Pesquisar este blog

segunda-feira, 24 de junho de 2013

PROTESTOS. CONSTITUINTE PARA REFORMA POLÍTICA. “Dilma está usando um palito de fósforo aceso para ver se há gasolina dentro do tanque de combustível” (Frase de um ministro do STF) (Com vídeo)



A afirmação da presidente Dilma Rousseff de que fará um plebiscito para uma Constituinte exclusiva para a reforma política foi recebida com forte desconfiança por ministros do STF.

Sobre o assunto, o novo ministro do STF, Luís Roberto Barroso, disse há alguns dias, que seria inconstitucional, pois a Constituição permite uma série de mudanças, por meio de leis ordinárias.

Leia os textos do Coronel e de Reinaldo Azevedo, a seguir.   

EXTRAÍDO DO BLOG DO CORONEL/COTURNO NOTURNO

Constituinte golpista, segundo o STF. 

Em conversas com interlocutores, pelo menos quatro ministros do STF fizeram duras críticas à possibilidade de se convocar uma Constituinte exclusiva para a reforma política. Taxado como um movimento inconstitucional, a posição corrente era de que há outras formas de se promover a reforma e que as mudanças na Constituição devem ser feitas, somente, através de emendas.

Um dos ministros chegou a dizer que Dilma Rousseff a propor a Constituinte estaria “usando um palito de fósforo acesso para ver se há gasolina dentro do tanque de combustível”.

A propósito, Marco Aurélio Mello também acredita que as mudanças devam ser feitas através das emendas constitucionais. Porém, fez elogios à Dilma. Diz Mello: - Não precisamos de Constituinte, as mudanças devem vir através de PECs. Temos uma série de instrumentos muito mais ao alcance para chegarmos a dias melhores. Mas, aplaudo a presidente. Ela está escancarando o problema, mostrando a seriedade da quadra que estamos vivenciando e dizendo que o Congresso precisa tomar providência. (Radar Online)(Do blog do Coronel/Coturno Noturno) 


EXTRAÍDO DO BLOG DE REINALDO AZEVEDO
24/06/2013

às 19:03

Novo ministro do Supremo diz em entrevista por que Constituinte exclusiva para reforma política é inconstitucional.

Luís Roberto Barroso, novo ministro do Supremo, e eu não pertencemos, para usar metáfora empregada por uma amiga jornalista, à mesma enfermaria. Ele está, em muitos aspectos, à esquerda deste escriba. Em matéria, no entanto, de “Constituinte ad hoc”, pensamos a mesmíssima coisa. Vejam uma entrevista recente concedida por ele ao site Migalhas, especializado em temas jurídicos.

Também ele — e escrevi isso no post anterior — lembra que se pode fazer quase tudo o que se quer em matéria de reforma política por legislação ordinária. Não há óbice constitucional nenhum! Nas suas palavras: “Se quiser fazer voto distrital misto, não há impedimento na Constituição; se quiser fazer só voto distrital — portanto, majoritário puro, não há impedimento na Constituição —; se quiser instituir um sistema de fidelidade partidária, não há impedimento na Constituição (…). Eu não vi nenhuma ideia posta no debate político que não possa ser feita, concretizada com a Constituição que nós temos ou, no máximo, com uma emenda à Constituição”.

Conforme eu queria demonstrar.

(Por Reinaldo Azevedo)

VÍDEO DO MINISTRO BARROSO 





Nenhum comentário:

Postar um comentário