Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

30 DIAS DA MORTE DA ESTAGIÁRIA DE DIREITO VIVIANE ALVES GUIMARÃES WAHBE. A polícia continua ouvindo colegas da estudante, e pode estar muito perto de descobrir a verdade.

VIVIANE ALVES M. WAHBE

A morte de um filho é algo devastador. A morte em circunstâncias dramáticas como  a da estagiária de Direito Viviane Alves Guimarães Wahbe, 21 anos, caindo de um prédio, é muito mais chocante. Mas descobrir que a morte de sua filha pode ter sido provocada por um estupro cometido por um canalha, é insuportável. Aguardar 30 dias por informações que levem ao culpado pode parecer uma eternidade.

Desde que participou de uma festa de confraternização, no dia 24 de novembro, com os colegas de um escritório de advocacia, em São Paulo, em um restaurante no Jardins, Viviane transformou-se. Segundo relato de sua mãe à polícia, ela parecia deprimida. No dia 3 dezembro ela morreu, após haver caído do sétimo andar do edifício em que morava, no Morumbi.

No início, após a queda, a família de Viviane sofreu, como sofrem as famílias enlutadas. Mas, descobrir depois que isso pode ter sido provocado pelo assédio de um colega de trabalho, como veiculado pela imprensa, faz o mundo girar mais depressa.

As matérias informam que a mãe havia percebido algo anormal no comportamento de Viviane após a festa de confraternização. As investigações estão sob sigilo, mas o que a imprensa publicou informa que ela teria sido levada para casa por um homem, de táxi. Não foi divulgada a identidade dessa pessoa, mas informações indicam que seria um colega de trabalho que, depois da festa, teria se vangloriado de haver feito sexo com a moça.

Se uma mulher de 21 anos de idade faz sexo com um homem adulto, por livre escolha, ninguém tem nada a ver com isso. Mas ocorre que a mãe de Viviane teria contado à policia que ela chegou em casa de táxi, levado por alguém com quem teria feito sexo. Mas a moça estava meio fora de si. Dias depois teria entrado em depressão. Chegou a ser levada a um hospital para medicar-se. No dia 3 caiu do apartamento onde morava. Suspeitava-se de suicídio.

ANOTAÇÕES SOBRE ESTUPRO

Mas a família, vasculhando os pertences da estudante encontrou uns papéis com anotações e frases sobre que ela teria sido embebedada, ou embebedada e drogada e violada sexualmente. Isso a teria levado ao suicídio. Se na festa ocorreu o que se imagina, então quando soube das fanfarronices do sujeito no escritório, deve ter sido um tremendo choque para ela.

É uma situação dificílima para uma moça. Talvez pudesse haver conversado com a família e feito uma denúncia à polícia pelo abuso, procurado a Delegacia da Mulher, mas talvez pensasse que fosse difícil fazer a prova de estupro, ou algo assim. Ficou com aqueles fatos e aquelas dúvidas alimentando a sua consciência e, cheia de sofrimento íntimo, preferiu morrer. Um ato extremo, de desespero, até de muita coragem, ou de descrença nas pessoas. 

Mas Viviane, embora equivocada na escolha, foi brava para enfrentar a morte. Fico pensando na falta de vergonha de políticos ladrões condenados por corrupção e formação de quadrilha que, ao invés de tirarem a própria vida, por vergonha e arrependimento, como fazem alguns orientais, ainda desdenham da Justiça e querem se passar por perseguidos. Viviane não precisava morrer. 

Lamento a morte da estagiária, e que outras vítimas numa situação semelhante façam a denúncia contra um canalha do tipo que a teria estuprado. Um sujeito assim pode ter tido a intenção de estuprá-la e ainda deixá-la na dúvida sobre se foi isso mesmo que aconteceu.

Por que isto? Porque segundo a mãe ela disse que havia ingerido apenas duas taças de champanhe, que talvez pudessem conter alguma droga. Teria sido aplicado em Viviane o golpe chamado  “Boa noite Cinderela”. Que os investigadores  cumpram o seu papel e consigam colocar o criminoso na cadeia. Seja ele quem for.

Segundo a Folha de São Paulo, o escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, onde ela estagiava, emitiu uma nota informando que está colaborando para a melhor compreensão dos fatos. A Policia recolheu, para exame, o computador, celular e os papéis deixados por Viviane.   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário