os dissidentes, os “cérebros”, os críticos, os médicos, esportistas, e talvez outras categorias consideradas especiais ou estratégicas para o regime. 

Então, exceto as exceções, que serão muitas, todos (os que sobraram poderão sair do pais. Geralmente gente ligada o regime e que não criará problemas ao governo. Ou aqueles dos quais o PCC queira se livrar.  

É uma piada.

Claro que para os muitos que poderão agora entrar e sair de Cuba, apenas com o passaporte. Será muito bom. Mas isso não resulta de bondade alguma do sistema. É apenas uma forma de tentar aliviar as tensões internas, que são muitas, e crescem a cada dia, devido à escassez pela qual passa o pais.

Com o afastamento de Fidel Castro em 2006, que passou o comando para seu irmão  mais novo, Raul, houve um movimento no paquidérmico sistema para tentar algumas medidas de abertura na área econômica. Mas tudo muito difícil de funcionar, tal o grau de controle, burocracia e receio de perda do controle da situação. Aliás, a dita democracia cubana, para os comunistas, é a passagem do comando da ditadura de um irmão mais velho para um irmão um pouco menos velho, do mesmo modo.Em suma, Cuba é uma gerontocracia. Socialismo monárquico!

Em Cuba, ninguém é dono do próprio nariz, o estado comunista que é dono de tudo e de todos.

MENTIRAS DO EMBARGO
         
Ao longo do tempo venderam a mentira de que o atraso constante era produto da política de restrições americanas, o embargo. Isso jamais foi verdade. Em primeiro lugar, durante todo o tempo da antiga União Soviética Cuba pode comerciar com todos os países da então chamada Cortina de Ferro. Ocorre que seria como dois mendigos fazendo comércio: um não tem dinheiro a oferecer, e nem produz nada para vender, sendo a recíproca verdadeira, pois o outro não produzia nada para vender e nem tinha dinheiro para comprar. Simples assim.

Durante todos os anos da União Soviética, a URSS, com todas as suas carência também, mas por ser bem mais complexa, e para efeitos de propaganda, deu mesadas anuais de 4 bilhões de dólares aos cubanos. Cuba viveu de mesadas. O que é inacreditável, pois qualquer enciclopédia ou livros e relatórios sobre economia de até meados dos anos 50 mostrarão que Cuba tinha uma economia excelente, exportava vários produtos agrícola, e já tinha um excelente padrão de vida, superando quase todos os paises latino-americanos e até, alguns europeus.

Havia, claro, nos anos 50, a ditadura cruel de Fulgêncio Batista, assim como o mito do domínio total dos mafiosos americanos (que estavam lá mesmo) sobre o pais inteiro. Mas sempre é preciso alimentar algumas boas mentiras e algumas verdades para que se faça a revolução.

E foi assim que Fidel Castro chegou ao poder com seus guerrilheiros. Desde então, Cuba só mudou: para muito, mas muito pior. Toda a euforia dos comunistas e simpatizantes sobre os avanços de Cuba é resultante de pura propaganda.

A economia cubana, assim como toda economia socialista não para de pé. Hoje os cubanos nada produzem, nada exportar, portanto não importam, pois não tem recursos para isso. Os socialistas, com a mania de interferir no processo econômico desmontam a máquina do mercado e interferem nos preços. Preços não podem ser regulados pelo governo. Cuba comercia, hoje, com mais de 100 países. Ocorre que não passar de um sistema de quase escambo rudimentar. Nada exporta, porque nada produz. Não produzindo, não vende. Não tendo dinheiro não pode comprar. É um círculo vicioso. No caso da Venezuela, por exemplo, exporta mão de obra (na verdade agentes doutrinadores) e importa petróleo. O Brasil está “financiando”, provavelmente a fundo perdido, um porto em  Cuba. Uma forma de dar o suado imposto dos brasileiros aos comunistas cubanos.

O resultado disso tudo foi que Cuba, o maior produtor de açúcar do mundo nos anos 50, em 2011 voltou aos níveis de produção de 1901. Recuou um século. A única coisa que funciona em Cuba são as áreas ligadas ao turismo externo, para receber turistas e receber dólares.

Bem, este texto já se alongou demais. Era apenas um breve comentário sobre que agora um cidadão cubano – sempre aqueles aprovados pelo governo – poderá entrar e sair do país. Para nós rotina, para uma ditadura, um avanço? Não creio, realmente, parece mais uma forma de destampar a panela de pressão. Qualquer dona de casa sabe disso. Se não deixar escapar um pouquinho da pressão, o feijão poderá ir pelos ares.

OS ESPECIAIS

Para fechar. O seu filho estuda engenharia na POLI-USP? Ao se formar poderá obter um bom emprego no Brasil ou se quiser, poderá ir ara o exterior estudar ou trabalhar.
Na ditadura, no caso a cubana, como o governo investiu nos estudos do seu filho, ele torna-se uma propriedade do Estado. É considerado “um cérebro”, não poderá sair do pais.

Raul Castro disse que os EUA roubam cérebros cubanos. Não é verdade. A América, apesar da crise, ainda exerce fascínio. Atrai cérebros do mundo inteiro porque incentiva pesquisas e paga bem. Ainda há boas oportunidades para pessoas bem preparadas. Aliás, como em qualquer pais decente.

O Brasil tem recebido espanhóis que fogem da crise européia. O Brasil não está roubando cérebros espanhóis. O Brasil não está roubando argentinos, bolivianos ou chineses. Eles é que vem para cá para tentar o futuro.

A idéia do “roubo” de cérebros mostra bem a mentalidade comunista ditatorial. São os donos das pessoas. Pessoas são apenas peças do sistema. Além dos “cérebros”, há os críticos, os esportistas, os dissidentes. Estes nunca terão passaportes liberados.

Estes, são um capítulo à parte. Alguém como Yoani Sánchez, uma critica supervisionada para efeitos de propaganda, pode fazer criticas pela Internet, que são lidas apenas no exterior, mas não pode, ela mesma, sair do país.

Por outro lado a escritora Wendy Guerra, a queridinha dos comunas, pode sair e fingir que não gosta das falhas do regime, mas seus livros também não podem ser vendidos e lidos pelos cubanos.

É, tanto Yoani como Wendy têm uma certa margem de liberdade para criticar falhas do regime, coisas leves do cotidiano, mas nunca analisam analisam a monstruosidade do estado ser dono de alguém. De certo modo, são a oposição consentida, como o MDB foi nos tempos em que polarizava com a Arena, aqui no Brasil. Mas com uma margem de manobra ínfimamente menor do que os opositores tinham no Brasil no tempo dos militares. Aqui a oposição era quase uma oposição.  Lá é uma manobra de propaganda pra inglês ver. Yoani e Wendy tem milhares de fãs... fora de Cuba.

Mas a Wendy Guerra tem uma vantagem muito grande. Ela é bonitinha demais, tem um belo sorriso e deve deixar embasbacados e confusos os burocratas comunistas, e isso ajuda bastante a vender o peixe cubano.

Enquanto Yoani fica presa em Cuba, Wendy Guerra, que faz o mesmo papel, pode entrar e sair livremente. Para a primeira, de nada adiantarão as novas medidas, ela não poderá usá-las. Para a segunda, são inúteis, pois ela é uma cidadã especial e os especiais fazem valer o ditado usado inicialmente: todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais que os outros. Wendy entra e sai de Cuba quando quer.

Wendy é igual, mas é diferente, entenderam?  Basta olhar  as fotos das duas.

YOANI SÁNCHEZ:
http://www.desdecuba.com/generaciony/
WENDY GUERRA:
http://www.danielmordzinski.com/fotografias/latino-americanos/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário