Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

OS POSTES DE LULA E OS APAGÕES.




Lula é aquele piadista que já foi presidente. E que enquanto presidente foi quase uma piada. Falo sério. O homem parecia acreditar, de verdade, que havia descoberto o Brasil. Passou a borracha na História e recriou este pais em que vivemos hoje. Queiram ou não. Um deus, segundo Marta Suplicy. 

O PT explorou politicamente o que pode o “caso” Collor de Mello (hoje aliado do PT), mas foi Collor quem abriu o mercado nacional aos importados, forçando a modernização de nossas indústrias. Depois FHC implantou o Plano Real, algo que funcionou tão bem que seus resultados – o fim da inflação o maior deles – perduram até hoje.

Contudo, Lula, o desmemoriado (disso sabemos todo quando se refere a fatos do Mensalão), acredita que foi ele que implementou a estabilidade econômica e os avanços do mercado brasileiro. Não foi não. Ele apenas teve o bom senso de não destruir a economia com a aplicação de princípios socialistas sem sentido, ao gosto do programa do PT, como faz Hugo Chávez, destruindo a Venezuela.

Se Lula fosse um animal, seria um animal mimético, que se disfarça de outro, para enganar presas ou predadores. Ele, na condução do governo, assumiu projetos anteriores, de outros governos, e rebatizou. Essa é uma das grandes especialidades petistas: rebatizar projetos e fazer com que todos acreditem que tudo é novo, sonho, felicidade, sorrisos e emoção pura.

Basta ver o que Lula achava das bolsas dadas pelo governo, antes e depois dele. É um espeeeeeerrrrrrrto. As bolsas dos governos anteriores eram para enganar o eleitor ignorante e faminto. As bolsas dele, as mesmas bolsas, já serviriam para libertar o mesmo eleitor ignorante. Não é uma piada? 





Tudo isto para falar dos discursos de Lula neste segundo turno. O PT argumenta que ampliou seu domínio em prefeituras. Sim, em cidades pequenas, pelo interior. Mas, nas 27 capitais, levou uma coça, uma surra, uma tunda gigantesca, apesar do senhor Lula e suas interferências e vaidade. Emplacou direto apenas em Goiânia. Vaidade, seu nome é Lula.

O PT tomou o maior cacete em Porto Alegre, apesar do governador ser petista. O PT está passando apertado em Salvador, com ACM Neto, apesar de seu governador ser petista. O PT levou a maior sova em Recife, onde Lula, arrogantemente, passou como um trator sobre a base partidária local, impondo seu candidato escolhido a dedo. Outro poste, que quis enfiar nos recifenses. . O poste recifense não foi nem para o segundo turno.

Há muitas outras cidades onde a coisa está feia e o PT talvez não emplaque seus candidatos.

Onde já os conhecem...

Agora, num esforço desesperado para eleger Fernando Haddad – pode até ser eleito – não pelas próprias qualidades, ou pela suposta força de Lula, ou apesar do efeito Mensalão, que houve, sim, no Brasil, mas também pela colaboração dos tucanos que sempre se bicam em público e são muito ambíguos, Lula faz piada sobre postes.
Ele se vangloria, em alguns comícios minguados, de que os “postes” que indica estão iluminando o Brasil. De onde tirou isso essa bobagem?

De minha parte, acho ainda que Fernando Haddad é um poste que Lula quer enfiar nos paulistanos. Há quem goste... de Haddad. Foi um desastre no MEC, mas parece mimado e protegido de seus erros (melhor que usar cag...as) pela imprensa. Mas Lula anda fazendo piadinhas sobre que os postes que ele planta iluminam o Brasil.

O primeiro poste foi Dilma. E ela realmente tinha cintura dura. Ajudou a fazer o bom e o mau, o certo e o errado, agora é a presidente. Não pode querer usufruir apenas aquilo que ela acha que dá certo. O que está atrasado, errado, mal feito, também é filhote dela. Ela era a Dilma ministra antes de ser a Dilma poste, que agora é a Dilma Presidente. É a mesma pessoa! Sabiam?

E agora que Lula fala tanto em poste e iluminação. Lembram de como zombou dos apagões de FHC? Agora estão acontecendo apagões em diversas regiões. E Lula ainda brinca que seus postes estão iluminando o pais. Quando há energia, talvez...    

GJ.

DA IMPRENSA:

Apagões colocam em xeque segurança do sistema elétrico

Segundo o Operador Nacional do Sistema, não se sabe ainda o que provocou o desligamento das linhas de transmissão do sistema interligado que atende as localidades afetadas. O problema, segundo o órgão, teve início à 0h14 (de Brasília) – na Bahia, Paraíba e Pernambuco as concessionárias indicam que a pane começou pouco depois das 23 horas, já que os estados não fazem parte do horário de verão.

Retorno
A assessoria de imprensa do ONS informou que, à 1h20 da madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia começado a voltar em localidades no Tocantins e Pará. Em Belém e Palmas a eletricidade voltou pouco antes das 2h.

Mais de uma hora depois, o abastecimento começou a ser restabelecido em Imperatriz e São Luiz, no Maranhão, na região metropolitana do Recife e no sul da Bahia. Por volta das 3h40 (horário de Brasília), a situação também começou a ser normalizada em Salvador, Fortaleza e Natal.

Sistema
Segundo a Coelce, companhia elétrica do Ceará, houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional” que afetou o Nordeste e parte da região Norte. Pelo Twitter, a concessionária informou que suas equipes estavam trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.

Na Bahia, onde todo o estado ficou sem luz, a assessoria da companhia de eletricidade local (Coelba) confirmou  o problema no sistema interligado nacional, do Operador Nacional de Sistema Elétrico. Segundo a concessionária, a Bahia deixou de receber energia elétrica para fazer a distribuição. A previsão da companhia para o retorno total do abastecimento era às 5h06.

Leia mais: Após apagões, Dilma decide mexer na gestão de Furnas

Na Paraíba, o blecaute também afetou todas as cidades desde as 23h30 (1h30 em Brasília), informou a Energisa, concessionária de energia elétrica do estado. O presidente da empresa, Marcelo Rocha, comunicou ao governo do estado que a Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) não tinha previsão para o problema ser solucionado. Em Pernambuco, a concessionária Celpe também não deu prazo para normalização do abastecimento de energia, o que só começou a acorrer no meio da madrugada.

 Precedente
O apagão desta sexta é o segundo de grandes proporções que atinge o Nordeste nos últimos 35 dias. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), um problema na subestação de Imperatriz, no Maranhão, causou a suspensão do fornecimento de energia elétrica em parte da região.

Em 3 de outubro, outro blecaute afetou cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Por ao menos meia hora, a pane atingiu regiões do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre e Rondônia, além de cidades no Centro-Oeste.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o problema foi causado por um incêndio em um transformador da subestação de Furnas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. A pane no equipamento causou diminuição da carga de Itaipu, o que levou à perda de 3.500 megawatts dos 60.000 produzidos pela usina. Furnas, no entanto, negou a responsabilidade pelo problema.
(VEJA/R. AZEVEDO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário