Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HUGO CHÁVEZ DISSE ADEUS PARA O MUNDO? PERGUNTA O JORNAL RUSSO PRAVDA. E MAIS: “HUGO CHÁVEZ ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS”


Hugo Chávez está em Havana onde submeteu-se a uma operação de mais de seis horas para que os médicos cubanos e russos pudessem lutar contra um câncer agressivo que insistiu em voltar. Na verdade, um câncer tão agressivo que nunca o havia abandonado. Chávez sobrevive à base de remédios fortíssimos contra a dor e que minam a sua saúde a olhos vistos.

A questão é que Chávez escondeu isso dos venezuelanos e levou a situação até vencer a eleição. Agora, rendido à doença, volta a cuba, de novo,  para mais uma operação. O jornal russo Pravda, em sua versão em língua inglesa publicou dois títulos significativos, ontem e hoje:

1. HUGO CHÁVEZ TEM OS DIAS CONTADOS. (11/12)



2. HUGO CHÁVEZ DISSE ADEUS PARA O MUNDO? (12/12)



Pravda, em russo quer dizer verdade. Está certo que, por muitas décadas, na União Soviética, o Pravda foi a representação da verdade... oficial. Era puramente um veículo de propaganda do Partido Comunista, passando anos-luz distante do jornalismo feito nas democracias ocidentais.

Basta lembrar, tomando como referência um texto deste blog, de ontem, comentando a afirmação de Carlos Cachoeira em que ele se  diz ser o garganta Profunda do PT, que Garganta Profunda foi um informante secreto que ajudou os jornalistas investigativos do Washington Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, nas reportagens que acabaram derrubando o presidente americano Richard Nixon do Poder, em 1974.

Algo assim jamais aconteceria nos tempos do Pravda da União Soviética. Algo assim jamais acontecerá ao Granma, o diário oficial de Cuba de Fidel Castro. É apenas um braço da propaganda do regime mimetizando um jornal de verdade.

O curioso é ver o Pravda em inglês tratando do assunto Chávez como se trata um caso assim, de forma objetiva, procurando saber qual a verdade dos fatos. Chávez é um chefe de governo. Está bem ou mal? Vai morrer ou não? Informou ao seu povo ou não, etc... Isso é Jornalismo.

Enquanto isso a versão em português publica um texto em espanhol! Que parece saído dos antigos escritórios da KGB, escrito em uma linguagem empolada e editorialesca, em que nada se  informa. Isto demonstra o quanto há forte contaminação da linguagem oficialesca cubana e venezuelana no noticiário relativo a Chávez. Parece como os jornais brasileiros informam sobre a saúde do tiranete de Caracas, sem qualquer vontade de informar.

Fica parecendo que Chávez não é humano, não pode fica doente, está impedido de morrer. Que é dono dos venezuelanos e não precisa detalhar do que padece. Parece parte da própria imprensa brasileira que, ao invés de querer saber a verdade sobre o Mensalão e as denúncias de Marcos Valério sobre Lula, se são ou não verdadeiras, chama a outra parte de imprensa golpista. Numa democracia, chegar ao fundo dos fatos para obter a verdade não é golpe. Por isso os poderes são independentes, e a imprensa é livre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário