Pesquisar este blog

sábado, 18 de maio de 2013

LULA, O HOMEM QUE SABE TUDO SOBRE A VENEZUELA. JAN KARSKI, O HOMEM QUE SABIA TUDO SOBRE O GUETO DE VARSÓVIA. CADA POVO TEM O HERÓI QUE MERECE.

A Editora Record publicou, este ano, um livro emocionante: "O Homem que tentou deter o Holocausto", de autoria de Yannick Haenel, sobre a dolorosa e heróica vida de Jan Karski.

Karski, um polonês católico que fazia parte da resistência polonesa contra a invasão dos nazistas e dos comunistas, no final da década de 30, que reduziu a Polônia a pouco mais que nada, foi convidado a visitar, clandestinamente, o tristemente famoso Gueto de Varsóvia, onde foram aprisionados centenas de milhares de judeus.

A dor, a maldade, a crueldade, o sofrimento, o horror que Jan Karski viu diretamente, e testemunhou com imensa surpresa, nunca mais o abandonaram. 

Passou dezenas de anos sem poder dormir.  Karski visitou vários países e autoridades, como Roosevelt, o presidente americano, mas ninguém acreditou. 

Ou, como disse Karski, mais de uma vez: "Ninguém quis acreditar. Não interessava a ninguém acreditar".

Mas Jan Karski sabia.  Ele sabia, por ser testemunha direta, até onde poderia chegar o horror.

O filósofo Olavo de Carvalho, no alto de seu site, escreveu: "Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer." 

Claro, o filósofo trata do conhecimento que apenas a consciência acessa, a Verdade. O caminho trilhado por Sócrates.
Mas a verdade do horror do Gueto, acessada por Jan Karski, embora tivesse sido testemunhada por milhões, que sofreram no Holocausto, dependia do depoimento do polonês que acabou não senso ouvido ou desacreditado.

Karski havia entrado e saído do Gueto com o conhecimento que somente ele poderia ter acessado. 

Mas ninguém o ouviu.

Karski foi um verdadeiro herói de seu povo.

SOBRE A VENEZUELA E LULA:

(DO BLOG DE REINALDO AZEVEDO)


“A Venezuela é hoje um dos países mais violentos do mundo, obra inequívoca do “Socialismo do Século 21” de Chávez — e, agora, de Maduro. Atenção! Houve no ano passado 21.692 assassinatos no país, segundo o Observatório Venezuelano da Violência.

“O país tem 29 milhões de habitantes. Isso significa, meus caros, uma taxa de 75 homicídios por 100 mil. Só para que vocês comparem: a do Brasil, que já é uma carnificina, é de 26 por 100 mil. Mata-se três vezes mais no paraíso chavista.

“Em Caracas, a taxa é superior a 100 — para comparação: em São Paulo, é de 11 por 100 mil!!! Maduro já sabe como responder ao problema: dará fim às telenovelas!

“Mas os venezuelanos não sabem de nada.

“Quem realmente sabe o que se passa por lá é este homem:




CADA POVO TEM O HERÓI QUE MERECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário