Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

TÍTULO SOBRE "MULHER DE LULA" DEMITIDA PROVOCA CRÍTICA INFUNDADA NA BLOGOSFERA. O título foi feito por Reinaldo Azevedo. Se o demitido fosse Gilberto Carvalho, seria errado afirmar "Homem de Lula é demitido"?

A Internet possibilita o acesso a um universo fabuloso. Mas pode ser um universo traiçoeiro e perigoso. É preciso saber pesquisar e localizar as fontes confiáveis. Isso coloca sob suspeita milhares de endereços (sites de informações e blogs que se propõem jornalísticos) mas que vazam boatos, deturpam o sentido das informações captadas em boas fontes, mentem, falsificam, até.

Todavia, a despeito desse risco, o mundo todo está acessível. E vale a pena.

Costumo acompanhar diariamente alguns sites e blogs ou de notícias, ou de comentaristas de notícias. Falarei de alguns, até de certo modo desnecessário, uma vez que está na entrada deste  blog a lista das minhas preferências.

São blogs fantásticos e altamente confiáveis. Há um bloco formado pelos blogs do Reinaldo Azevedo; pelo blog do coronel, o Coroneleaks; o do jornalista Aluizio Amorim; o do impagável chargista Sponholz; os sites Mídia Sem Máscara e o do professor Olavo de Carvalho, entre muitos outros. Uma preciosidade é o Liberesfera, assim como o blog de Graça Salgueiro, Notalatina, importantíssimo.

Mas, qual a razão disto tudo?

É que também freqüento os sites do Estadão, da Folha de São Paulo, do Globo, de El País (Espanha), El Tiempo (Colômbia) e Bild (Alemanha). Há outros jornais, de outros países, mas não vêm ao caso.

Todo esse preâmbulo foi necessário porque é costumo analisar muitas matérias comparando a publicações das notícias pela imprensa e o seu comentário naquelas fontes que citei inicialmente.

Em boa parte dos casos os blogs independentes dão um banho de honestidade, objetividade e tratamento correto às notícias, desmascarando o serviço malfeito pela imprensa que anda tão acomodada ou entregue ao oficialismo, que dá para morrer de vergonha.

Hoje mesmo observei uma barbaridade em um blog que é bem acessado e se coloca como de esquerda, ao menos pela forma como trata as informações, o Brasil247.

O jornalista Reinaldo Azevedo publicou um texto sobre o indiciamento, pela Polícia Federal, de Rosemary Nóvoa, chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, acusada de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva e talvez formação de quadrilha. Ela foi nomeada por Lula, em 2005, e já havia trabalhado 12 anos com José Dirceu. Uma mulher bem escolada.

E qual foi o problema do texto de Reinaldo Azevedo? Nenhum, a meu ver. Ele fez um título atraente, mas plenamente fundamentado. Foi o que bastou para o Brasil247 publicar uma matéria (vejam reprodução abaixo) absolutamente distante da verdade, que induz o leitor ao erro e o coloca, em tese, contra Reinaldo Azevedo.

Qual o título de Reinaldo Azevedo? (veja reprodução abaixo):

“MULHER DE LULA” É DEMITIDA DO GABINETE DA PRESIDÊNCIA EM SÃO PAULO”.

Logo após o título Reinaldo explica a razão pela escolha do título: “O jornalismo costuma se referir como “homem de fulano”, “homem de beltrano” a pessoas que só exercem determinados cargos por vontade de um líder político. Assim se procede quando o nomeado é do sexo masculino. Para evitar ruído, não se emprega, no entanto, a expressão “mulher de sicrano”. Eu, por coerência, passo agora a usar essa expressão — afinal, estamos na era da “presidenta”, não é isso? Assim, como negar que Rosemary fosse uma “mulher de Lula” no gabinete da Presidência em São Paulo. Era, sim! Todo mundo sabe.”


Portanto, a mais absoluta verdade, sem qualquer possibilidade de má interpretação.

O PRIMEIRO PARÁGRAFO EXPLICA O TÍTULO

O que fez o Brasil247? O seguinte título "REINALDO AVANÇA O SINAL E DÁ CONOTAÇÃO SEXUAL AO CASO ROSEMARY", afirmando que Reinaldo Azevedo deu conotação de escândalo sexual ao caso.

BRASIL247 DELIRA NO TÍTULO
Onde? 

Se o indiciado e demitido fosse, por exemplo, o Gilberto Carvalho, ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, e colocado lá por Lula, um bom título seria “Homem de Lula é demitido do Governo”. A imprensa está cheia de títulos tratando de “homem de fulano” quando se trata de alguém de uma equipe. É só isso.

Brasil247, ou fez uma leitura absolutamente equivocada ou apressada do texto de Reinaldo Azevedo, ou agiu de propósito, para gerar comentários maldosos. Não há outra alternativa. O site, que é um dos que acesso às vezes, está cheios de comentários de leitores estranhando essa leitura atravessada; assim como com comentários de petistas que já partem para ofensas e injúrias contra Azevedo, sem ao menos terem lido o original.

Nesse sentido é que, conforme iniciei o texto, a Internet pode ser muito perigosa.

IMAGENS: REPRODUÇÃO DAS PÁGINAS NA INTERNET 

Nenhum comentário:

Postar um comentário