Pesquisar este blog

sábado, 13 de abril de 2013

VENEZUELA E AS ELEIÇÕES DESTE DOMINGO: SE CAPRILES VENCER, PERDE. SE MADURO PERDER, GANHA. A eleição venezuelana é um jogo de cartas marcadas.

WWW.SPONHOLZ.ARQ.BR
Neste domingo, 14 de abril, a Venezuela jogará contra a Sorte. E talvez sele um futuro muito sombrio. Nicolás Maduro, aquele que usurpa provisoriamente o poder (não foi eleito), com o cinismo apoio cínico do Poder Judiciário Bolivariano Chavista, e candidato preferido da ex-múmia Hugo Chávez  (ora transformado em passarinho) e Henrique Capriles, candidato da oposição, disputarão os votos de milhões de pessoas.

Pesquisas indicam um grande crescimento da candidatura Capriles. A última manifestação oposicionista em Caracas reuniões centenas de milhares de pessoas. Capriles poderia até vencer, tal o crescimento da insatisfação com a economia e a menor capacidade carismática de Maduro, um pau-mandado cubano.

Porém, prefiro ser realista e creio que, com a ajuda de ações ilegais ou imorais, como nas últimas eleições, os chavistas fraudarão as eleições. Todo o controle de identidade dos venezuelanos está entregue a cubanos, assim como o processamento dos votos. Evidentemente disso não resultará coisa boa.

XCapriles cresceu muito em outubro de 2012, quando Chávez venceu com 55% e Capriles atingiu 46%. Mas Capriles pode ter até vencido. Os chavistas forçaram pessoas a votar e ameaçaram dezenas de milhares de eleitores, controlando os resultados. Chávez venceu, mas pode ter havido roubo.

Agora, com Chá vez morto, transformado em múmia, ora transformado em passarinho azul por Maduro, muitos venezuelanos talvez tenham percebido o abismo a que o coronel maluco os conduziu. A Venezuela perdeu, nestes anos, mais de um milhão de habitantes, que foram embora em busca de segurança e democracia. Viver na Venezuela tornou-se perigoso para quem simplesmente discorda ou critica o governo.

A essa ditadura mal disfarçada que Lula se referiu como "democracia até demais". Qual será a real ideia de Lula sobre democracia, não? Algo tenebroso...

Assim, há a possibilidade de Capriles vencer, sim, mas creio que não levará. Como poderá ter muito mais votos que nas eleições do ano passado,  não sei como os chavistas formatarão um resultado. Talvez um diferença menor, de uns cinco pontos percentuais. 

Mas isso seria perigoso ao regime: mostraria que quase metade da população quer mudanças.

Se os chavistas apresentarem um resultado muito fantasioso a favor de Maduro, provocará uma revolta pública, pois os venezuelanos sabem, e sentem no ar, na pele e nas ruas, que Capriles cresceu realmente bastante, podendo ser o vencedor. Como não será, pelas manobras traiçoeiras, Maduro não perderá por uma diferença muito grande, pois a mentira ficará evidente.

Então, às apostas, senhores: fico com 7,5, entre 5 e 10 pontos percentuais. Como um número de referência, apenas, pois creio que, pelo que li sobre as pesquisas, a tendência é a de que Capriles ultrapasse Maduro.

A grande pergunta: Cuba deixará isso acontecer? O Foro de São Paulo aceitará um resultado assim?

A Venezuela está para entrar num período realmente infernal. 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado.
      Acabou como imaginei. Mesmo com as dúvidas apontadas pelos observadores internacionais, jamais os chavistas entregarão o osso. Tenho pena dos venezuelanos.

      Excluir