Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

FOTO DE DILMA ATRAVESSADA POR ESPADA GANHA PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA. A imagem é de Wilton Souza Junior.




PREMIO ESSO DE FOTOGRAFIA. 
Atenção, domínio técnico, percepção apurada para o que é jornalisticamente significativo. Isso que faz de "Dilma atravessada por espada" uma grande fotografia de imprensa. Dilma Roussef, guerrilheira nos tempos da ditadura militar, ligada a grupos terroristas mortais, agora é a presidente da República. E, no caso, foi a cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras. Não poderia sair sem, ao menos, uma agulhada simbólica. 

Grande presença de espírito do fotógrafo, bem informado, ligado à cena política de seu tempo. Parabéns.

A fotografia da presidente Dilma Rousseff atravessada por uma espada venceu o Prêmio Esso de fotografia de imprensa deste ano. A foto é de Wilton Souza Junior, do jornal “O Estado de S. Paulo”. 

A imagem foi publicada na edição de 21 de agosto de 2011 e era relativa a uma cerimônia realizada durante visita da presidente à Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, RJ.

A mesma foto já havia ganho o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha em 2011 e escolhida como a foto da semana, na ocasião, pela Revista Veja. Segundo a imprensa, Wilton de Sousa Júnior queria fazer uma fotografia com espada, antes da cerimônia, porque a mesma teria uma “imagem política muito forte”. Na ocasião, Wilton recebeu pela foto, um prêmio de pouco mais de US$ 7,6 mil, o equivalente a cerca de R$ 13,6 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário