Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de novembro de 2012

LULA E ROSEMARY, A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS. Com passaporte diplomático Rosemary Nóvoa fez 23 viagens, ao exterior, acompanhando o então presidente da República.


Não é para muitos, só para pessoas especiais, que o Ministério das relações Exteriores concede o passaporte diplomático, conhecido pelo populacho como “superpassaporte”. Aquele que faz mágica e abre todas as portas, evita todas as filas, e mantém fechadas todas as malas, malinhas e maletas.

Entre 2007 e 2010 Rosemary acompanhou, como  chefe do Gabinete da Presidência da República em SP, Lula 23 vezes para eventos em 30 países. O passaporte de Rose perdeu a validade no final de 2010. No governo Dilma não há registro de Rose que ela tenha prestado seus serviços à presidente em viagens internacionais, segundo a Folha de São Paulo.      


VINTE E TRÊS VIAGENS A 30 PAÍSES NA COMITIVA PRESIDENCIAL
Agora Rose, como é conhecida, ex-chefe do escritório regional da Presidência em São Paulo, foi indiciada na semana passada na Operação Porto Seguro da Polícia Federal, acusada de fazer parte de uma organização infiltrada no governo para obtenção de pareceres técnicos fraudulentos. No sábado, Rose foi exonerada do cargo de confiança que ocupava.

VIAGENS

O documento especial de Rose foi concedido sob a justificativa de ser do "interesse do país", algo excepcional, já que o cargo que ela ocupava não consta da lista de autoridades do decreto que regulamentava a concessão dos superpassaportes. O decreto 5.978/2006, assinado pelo ex-presidente Lula, dava os "superpassaportes" para presidentes, vices, ministros, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros de tribunais superiores e ex-presidentes.

Por conta de acompanhar Lula, Rosemary esteve na Alemanha, Portugal (duas vezes), México, Cuba (duas vezes), El Salvador (três vezes), Rússia, Coreia do Sul, França, Inglaterra, África do Sul, Guatemala, Costa Rica, Paraguai, Venezuela, Chile, Argentina (duas vezes), Gana, Peru, Espanha, Ucrânia, Bolívia, Bélgica e Uruguai.

Em dezembro de 2007, foi à posse da presidente da Argentina, Cristina Kirchner; e participou da posse do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, em junho de 2009.
Ainda em 2009, acompanhou Lula na 2ª Cúpula dos países do G20, em Londres. Em 2008, novamente foi a uma cúpula do G20, em Seul, na Coreia do Sul.

IMAGENS - blog Aluizio Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário