Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de julho de 2013

APÓS UM ANO DE CASTIGO INJUSTO, TIA DILMA DIZ QUE PARAGUAI JÁ PODE VOLTAR PARA O MERCOSUL! Ela não é presidente da entidade e ainda ajudou o Uruguai e a Argentina a afastarem o Paraguai para colocarem, em seu lugar, a ditadura venezuelana, conforme os planos do Foro de São Paulo. E se o Paraguai voltar, a Venezuela sairá do grupo?



Não sei o que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, fará, mas acho que ele deveria manter a mesma posição do Parlamento Paraguaio e dar uma banana por o MERCOSUL. O Paraguai teria muito mais a ganhar se entrasse no bloco do Pacífico, o mesmo de que fazem parte o México, Colômbia e Chile. É um bloco que acredita no livre comércio e já cresceu muito mais que o nati-morto MERCOSUL.

Há algumas semana, Cartes rejeitou a oferta de o Paraguai ser reintegrado ao grupo do qual está afastado há cerca de um ano. A proposta foi feita na semana passada, quando os presidentes do bloco assinaram, na XLV Reunião de Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Montevidéu, uma resolução pelo fim da suspensão do Paraguai. No momento da assinatura do documento, a Venezuela já estava sob a presidência pro tempore (presidência temporária) do grupo regional.

O afastamento do Paraguai do MERCOSUL foi um absurdo, uma barbaridade, sob qualquer ângulo, pois queda do então presidente Fernando Lugo, chavista e amigo de Lul, Dilma e outros bolivarianos, foi dentro da Lei, conforme a Constituição Paraguaia, uma vez que Lugo estava traindo o País e fomentando a luta dos sem-terra que estavam cometendo barbaridades. Lugo era aquele bispo que tinha diversos filhos espalhados pelo Paraguai.

É bom lembrar que Hugo Chávez, vivo à ocasião, mandou Maduro ao Paraguai,  junto com militares de alta-patente da Venezuela, para tentarem sublevar os militares paraguaios contra a Constituição e darem um golpe e repor Lugo no poder.  Lugo sempre foi apoiado pelo Foro de São Paulo. Os venezuelanos foram expulsos do Paraguai.  

O Paraguai sempre foi contra a entrada da Venezuela no bloco porque este país tem todas as características de uma ditadura, apenas na tem penas. Como ditaduras não tem penas, então é uma ditadura!

Para colocarem a Venezuela no bloco, os presidentes do Brasil, Uruguai, Argentina e outros ligados ao grupo bolivariano (grupo nem um pouco chegado à democracia) aproveitou a chance e afastou o Paraguai, deixando-o de castigo.

A presidência temporária é rotativa entre os sócios do grupo, com substituição acontecendo a cada seis meses. A sequência, desde a fundação do bloco, em 1991, é por ordem alfabética, mas a suspensão do Paraguai alterou a rotina.

Os paraguaios deveriam assumir a presidência temporária do Mercosul em dezembro, depois do Brasil. Sem o Paraguai, o comando saltou para o Uruguai, chegando agora a vez da Venezuela, pelo critério de ordem alfabética.

O dia 15 de agosto, data proposta por Nicolas Maduro para retorno do Paraguai ao Mercosul, é justamente o dia da posse do novo presidente Horacio Cartes em Assunção. O Paraguai foi suspenso do Mercosul no ano passado, em reflexo ao processo de impeachment de Fernando Lugo da presidência do País.

No entender dos demais membros do bloco, o processo de destituição violou o direito de defesa de Lugo e teria rompido com a ordem democrática. O impeachment ocorreu no final de junho do ano passado, o que é uma balela, pois os paraguais apenas cumpriram a Constituição. Foi o Mercocul que deu um golpe no Paraguai, impondo a Venezuela no grupo. E agora, se o Paraguai voltar, a Venezuela sai do grupo?

Esse pessoal do Foro de São Paulo não tem jeito, é golpista desde sempre.

Desde a época em que Lugo estava na presidência, no entanto, o Senado paraguaio vinha se recusando a aprovar a adesão da Venezuela ao Mercosul. A Venezuela acabou ingressando no grupo em julho do ano passado, no tapetão, durante a cúpula na cidade argentina de Mendoza. Ou seja, a entrada do país só foi possível graças à suspensão do Paraguai. Desde 2006 os venezuelanos tentavam ingressar no MERCOSUL, mas o estatuto do MERCOSUL não aceitam regimes com características ditatoriais.

Agora leio na imprensa que Dilma confirma retorno do Paraguai ao MERCOSUL, com aquela arrogância de quem pode dispor do destino dos outros!

PARAGUAI ESTÁ BEM SEM MERCOSUL, CRESCERÁ CINCO VEZES MAIS QUE O BRASIL, DIZ CEPAL

A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas (ONU), prevê que a economia da região deve crescer 3% este ano, abaixo da projeção de  3,5% feita em abril.

A revisão do número se deve em parte ao menor dinamismo do crescimento econômico apresentado por Brasil e México. Além disso, segundo a entidade, vários países que vinham crescendo a taxas elevadas, como Chile, Panamá e Peru, mostraram desaceleração da atividade econômica nos últimos meses.

Para o Brasil, a Cepal estima avanço de 2,5% em 2013, inferior aos 3% previstos em abril. No caso do México, a projeção de expansão é de 2,8%, ante 3,5% em abril.

Para a Cepal, o Paraguai deve registrar o maior crescimento na região este ano, com expansão de 12,5%, seguido por Panamá (7,5%), Peru (5,9%), Bolívia (5,5%), Nicarágua (5%) e Chile (4,6%). A Argentina deverá crescer 3,5%.

De acordo com a instituição, a América Central registrará alta de 4%, enquanto a América do Sul vai crescer 3,1%. O Caribe deve manter a tendência de leve aumento verificada em anos anteriores e avançar 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário