Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

YASMIN DE SANTA MARIA, JOSÉ DIRCEU E LULA. CRÔNICA DO ESTADO DE LOUCURA EM QUE SE ENCONTRA O BRASIL. A única sinceridade que tenho visto ultimamente é a dos que choram seus mortos queridos.



YASMIN CHORA SOBRE O CAIXÃO DE LUCAS, SEU NAMORADO. A DOR DA PERDA É, HOJE, A ÚNICA COISA SINCERA NO BRASIL DE CORRUPTOS. (FOTO DE NABOR GOULART/AP)

José Dirceu, aquele que não se conforma por haver sido condenado pelo STF por chefiar uma quadrilha criminosa que desviava dinheiro público e ainda, segundo alguns ministros, tinha por meta final o assalto ao poder pela compra de consciência de parlamentares. Isso resultaria, certamente, numa situação próxima da venezuelana. Todos sabem que a Venezuela é, nos dias de hoje, um grande exemplo de democracia...

Zé Dirceu tempos atrás andou tão encafifado com as acusações relativas à sua participação no Mensalão que chegou a dizer, indignado: “estou cada vez mais convencido de minha inocência”. Como se trata, então de estar convencido... bem, se ele tivesse em dúvida, então... bingo, poderia ser culpado?

Zé, Genoíno e outros, especialmente os dois, remanescentes dos tempos da luta armada do terrorismo, da ditadura militar,  julgam-se heróis da Pátria –certamente nunca foram meus heróis- e, talvez por isso, nunca mais possam ser envolvidos em processos, acusados de algum crime e condenados, como poderia acontecer a simples mortais. Eles não, eles são diferentes. Lutaram para implantar uma ditadura comunista no Brasil e se julgam especiais. Vão plantar quiabos.

Pois é, o Brasil é tão estranho que Genoíno, apesar de condenado e sem direitos políticos, ao invés de uma atitude recatada, de pedir desculpas ao povo, tomou posse na Câmara Federal como se nada daquilo que o levou à condenação como corrupto fosse com ele.

Dirceu, que anda por aí atacando a imprensa e o Poder Judiciário foi parar na Associação Brasileira de Imprensa, que um dia foi uma venerável instituição que lutou contra a ditadura. Hoje acolhe Dirceu que fala mal da ... imprensa.

LULA E CHÁVEZ

Lula, que nunca pegou em armas, mas também é chegado a amizades estranhas com ditadores – fez farta propaganda disso em seus dois governos – resolveu ir visitar o ditador Hugo Chávez em Havana. Deu com a cara na porta, claro. O ditador está com a agenda lotada e não atende ninguém há semanas, uma vez que está entubado e não se sabe se em estado de morto vivo. Outro dia o Coronel do blog CoroneLeaks soltou uma muito boa: Chá é o morto que se finge de vivo, e Lula, como sempre, o vivo que se finge de morto. (Rosemary vai bem?).

Lula foi recebido pela velha múmia que atende por Fidel, que provavelmente já não reconhece mais ninguém. Lula não conseguiu ver Chávez. Cristina Kirchner não conseguiu ver Chávez. Morales não conseguiu ver Chávez. Será que Chávez ainda consegue ver Chávez?

SANTA MARIA

Depois daquela imensa tragédia, leio que os diversos segmentos que deveriam cuidar de fiscalizar uns o trabalho dos outros, começam a dar um show de acusações ou de desculpas em público, em campo aberto. Outro dia escrevi, só falta saírem acusando os que morreram: quem mandou irem à boate se divertir?

Se a Prefeitura fazia tudo certinho, se o Estado fazia tudo certinho, se os donos da boate faziam tudo certinho, se tudo era certo e perfeito, como a catástrofe se explica? Ira divina? Claro que não, o triste episódio de Santa Maria é apenas um indicador da prática da vida pública no país, onde tudo parece funcionar à base da corrupção.A tragédia de Santa Maria não foi uma fatalidade. Foi a somatização de uma série de relaxamentos, erros, falhas e, talvez, corrupção.

Mas devo lembrar, embora seja incômodo, que se há corrompidos, há corruptores.

Talvez cada um de nós devesse fazer um pouco melhor as suas obrigações. Atirar pedras e ser estilingue – lembram do PT na oposição? – é bem mais fácil e divertido. Cada um fazer direitinho a sua parte sempre dá mais trabalho.

E Yasmin? Uso a imagem fantástica - apesar de todo drama aí contido, e por isso mesmo fantástica - feita pelo fotógrafo da AP, Nabor Goulart, como símbolo de toda a dor de Santa Maria. Yasmin chora por Lucas. Muitas Yasmins mães, irmãs e namoradas choram agora por seus queridos Lucas. 
  
FOTO- AP/NABOR GOULART    

Nenhum comentário:

Postar um comentário