Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de maio de 2013

EMPRESÁRIO MATA CASAL A TIROS. TRAGÉDIA EM SANTANA DE PARNAÍBA: A MORTE ESPREITA DO ANDAR DE BAIXO. Fábio Rubim e sua mulher Miriam Baida ouviam música, no décimo segundo andar, quando o apartamento foi invadido por Vicente D´Aléssio, morador do décimo primeiro andar e silenciados para sempre. Após o crime, D´Aléssio recarregou o revólver de seis balas e atirou contra a própria têmpora, dentro do elevador. (VIDEOS)


O antropólogo Edgar Morin escreveu, certa vez, que a espécie humana deveria ser conhecida não por “Homo Sapiens”, mas por “Homo Sapiens Demens”. “Demens” de demente, louco, objetivando assinalar que o ser humano é capaz de fazer coisas malucas, inusitadas, inesperadas que impactam a cultura, e a sua própria vida.

Há algo mais aparentemente sem sentido que pular do alto de uma ponte com um elástico amarrado nos tornozelos? Pois muita gente se diverte com isso. Povos antigos faziam disso um teste de coragem. Os modernos fazem disso diversão.

Há algo mais aparentemente sem sentido que, repentinamente, por alguma razão ainda inexplicável, sacar de um revólver de uma gaveta e matar duas pessoas a tiros, deixando uma criança de pouco mais de um ano sem pai e nem mãe?

FABIO E MIRIAM

Li muitos comentários em sites e blogs condenando a atitude de Vicente, como se barulhos insistentes não irritassem. Barulhos podem irritar, e muito. Podem ser, até, usados como método de tortura.

Mas não creio que tenha sido o caso no condomínio. Confusões e desentendimentos sempre ocorrem entre vizinhos. Não imagino que as vítimas, no caso, sejam culpadas de algo.  

Mas essa tamanha irritabilidade não parecia ser parte do perfil de Vicente D´Aléssio, segundo os relatos. Portanto, embora tenha matado duas pessoas, não se pode deixar de lado a hipótese de que algo muito estranho aconteceu dentro dele.


VICENTE
Noticiaram que ele tinha uma síndrome (Guillain-Barré), uma doença que ataca o sistema auto-imune. Ele já havia sido internado por causa disso por cinco meses, e tomava medicamentos, alguns à base de morfina.

A polícia quer saber agora se ele pode ter tido algum tipo de surto de alucinação. 

Em todo caso, o empresário, apesar do ato de loucura, teve consciência do horror que produziu, caso contrário não teria metido uma bala na cabeça. Li alguns comentários sobre que teria sido premeditação.

Não concordo. Foi um ato destemperado, sem razão, louco mesmo. Um momento de descontrole absurdo e absoluto, o mínimo necessário para a produção do Mal.

Num momento estamos vivos, no outro a Morte pode nos pegar. O ser humano, por mais  precavido e metódico que seja, nunca poderá escapar da Sorte, ou do Azar. Um sujeito aparentemente calmo, tranqüilo, equilibrado, um segundo após se transforma na figura da própria Morte.

“Agora é por sua conta, amor”, disse Vicente D´Aléssio, 62 anos, à sua mulher Evani Ferreira da Silva, quando voltou do apartamento do casal morto.

Recarregou a arma e entrou no elevador, para nunca mais voltar. Um tiro, foi tudo o que Evani ouviu.

Só as paredes do elevador testemunharam as últimas palavras de Vicente. A dentista Miriam faria 38 anos no dia seguinte à sua morte, e ambos mudariam do condomínio dentro de um mês.

O ser humano pode fazer coisas muito loucas, e a vida muito estranha e inexplicável.  


(Do Terra)

O empresário Vicente D'Alessio Neto, 62 anos - que matou um casal de vizinhos e cometeu suicídio na noite de quinta-feira, em Santana de Parnaíba (SP), na Grande São Paulo -, era "tranquilo, trabalhador, honesto e cumpria com todos seus deveres", segundo a irmã dele, Marilu D'Alessio. Ela foi ao Instituto Médico Legal de Osasco (SP) na manhã desta sexta-feira para reconhecer o corpo do irmão, e tentava entender o que o motivou a cometer o crime. "Chega a um ponto em que a pessoa explode, né?", disse.

Por volta das 21h de ontem, Vicente se irritou com o casal que morava no andar superior ao dele em um condomínio de luxo da cidade. Segundo a Polícia Civil, o homem ficou impaciente com o barulho do apartamento de Fábio de Rezende Rubim, 40 anos, e Miriam Amstalden Baida, 38 anos. Ele pegou a arma que tinha em casa, um revólver calibre 38, subiu até a casa dos vizinhos e matou os dois a tiros em frente à filha deles, de 1 ano e meio, que não foi ferida.

Marilu afirmou que Vicente tinha uma doença degenerativa chamada Síndrome de Guillain Barré, que atinge os nervos e prejudica os movimentos. O empresário chegou a passar cerca de um ano internado para tratar sua condição.

A irmã contrariou a versão da polícia de que Vicente é quem reclamava do barulho feito pelo casal - segundo ela, Fábio e Miriam vinham fazendo reclamações sobre o barulho no apartamento do empresário. "Há cerca de um ano, o casal reclamava (de barulho), e a partir daí começou a picuinha. Eles moravam em cima, e o Vicente, embaixo, mas ele estava internado. O barulho não era de lá."

Mulher de empresário tentou chamar segurança

O comerciante Leonardo Brancaccio, primo da mulher de Vicente, Evani Ferreira da Silva, também foi ao IML para fazer o reconhecimento do corpo do empresário. Segundo ele, Evani tentou chamar o segurança do prédio quando o marido saiu armado dizendo que resolveria a discussão com os vizinhos. "A mulher do Vicente tentou impedir, interfonou para o segurança do condomínio para tentar impedi-lo - mesmo porque ele estava com uma arma na mão", disse Leonardo.

Segundo ele, o empresário continuava em tratamento para reverter os efeitos da doença. Vicente "lutava para viver, fazia fisioterapia regularmente. Quer dizer, queria se recuperar", disse o primo de Evani. "O Vicente era uma pessoa tranquila", afirmou.

Leonardo se emocionou ao dizer que queria ter conversado com os familiares de Fábio e Miriam, mas que não conseguiu. "Eu gostaria de falar com eles, mas fazer o quê? Não tem o que falar", disse, chorando. "Nada justifica você tirar a vida. Nós estamos consternados, e a família (do casal) também."




VEJA ABAIXO A MULHER DE VICENTE FALANDO AO FANTÁSTICO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário