Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

HUGO CHÁVEZ REAPARECE EM FOTO COM FILHAS APÓS DOIS MESES DE SUMIÇO EM HAVANA. MAS ESTÁ DEITADO E NOTA OFICIAL DIZ QUE MAL PODE FALAR. A divulgação da fotografia é uma vitória de imprensa livre.

Hugo Chávez reapareceu, vivo, com duas filhas ao seu lado, em fotografia divulgada hoje pelo governo da Venezuela. Se os venezuelanos podem ver agora que ao menos ele está vivo (as fotos não indicam seu estado de saúde) isso é uma vitória absoluta do persistente trabalho de jornalistas como Emili Blasco, do ABC.ES, do jornalista venezuelano Nelson Bocaranda, que faz o blog RunRun.Es, e da importante contribuição do médico venezuelano que mora nos EUA, José Rafael Marquina.

Apesar de os governos cubano e venezuelano manterem silêncio, e as autoridades venezuelanas mentirem descaradamente sobre o estado de saúde de Chávez, aqueles jornalistas e o  médico Marquina informavam a gravidade da situação.

O governo, como sempre fazem governos ditatoriais ou autoritários, criticavam as informações da imprensa, chamava a oposição de traidora, apenas porque ambas queriam informações verdadeiras sobre a saúde do presidente reeleito.

Na semana passada Blasco informou que Chávez havia perdido a voz e que não podia mais sair da cama. O governo venezuelano pretendeu desmentir, mas na foto de hoje e na nota oficial fica evidente que Blasco estava correto. Chávez tirou a foto deitado na cama do hospital. E a nota informa que ele tem a fala prejudicada pela entubação para poder respirar. A foto não mostra o pescoço de Hugo Chávez, evidentemente devido à traqueostomia.

Nada é mais importante que a liberdade de informação e expressão.  

GUTENBERG J

O governo venezuelano divulgou nesta sexta-feira as primeiras imagens do coronel Hugo Chávez em mais de dois meses. Desde o início de dezembro ele está internado em Havana, se recuperando da quarta cirurgia para combater um câncer. A cirurgia foi realizada no dia 11 de dezembro.

Nas fotos, o mandatário aparece ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela. Ele também aparece lendo uma edição do jornal Granma, de Cuba. O jornal seria do dia 14 de fevereiro de 2013.

EL NUEVO HERALD, MIAMI


Em um comunicado oficial divulgado em rede nacional de rádio e TV, o ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Ernesto Villegas, afirmou que Chávez respira com o auxílio de uma cânula traqueal – sem especificar desde quando. Segundo ele, a respiração assistida é necessária uma vez que “a insuficiência respiratória persiste”. A cânula dificulta a fala do presidente venezuelano.

O comunicado acrescenta que Chávez está “consciente, com integridade de suas funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente das tarefas fundamentais inerentes a seu cargo”. As fotos também foram divulgadas em rede nacional, logo depois da leitura do comunicado. Coube ao ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, que é genro de Chávez, mostrar as fotos dele com as filhas.

Tratamento complexo

Na última quarta, o vice-presidente Nicolás Maduro disse que o coronel está sendo submetido a “tratamentos complementares, complexos e duros”. “Vocês sabem que passamos por momentos extremamente complexos em dezembro, em janeiro, foi cumprido todo o ciclo pós-operatório e hoje o comandante está sendo submetido a tratamentos complementares, extremamente complexos e duros”, disse Maduro, durante evento no estado de Lara, no centro-oeste do país.

Confira o trecho do comunicado que fala sobre o estado de saúde de Hugo Chávez:

“Depois de dois meses de um complicado processo pós-operatório, o paciente se mantém consciente, com integridade das funções intelectuais, em estreita comunicação com sua equipe de governo e à frente das tarefas fundamentais inerentes ao seu cargo.

Como se informou oportunamente, a infecção respiratória surgida no curso do pós-operatório foi controlada, embora ainda persista certo grau de insuficiência.

Dada esta circunstância, que está sendo devidamente tratada, atualmente o comandante Chávez apresenta respiração através da cânula traqueal, o que lhe dificulta temporariamente a fala.

A equipe médica aplica tratamento enérgico para a enfermidade de base, que não está isento de complicações.

O paciente coopera com o tratamento e reabilitação em estreita coordenação com a equipe médica de trabalho”. (DO SITE DE VEJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário