Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

HUGO CHÁVEZ, URGENTE: VENEZUELA CANCELA FESTA DE REVEILLON EM CARACAS. CHÁVEZ À BEIRA DA MORTE. A sucessão poderá complicar a Venezuela com uma guerra civil, pois não há unidade entre os bolivarianos. (video)


ATUALIZADO EM 01/01/2013 03H11
NICOLÁS MADURO FALA DE HAVANA


ATUALIZADO EM 31/12/2012, 15H02




A família de Hugo Chávez, que está inteira em Cuba, briga com as autoridades cubanas, em Havana, porque informações sobre o seu péssimo estado de saúde vazam do hospital Cimeq e chegam ao resto do mundo. O vice-presidente venezuelano - e candidato a sucessor, caso seja necessário outra eleição presidencial - está em Havana e informou que a situação é muito grave. Em Caracas o governo (ele Maduro) mandou suspender todas as comemorações oficiais da passagem de 2012 para 2013, isto é, a Festa do Reveillon.

As notícias são cada vez piores. Após ser operado pela quarta vez, por conta de um câncer agressivo – que nunca foi bem explicado aos venezuelanos nem por Chávez e nem pelo governo da Venezuela – o tiranete bolivariano está com dificuldades renais, de respiração (com líquidos no pulmão, possivelmente com células cancerosas) e grudado em uma cama hospitalar após haver operado duas vértebras que estavam comprometidas com células cancerosas.Chávez não consegue andar.

Se ele estivesse bem de saúde e o tratamento fosse um sucesso não haveria motivo para tanta preocupação com os vazamentos, ora.

Parte dessas informações chega à imprensa mundial por meio de boletins de um médico venezuelano que mora na Florida (EUA), José Rafael Marquina, que tem fontes em Cuba, por meio do jornal El Nuevo Herald, de Miami, pela coluna RunRun.es do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, e outras fontes esparsas, de diversos países.O quadro geral foi coletado de matérias do jornal El País e na imprensa e blogs internacionais.

NA SUA PARANÓIA, CHÁVEZ IMAGINOU QUE ELE, LULA, DILMA, KIRCHNER E LUGO TIVESSEM SIDO VACINADOS COM CÉLULAS CANCEROSAS PELOS AMERICANOS! HAJA!!!

No caso de Chávez, à exceção do blog do jornalista Aluizio Amorim, a imprensa brasileira, de modo geral, faz corpo mole na busca da situação real, verdadeira. Há uma tendência pró-Chávez na imprensa brasileira, que decorre da posição chavista do Governo do Brasil e sua influência sobre a imprensa, num mecanismo de circuito fechado. 

O Brasil, por meio do PT, e alguns outros partidos, faz parte do Foro de São Paulo, assim como partidos de toda a America e outros continenetes, de esquerda, alguns mais outros menos radicais e até movimentos como as FARC, de natureza terrorista. O Foro de São Paulo, como foi alertado há das décadas, pelo professor Olavo de CArvalho (ver mais no site Mídia Sem Máscara), é uma entidade fundada por Lula e Fidel Castro para estimular e espalhar o comunismo/socialismo (receitas diversas) pelas Americas, uma vez que a União Soviética acabou.



Foi uma forma de dar sobrevida ao regime tirânico cubano. Hugo Chávez, um coronel nacionalista de esquerda, sob a influência de Castro, implanou um regime perverso na Venezuela onde foram suprimidas as liberdades e a miséria cubana mimetizada, apesar de todo o petróleo dos venezuelanos. Com a possível morte de Hugo Chávez, 2013 poderá ser um ano bem agitado e problemático na Venezuela.

E a imprensa brasileira está sempre publicando matérias atrasadas sobre a saúde de Chávez, aguardando os burocráticos boletins oficiais dos governos de Cuba e Venezuela.

De qualquer forma, tudo isso mostra que a esquerda é chegada ao controle da liberdade de expressão, é pela censura, a que chamam, em Brasília, “controle da mídia”. Não seria diferente na ditadura bolivariana da Venezuela onde a população é enganada sobre a saúde de Chávez.

E nem é necessário comentar porque Chávez preferiu a porcaria da medicina cubana do que a medicina avançada que há no Brasil, por exemplo.Ou a medicina de ponta americana. Talvez Chávez não morra apenas por conta do câncer, mas por um ataque idiota de ideologia.

Em Cuba há o silêncio de que os ditadores tanto gostam. Fidel não está melhor que Chávez. Fora de cena há meses, segundo se especulou, por conta de problemas vasculares cerebrais. Em Havana desmentem, oficialmente. É preciso manter o mito vivo, para não atrapalhar a realdade política! 

A possível morte de Hugo Chávez poderá desencadear uma intensa luta política na Venezuela. Até levar a tentativa de golpes. Há muitos interesses e interessados em jogo, especialmente nas fileiras chavistas. Não sei até quando a população aguentará os sacrifícios que lhe impuseram os bolivarianos.

Em dois de julho de 2011, logo após as primeiras complicações da saúde de Chávez, publiquei o texto a seguir, que repito. Está atualíssimo, sobre quem poderá ocupar o poder após a morte de Chávez, ou seu afastamento definitivo de Miraflores.

Gutenberg J. 
*****
TEXTO PUBLICADO EM DOIS DE JULHO DE 2011

QUEM PODE SUCEDER A HUGO CHÁVEZ? Essa é a pergunta que atormenta a todos na Venezuela. Numa ditadura a sucessão, antes de ser a solução, é um problema. Quem dirá: "Eu quero"? Todos têm medo de deixar o ditador furioso.

Vejam como as coisas numa ditadura são complicadas. Se um presidente fica doente em uma democracia, e fica definitivamente impossibilitado de governar, a Constituição prevê medidas para a substituição tranquila, ou pelo vice, ou pela realização de novas eleições. Numa democracia ninguém é o dono do poder. O sujeito é eleito, governa, termina e sai. Cede a vez para outro.

Nas ditaduras, onde impera a desconfiança, embora se fale muito em união, povo, nós, solidariedade, e outras palavras bonitas, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

O caso de Hugo Chávez é exemplar. E o de Cuba não menos, essa vetusta ditadura sanguinária do Caribe.

Hugo Chávez foi a Cuba em uma visita (se é que já não havia planejado antes a coisa toda) e teve um problema urgente de saúde. Um tumor na virilha que teve que ser operado. Ok. Qualquer  um pode passar por isso. Mas o quadro é mais grave do que parecia e dizem, já, que ele teria que ficar seis meses em tratamento intensivo.

Chávez, que continua sem falar claramente qual é o problema poderia ter um câncer na próstata ou, como acreditam especialistas americanos, pelos sinais dados por ele mesmo no vídeo em que falou das operações (foram duas), no cólon, mais graves, pois poderia ter havido metástase.

Sendo assim, após alguns dias fora do governo, em uma democracia, o vice-assumiria até a volta do titular, conforme os prazos regulados pela Lei. Chávez não quer nada disso. Como controla com mão de ferro o Congresso conseguiu autorização para governar por controle remoto, desde Havana.

Se ele morrer? Ninguém faz essa pergunta?

Se Hugo Chávez morrer hoje, dadas as circunstâncias, quem deveria assumir é o vice, Elias Jaua, pois é o substituo legal. Mas parece que Chávez alimenta a esperança de que sua herdeira seja a sua filha, Maria Gabriela Chávez.

Outro nome que se discute é o do irmão mais velho de Hugo Chávez, Adán Chávez, um maluco absoluto que disse que precisa fazer a revolução com armas. O que ele quer, matar todos os oposicionistas?

Se é uma democracia normal o vice assume e pronto. Quem é Gabriela? Quem é Adán? Apenas parentes. Parentes não são nada em uma democracia. Mas numa ditadura socialista podem ser o próximo tirano, passando, até, sobre a Constituição.

Já imaginaram se o nosso ex-presidente Lula tivesse morrido após uma cirurgia, por exemplo, no fígado? Quem o sucederia? Lulinha ou o vice eleito? Mesmo que, no íntimo, Lula não quisesse seria José Alencar, é claro. A democracia ainda funciona no Brasil. Por enquanto. Apesar dos esforços do STF em legislar.

Em Cuba, após 50 anos de ditadura, Fidel teve que ir buscar no irmão caçula o sucessor. Que merda de país, que merda de sistema. Após 50 anos não surgiram lideranças socialistas de confiança? O melhor foi o irmão mais novo? Igualzinho ao regime da Coréia do Norte, de pai para filho, a perder de vista. Isso é lá um regime político decente?

Eu penso, pelo que tenho lido de comentaristas de vários países, que todo mundo tem medo de colocar a cabeça para fora do buraco e repentinamente Chávez melhorar e voltar. Ele poderá achar que o sujeito quis ficar com o lugar dele. Daí, seria despachado rapidamente para o cemitério.

Os possíveis sucessores têm medo de Chávez. Do que ele pode mandar fazer. O que é ridículo é alguém querer ficar governando de outro país por seis meses. Não estamos na Segunda Guerra Mundial, nem existe o governo paralelo de De Gaulle.

Os nomes possíveis:
(as fotos foram acrescidas em 30/12/2012)

ELIAS JAUA
DE OLHO NA CADEIRA DE CHÁVEZ

 Vice-presidente, 43 anos, (em 2011), o que tem mais visibilidade desde que Chávez está em Cuba. É sociólogo e ex-professor universitário, e foi ministro da Agricultura, da Economia Popular e Secretário da Presidência. Foi um dos redatores da nova constituição. (Em 2013, a grande briga política deverá ser entre Jaua, Maduro e Cabello; caso algum militar não queira dar um golpe, o que não seria de todo uma surpresa).

NICOLÁS MADURO
QUIERO SER EL NUMERO UNO!
Chanceler, 50 anos, vice eleito (2012) e principal representante de Chávez no exterior. Ex-sindicalista, foi quem informou a doença de Chávez e a internação em Cuba. Maduro, viajou diversas vezes a Cuba estes dias. Tanto ele como a sua esposa Cília Flores exercem grande influência sobre o governo.


CILIA FLORES 
QUER UMA BOQUINHA BOLIVARIANA
Cilia, 59 anos, foi a primeira mulher presidente da Assembléia Nacional, de 2006 a 2011. Atualmente preside a bancada governista do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV). Advogada, foi quem liderou a equipe jurídica que conseguiu a libertação de Chávez quando, em 1992, ele tentou um golpe contra o presidente Carlos Andrés Pérez. (Em 2012 é a Procuradora Geral da República).

RAFAEL RAMÍREZ
QUER FALAR GROSSO PORQUE É O HOMEM DO PETRÓLEO
Ministro da Energía e Petróleo e presidente da gigante estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), Ramírez é um dos mais antigos chavistas e muito próximo a ele. Tem 49 anos, e chegou ao governo após ter sido aluno de Adán Chávez, na Universidad dos Andes, onde se graduou engenheiro. 

(A PDVSA, a Petrobras venezuelana, tem o mesmo papel que a similar brasileira: é pátio dos milagres. Acreditam que petróleo nunca acaba, e a empresa virou a varinha mágica. Está obsoleta e sem capacidade de aumentar a produção.

ADÁN CHÁVEZ
PEQUENA CHANCE DE CHEGAR AO PODER
Irmão mais velho (60 anos) de Chávez, marxista, e seu mentor político. Físico profissional e visto como mentor da ala dura do chavismo. Foi embaixador em Havana. Agora é governador do seu estado natal Barinas, sucedendo aos seu pai que foi o governador anterior. É visto como muito radical.

DIOSDADO CABELLO
PLANEJA ALGO, POIS QUER ESTICAR O MANDATO DE CHÁVEZ EM 2013
Após a saída forçada do poder de Chávez em 2002 Cabello assumiu como vice e mandou um grupo de elite da Marinha buscar Chávez na ilha onde estava detido.  Tem 49 anos e já ocupou diversos ministérios. (Em 2012 é o presidente da Assembleia Nacional).

MARÍA GABRIELA CHÁVEZ
É PRECISO TER MUITO PEITO PARA A SUCESSÃO
É a filha do ditador. Cumpre funções de primeira dama e a chamam de "sucessora de Chávez". Hugo tem dito que gostaria de deixar o poder nas mãos de uma mulher. Talvez queira fazê-la sucessora. 

(Gabriela é fã de Cristina Kirchner, o que já é um péssimo sinal. A foto é, evidentemente, photoshopada. Não terá chance na toca dos leões, talvez siga Cristina no silicone e no botox.)

Pois é, senhores, assim funciona a democracia (democracia até demais, segundo Lula) na Venezuela.

Vamos aguardar os desdobramentos dos fatos.

(dois de julho de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário