Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

RUI FALCÃO E OS "ERROS DO PT" (seria o Mensalão um errinho?) E FALA COMO SE AINDA ESTIVESSE NA OPOSIÇÃO. Telhado de vidro, deputado, agora o partido é situação.


O PT NÃO É MAIS ESTILINGUE.
E TEM UM BAITA TELHADO DE VIDRO!

O PT é um partido curioso. O presidente do PT, Rui Falcão, mais curioso ainda. Matérias publicadas na imprensa dão conta de que ele falou sobre “erros” do partido (certamente referindo-se a coisinha corriqueira como o Mensalão!). 

Para ele “erros”. A presidente Dilma fala em “malfeitos”, Lula falou em “coisa de aloprados”. Sempre um tom de humor, como se houvesse alguma graça. Traquinagens de crianças que merecem (êpa!) levar uns tapas na bunda.

Falcão disse que o PT fez o que faziam outros partidos. Isto é, repete o que Lula disse há alguns anos, no início dessa história toda, que “os outros também fazem”. Mas, pelo que se viu, e conforme disseram alguns dos ministros do STF, o Mensalão não foi apenas um esquema para receber e operar um caixa dois de campanha. 

Não. Foi um esquema escandaloso de compra de votos de parlamentares da base aliada para, conforme alguns dos ministros, obter poder para manobrar politicamente e chegar ao poder absoluto, hegemônico.

Corrupção sempre existiu na vida política brasileira, é um fato. Mas não se trata disso apenas. Corrupção deve ser combatida. Qualquer pais decente o faz. O caso do Mensalão, colocado no contexto do Foro de São Paulo e conforme a interpretação de alguns ministros foi outra coisa. 

A idéia seria controlar o Congresso e daí tentar outros passos, de natureza autoritária. Basta analisar a conduta de Cristina Kirchener, Hugo Chávez,  Evo Morales e Rafael Corrêa. Há um modelito, sempre adaptável, é certo, mas para controlar a vida nacional de modo absoluto. Luiz Mir no livro Partido de Deus mostra a verdadeira vocação controladora do PT. 

Rui Falcão, não consegue tapar o sol com a peneira e diz que grupos econômicos são adversários do PT. Se dissesse alguns grupos, ou alguns empresários, não duvidaria. Mas o PT no governo foi a grande chance para os bancos privados e para as grandes empreiteiras nacionais. Basta ver os milhões e milhões de reais que essas empresas estão recebendo em obras do PAC, aeroportos, e investimentos em Cuba e outros países.

Nunca grandes empresas receberam tanto e nunca os bancos tiveram lucros tão altos.

A CPI do Cachoeira mostrou que as investigações deveriam  ter seguido as pistas na direção da empresa Delta, mas isso passou batido. O deputado Rui Falcão, com a velha historinha de que os grande grupos não se conformam com o sucesso do PT e as tais transformações do Brasil, etc... quanta conversa furada, apenas tenta recuperar um modo de expressão que era típico do PT na oposição.

Mas o PT não pode falar mais como oposição. Deixou de ser estilingue há muito tempo. Estamos no terceiro mandato federal! O PT tem um baita telhado de vidro. É situação e, como situação, acabou aliado de Sarney, Collor e Maluf. Errinhos?

O governo não faz nada sozinho, contrata empresas privadas. Não sei se os tais milagres cantados pelos petistas foram tantos assim, não me parece. Eles são muito bons de propaganda. Duda Mendonça e João Santana que o digam. Mas, se alguém está de braços dados com o governo e contribuindo com o PT, conforme muitas matérias na imprensa, são os grandes grupos econômicos. 

Até onde o deputado acha que pode fazer neblina sobre os fatos?  
    
IMAGEM ESTILINGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário