Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MÉDICO DIZ QUE FIDEL CASTRO TEVE FORTE DERRAME CEREBRAL. Morto, ou ainda vivo, talvez Fidel já não saiba mais quem é, ou foi um dia. Isso equivale a estar morto, só falta Deus decidir para onde irá mandá-lo. Creio que para baixo.



FIDEL CASTRO

Fidel Castro olha no espelho e, longamente, observa o reflexo pálido à sua frente. Examina cada ruga da testa, o cabelo ralo, a boca entreaberta, os ombros arqueados, o ar cansado e pergunta baixinho, “quem será essa pessoa à minha frente?”. Fidel Castro pode não ter morrido ainda, do ponto de vista médico; mas, provavelmente, a esta altura dos acontecimentos, ele já não deve saber mais quem é.  

No dia 12 de outubro publiquei um texto reproduzindo as informações do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, sobre um possível anúncio, pelo governo cubano, relativo à morte de Fidel Castro. O prazo seria de 72 horas. Passado o prazo, o governo cubano não fez qualquer anúncio, e parentes de Fidel, em Miami, na Florida, disseram desconhecer o fato.

Mas agora é a vez do médico venezuelano que trabalha na Florida, José Rafael Marquina, informar, pelo Twitter, que Fidel Castro teria sofrido um forte derrame cerebral.

CÂNCER DE CHÁVEZ

Não podemos nos esquecer de que tanto Bocaranda, como Marquina, são muitíssimo bem informados. Ambos foram os primeiros a divulgar as informações sobre o câncer agressivo que tomou o organismo de Hugo Chávez.

Embora tenha ido a Cuba várias vezes para tratamento, Chávez teve a saúde gradativamente afetada e chegou a temer não poder disputar as eleições. Está inchado e sob a ação de corticóides e outras drogas potentes para aliviar a sua dor constante.

Chávez caminha com dificuldade e pouco, para evitar sofrimento.

Marquina e Bocaranda têm boas fontes em Cuba e na comunidade de língua espanhola, em geral, incluindo na Florida, EUA. Bocaranda foi quem divulgou informações do médico espanhol que já tratou de Fidel Castro e que foi chamado a Cuba para analisar o quadro de Hugo Chávez. 

O ditador venezuelano preferiu tratar-se em Havana por ser mais seguro que estar exposto aos médicos de Caracas.

Governantes tirânicos desconfiam de todos. Chávez somente poderia sentir-se seguro em Cuba, ao lado de Fidel Castro, outro paranóico com segurança. Chávez não oferece perigo a Fidel por ser seu admirador. Castro não faria nada a Chávez, por precisar desesperadamente do petróleo venezuelano.

Ditadores são curiosos, e cheios de segredos. Não obstante, seus admiradores não acham nada demais que um chefe-de-Estado mantenha seu próprio povo na ignorância a respeito de sua saúde. Razões de Estado, é a desculpa.

Ninguém sabe, fora dos círculos mais próximos de Castro e de Chávez, qual a doença exatamente de cada um. Fidel quase morreu. Chávez quase morreu. Castro ficou tão mal que preferiu passar o comando do pais (ou sua ilha particular?) ao irmão mais novo (!), Raúl, um outro octogenário. Chávez parece não confiar nem no irmão mais velho, também político, e preferiu continuar governando sendo torturado pelo câncer misterioso que o vitima.

FIDEL CASTRO JÁ MORREU.

Fidel Castro pode, a esta altura estar sendo assistido, inconsciente, em algum hospital cubano, ou em sua própria casa. Seus textos, publicados até alguns meses atrás, estavam cada vez menores, e mais incompreensíveis (veja exemplo dos textos publicados neste blog retirados de sites oficiais cubanos). 

Coisa mesmo de quem está ficando caduco ou com início de Alzheimer. Mas quem teria a coragem de apontar o dedo para o ditador cubano e dizer: “o rei está nu?”.

Se teve um forte derrame cerebral, pode estar na cama, em coma. Não voltará mais à ativa. Como se fosse a morte. Se está com um quadro forte de senilidade, sem reconhecer os outros, bem, é como se fosse outra pessoas. Não saberá nem mais quem foi Fidel Castro, ele mesmo. É como se tivesse morto. Desse modo, é melhor dizer então, e não será mentira: Fidel Castro está morto; ao menos aquela pessoa que tinha consciência de si mesma.   

Hora destas o governo cubano fará um anúncio oficial sobre a morte. Como os comunas sempre manipulam os dados (procurem saber sobre as famosas enciclopédias e fotografias oficiais soviéticas da Era Stalin!) algum oficial do PCC (não se assustem – Partido Comunista Cubano) fará um pronunciamento dizendo que o grande líder foi alegrar Deus lá no Céu.

Bem, comunas não acreditam em religião e nem em Deus. 

Mas eu, sim, então penso que, de fato, o grande barbudo do século XX, responsável por tantas mortes, perseguições e torturas em Cuba e nos paises dos outros, ficará acordado eternamente, pagando seus pecados, no Inferno.                                                 


NOTA DO BLOG DE ALUÍZIO AMORIM

O médico venezuelano José Rafael Marquina, que vive em Naples, Estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde desempenha sua atividade médica, acaba de informar pelo Twitter que o ditador Fidel Castro teria sofrido um derrame cerebral massivo, conforme se pode conferir no facsímile acima.

Marquina ficou muito conhecido pelas análises que tem formulado a respeito do câncer que acomete o caudilho Hugo Chávez. Já deu dezenas de entrevista para jornais e televisão da grande mídia, abordando o processdo cancerígeno que atinge o caudilho venezuelano.

- A informação acerca da gravidade de Fidel, resultado da embolia cerebral, é totalmente certa - afirma o médico em um de seus twitts. Marquina tem mais de 96 mil seguidores pelo Twitter e é sempre muito procurado pelos veículos de comunicação.

Pertencendo à comuniade hispânica que é grande no Sul da Flórida, e trabalhando num grande hospital de Naples, dominando o inglês e o espanhol, o médico José Rafael Marquina dispõe de fontes restritas à área médica que normalmente não estão ao alcance dos jornalistas e que, com toda certeza, fazem a ponte com seus colegas cubanos e venezuelanos.

Já há alguns dias correm rumores intensos a respeito de que Fidel Castro estaria seriamente doente. Fazem sentido tais rumores, já que desde de junho deste ano o ditador não aparece em público e também não escreve mais seus artigos no Granma, o jornal do Partido Comunista Cubano.

Sabe-se também que Fidel Castro passou o poder para seu irmão Raul, há um bom tempo, justamente porque sofrera um sério abalo de saúde. Especulou-se que Fidel teria um câncer, o que não se pôde até hoje confirmar, já que a saúde do ditador é segredo guardado a sete chaves.

Num de seus twitts, o Dr. José Marquina anexa um TwittPic com a foto do famoso Laguito, em Havana, onde está a mansão de Fidel Castro, local onde o ditador estaria sendo tratado ou, nestas alturas, transformado num cadáver.

NOTA DE BOCARANDA

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda quem revelou ao mundo que o caudilho Hugo Chávez estava com câncer comprovou que suas fontes em Havana sabem das coisas. Em sua famosa coluna Runrunes, Bocaranda afirma que mais cedo do que se espera virá à tona o verdadeiro estado de saúde de Fidel Castro.

Afirma que é falsa a informação de que Fidel continua fazendo tudo que costumava fazer, como exerícios em esteira ou escrever. A última de suas reflexões apareceu no Granma, órgão do Partido Comunista Cuba, no dia 19 de junho passado. As mensagens que Chávez disse ter recebido do ditador foram escritas em Caracas.

O jornalista também se refere ao fato de que Juanita Castro se aborreceu quando vazou a informação de que sua sobrinha, Débora Castro Espín, filha de Raúl, a convidara para viajar a Cuba no momento em que Fidel Castro faleça.

Transcrevo a nota de Bocaranda na íntegra no original e espanhol:

"Quizás me adelanté al decir que en 72 horas sabríamos la verdad sobre la salud del ex presidente cubano Fidel Castro. Sin embargo puedo reiterar que más antes que tarde lo sabremos. Es falso que Fidel esté haciendo todo lo que acostumbraba hacer como ejercicio en caminadora o escritura y dictado diarios.

La última de sus Reflexiones aparecida en el Granma, órgano del Partido Comunista Cubano, apareció el 19 de junio pasado. Los mensajes que dice Chávez le envió Fidel fueron escritos aquí en Caracas.

Hace cuanto no le pregunta ¿how are you Fidel? Apenas esté desplegada la Reserva de Altos Mandos en las principales ciudades cubanas sabremos la verdad. Juanita Castro se molestó cuando informamos que Débora Castro Espín, su sobrina hija de Raúl, la había invitado a viajar a La Habana en el momento que Fidel fallezca. Ella lo sabe.  Por eso su reacción negándolo en Miami y reclamándole a la sobrina la filtración. Lo siento pero era noticia…"

ALUIZIO AMORIM:
BOCARANDA - RUNRUNES:

Nenhum comentário:

Postar um comentário