Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de março de 2013

VALE ESCREVER QUALQUER ASNEIRA NAS REDAÇÕES DO ENEM, DESDE QUE NÃO FIRA "OS DIREITOS HUMANOS". Falar mal de burros é aceitável?




REDAÇÃO COM RECEITA DE MIOJO! Não feriu os direitos humanos!! 


A imprensa quase toda – não ouso escrever toda porque uma boa parte está sendo alimentada por verbas públicas por meio de anúncios de estatais e do governo – está mostrando os absurdos registrados nas provas do Enem. E não é de hoje, mas certamente cada vez mais aperfeiçoadas...

Uma das críticas mais pesadas, e justas, procede do blog do jornalista Reinaldo Azevedo, mestre na Língua Portuguesa, e que não perdoa, com toda a razão, a idéia de que não há mais limites para a expressão.

Na visão de certos pedagogos e lingüistas demagogos, vale tudo, até um aluno escrever “enchegar”, “trousse” e “rasoável” numa redação nota dez, isto é, numa redação que ganhou mil pontos no Enem!!!

Alguns exemplos divulgados pela imprensa, de redações aprovadas, mostram o nível dos candidatos,... e dos examinadores. Caso contrário, como aceitar que numa redação um aluno sobre correntes migratórias enfie logo no segundo parágrafo uma receita de miojo, ou um outro transcreva todo o Hino do Palmeiras?

É uma piada! Piada maior, ainda, foi a resposta do MEC: as redações são aceitáveis, porque não feriram os direitos humanos. Certamente não, pois os “orelhudos” que corrigiram as tais provas estão num outro território, pastando no campo das utopias.

Segundo Reinaldo Azevedo: “Na Escolinha do Professor Mercadante, o autor de uma redação pode meter no meio do texto um parágrafo ensinando como se faz miojo, e o corretor nem se dá conta. É claro que é grave. Tratarei a sério do assunto. O Enem, hoje em dia, é um vestibular; transformou-se numa prova de seleção dos melhores… Isso dá uma pista de como esse trabalho está sendo feito. Não é de estranhar que textos com “enchergar”, “trousse” e “rasoável” tenham merecido nota máxima.

Um gaiato foi ainda mais ousado. Transcreveu o hino do Palmeiras. Tirou 500 pontos.

REDAÇÃO COMO O HINO DO PALMEIRAS! TAMBÉM NÃO FERIU OS DIREITOS HUMANOS!!


E ele comenta que petralhas metidos a sabidos ainda tentaram patrulhar, no Twitter, os que comentaram as barbaridades cometidas pelos alunos e pelos examinadores.



Aqui vai, imperdível:


“19/03/2013 - às 22:31



Us subinteliquituau petista aparessen para defender us abçúrdu do Enem



E num é qui alguns subinteliaquituais petistas deçidiram trolar no Twitter as peçoas qui ouzaram criticar us cirtérius de coressão do Enem? É iço mêsmu! Estam acuzando us críticus di preconseito contra o pôvu. Us mais ouzados disem qui túdu num paça di uma conspirassão para acabar cum o Enem.

Assin, a jênti deve di intender e axar di qui a rresseita do miôju e o ínu do Parmera fasen párti da espreçãon du pôvu popular. Éça jênti é muintu çábia e é capás de inchergar bein mais lonje. Por isso eu trusse a opiniã deçe peçoal. Á criticas que sãon rasoavels e á criiticas que num sãon.

Eçe peçoal da direita gramaticau ainda num intendeu qui a comunicassão pressiza é ser efissiênti. U réstu é detálie!!!    


Por Reinaldo Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário